-
Gabarito ERRADO
O CPC 03 que traz as normas relativa à Demonstração do fluxo de Caixa, estabelece que:
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um INSIGNIFICANTE risco de mudança de valor
Portanto, os equivalentes caixa não estão sujeitos ao alto risco de
alteração de valor
bons estudos
-
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta
liquidez, que são mantidas com a finalidade de atender a compromissos
de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins. Para
reconhecer um investimento como um equivalente de caixa é necessário
atender cumulativamente três requisitos:
- ser de curto prazo (até 90
dias)
- ser de alta liquidez
- apresentar insignificante risco de mudança
de valor
Fonte: http://www.contabilvisao.com.br/?intSecao=145&intConteudo=699.
-
o DISPONIBILIDADES:
§ São elementos que representam dinheiro ou nele possam ser convertidos de forma imediata, como a conta caixa, bancos conta movimento.
§ Exemplos de disponibilidades:
· - Caixa.
· - Contas bancárias
· - Numerários em trânsito, enquanto estiverem em trânsito.
· - Aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
§ OBSERVAÇÕES:
· Contas bancárias da empresa quando o banco está em liquidação: não entram, devem ser reclassificadas para contas a receber.
· Observação: as instituições financeiras não estão sujeitas ao processo de falência. Então, o seu processo de falência é distinto sendo que uma das fases é chamada de liquidação.
· Depósitos vinculados a operações de curto prazo: também não entram, já que não estão prontamente disponíveis para serem sacados pela empresa.
-
Equivalentes de Caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
Assim, incorreta a afirmativa.
-
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de:
curto prazo
alta liquidez
prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa
sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor
-
Gab. Errado
São denominados equivalentes de caixa os investimentos conversíveis em moeda e que apresentam alto risco de alteração de valor, sendo necessária a exposição, no relatório de administração, dos critérios adotados para identificar as aplicações em equivalente de caixa.
--> Apresentam insignificante risco de mudança de valor.
DEUS É FIEL!
-
GAB- E
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
- Prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa. Ademais, deve divulgar os critérios adotados para identificar as aplicações em equivalentes caixa em notas explicativas.
(CESPE/DPU/2016) São denominados equivalentes de caixa os investimentos conversíveis em moeda e que apresentam alto risco ( BAIXO RISCO) de alteração de valor, sendo necessária a exposição, no relatório de administração, dos critérios adotados para identificar as aplicações em equivalente de caixa. (ERRADO)
(CESPE/MPE-CE/2020) São denominados equivalentes-caixa os investimentos imediatamente conversíveis em moeda e que apresentam baixo risco de alteração de valor. Quanto a isso, a entidade deve expor em notas explicativas os critérios adotados para identificar as aplicações em equivalentes-caixa.(CERTO)
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
A questão apresenta dois erros.
Os equivalentes de caixa representam os investimentos conversíveis em moeda e que apresentam insignificante risco de alteração de valor.
Além disso, a companhia deve expor em notas explicativas (e não no relatório de administração) os critérios adotados para identificar as aplicações em equivalentes de caixa.
=-=-=-=
INDO MAIS FUNDO!!
Algumas definições descritas no CPC 03 (R2):
- Caixa: compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.
- Equivalentes de Caixa: são aplicações financeiras de curto prazo (3 meses ou menos), de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
- Fluxos de Caixa: são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.
- Atividades Operacionais: são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.
- Atividades de Investimento: são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
- Atividades de Financiamento: são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
ERRADO
EQUIVALENTES DE CAIXA :
- Curto prazo
- Alta liquidez
- Prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa
- Insignificante Risco de Mudança de Valor
- Exposto em Notas Explicativas
ex: conta bancária