-
Gabarito CERTO
De acordo com o CPC 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis
27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência
Dessa forma, a regra geral é o regime de competência (se aplica à DRE), a exceção é o regime de caixa, aplicável à DFC.
bons estudos
-
RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93 DE 29 DE DEZEMBRO DE 1993
Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10).
-
Apenas para complementação do ótimo comentário do Renato:
Tal princípio quer dizer que: numa venda de determinada mercadoria à prazo, por exemplo, deve ser lançada a sua respectiva receita, em registro contábi,l quando da entrega da mercadoria ao cliente e não quando esse último realizar o pagamento. Imagine a venda da mercadoria em Dezembro, a entrega efetiva feita em Janeiro e o pagamento feito em Fevereiro. Para o regime de competência, lança-se, em registro contábil, a receita no mês de Janeiro (quando foi entregue a mercadoria), independente de ter sido a venda feita em Dezembro e seu respectivo pagamento realizado em Fevereiro.
Uma outra observação a fazer é quanto à exceção da obrigatoriedade da aplicação do princípio da competência. Conforme Resolução n. 94 do Comitê Gestor do Simples Nacional, as micro e pequenas empresas podem se utilizar do regime de caixa. Senão, vejamos o teor da referida Resolução:
Art. 61. A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional deverá adotar para os registros e controle das operações e prestações por elas realizadas: (Lei complementar nº123 , de 2006, art. 26, §§ 2º e 4º).
I - Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira e bancária;
(...)
§3º A apresentação da escrituração contábil, em especial do Livro Diario e do Livro Razão, dispensa apresentação do Livro Caixa.
-
SEÇÃO VI
O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
-
QUESTÃO CERTA.
Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Observação: Exemplificando, se a remuneração de pessoal de uma empresa referente ao mês de dezembro de 2010 atrasar. O pagamento só vai ocorrer em janeiro de 2011. Quando será feito o registro na Contabilidade? Ora, o pagamento se referirá a que mês? Em que mês houve o fato gerador dessa despesa? Bem, em dezembro. Logo, dar-se-á o registro contábil ainda no mês de dezembro, independentemente do pagamento. O mesmo vale para as receitas.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10).
Observação: Assim, quando realizo a venda de uma mercadoria e procedo à sua entrega, devo reconhecer simultaneamente a receita de vendas e todas as despesas que correspondam a essa venda.
-
O item está correto. Na contabilidade, vige o chamado princípio da competência, que reconhece as receitas e despesas quando incorridas, independentemente de pagamento ou recebimento.
Ocorre que, conforme veremos, as receitas e despesas são contas que são lançadas na demonstração utilizada para se apurar o lucro ou prejuízo do exercício. Essa demonstração é a demonstração do resultado do exercício.
Comentários: Gabriel Rabelo e Luciano Rosa do Estratégia concursos.
-
Muita gnt pode pensar que se trata das partidas dobradas mas não!
-
Pra complementar:
"(...) As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é consequência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.
Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial"
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/regcompetencia.htm
-
Achei a questão meio estranha.
É lógico que o regime de competência pressupõe a simultaneidade das receitas e despesas correlatas, mas isso não é sua essência, isso me parece a essência das partidas dobradas...
-
Certo.
O regime de competência está diretamente relacionado com a confrontação da receita e a despesa no momento da sua ocorrência. Como vimos na aula, este regime será a base da elaboração da DRE
-
Gabarito CERTO
QUEEMMM SÃOOO ?? POLÍCIA FEDERAL !!!1
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
100 conto no mês pra essa porr@ e 90% das questões não ter comentário de professor;
De fato, Tec >>>>> Qc
-
Alguém saberia informar o porquê de a questão estar desatualizada?