SóProvas


ID
1808944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos princípios de contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Resolução CFC n.º 750/1993 e alterações conforme Resolução CFC n.º 1.282/2010, julgue o item seguinte.

Conforme os princípios da prudência e da oportunidade, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    Trata-se do princípio da competência e não da prudência e oportunidade.
  • Gabarito ERRADO

    Nos termos da Resolução 750 CFC

    Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas

    bons estudos

  • ERRADO, a questão refere-se ao PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA.

    Segunda a resolução 750/93: "ART. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único . O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas."

    ---------

    Q602978 Contabilidade Geral  Contabilidade - Noções Gerais,  Princípios de Contabilidade

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU  Prova: Contador

    A respeito dos princípios de contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Resolução CFC n.º 750/1993 e alterações conforme Resolução CFC n.º 1.282/2010, julgue o item seguinte. 
    O princípio da competência, que se refere à simultaneidade do reconhecimento de receitas e despesas correlatas, deve ser observado ao se elaborar a demonstração do resultado do exercício. GABARITO:CERTO

  • Competência apenas.
  • Conforme os princípio da oportunidade, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • Conforme o princípio da OPORTUNIDADE, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • GABARITO ERRADO.

     

    Donato Carvalho, equivocou-se pois é o princípio da COMPETÊNCIA, e não 

    da OPORTUNIDADE.

     

    RES. 750

    Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

     

    _____________________________

     

    Só um adendo, a questão está absurdamente ERRADA, pois atribui uma caracetrística

    de UM PRICÍPIO a DOIS, e em todos os princípios cada um tem sua própria características. 

     

    Destarte, ADO AAADO, CADA PRINCÍPIO NO SEU QUADRADO.

     

     

    ___________________________________

     

    O que queremos? Passar no concurso.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • reconhecidos nos períodos a que se referem = competência.

    -

    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos
    sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou
    pagamento.
     

    -

    FÉ! 

  • O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

     

     

     

    Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

     

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

  • SEÇÃO VII

     

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

     

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

     

     

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

  • QUESTÃO ERRADA. PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA DIZ: Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.  JÁ O PRICÍPIO DA PRUDÊNCIA REZA QUE: 

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 

     

  • ERRADO

    Trata-se do Princípio da Competência

    Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. 

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

     

    Fé em Deus!

  • A questão fala do princípio da Competência, portanto está ERRADA.

  • GABARITO ERRADO.

     

    Princípio da competência.
    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • Conforme o princípio da competência, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • princípio da prudência: Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    princípio da oportunidade: Art. 6º Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10).

    Este princípio está relacionado às características qualitativas da informação.

  • veio Conceito do PRINCIPIO DA COMPETENCIA.

  • GABARITO ERRADO

    O enunciado está tratando do princípio da competência.

  • Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas

    Princípio da competência funciona assim: ocorreu o fato gerador?? Então tudo deve ser contabilizado! Ainda que o dinheiro não tenha efetivamente entrado/saído.

  • Resumo dos princípios para ajudar a memorização

    Princípios da Contabilidade

    ENTIDADE: [Patrimônio = objeto da Contabilidade + autonomia patrimonial], diferenciação entre o Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes (independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.)

    ► CONTINUIDADE: pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro.

    ► OPORTUNIDADE: exibição dos componentes patrimoniais→ produzir informações íntegras e Tempestivas.

    REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: registros dos componentes patrimoniais (VALOR ORIGINAL DAS TRANSAÇÕES EM MOEDA NACIONAL).[Os componentes do patrimônio, desde ativos até o patrimônio líquido, devem ser registrados pelo valor original da obrigação ou do direito, e no caso, de transações com outros países, o registro é realizado na moeda do país em que a avaliação das variações do patrimônio serão realizados.

    COMPETÊNCIA: efeitos das transações e outros eventos [TENHAM RECONHECIMENTO NOS PERÍODOS QUE SE REFEREM](O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.)

    PRUDÊNCIA: determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais.

    FONTE: meu resumo!

  • ERRADO

    Tal acertiva se refere ao princípio da COMPETÊNCIA.

    O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    Competência >> FATO GERADOR.

    • Este é o regime ou principio da competência, a qual se reconhece uma receita ou despesa somente na fim do tempo estabelecido, independente de pagamento.
  • Conforme o princípio/regime de competência, os efeitos das transações e outros eventos devem ser reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • O item está incorreto, haja vista que versa sobre o regime e princípio da competência.

    Observação: Esta questão trata da Resolução 750/93, já revogada, mas sua essência serve para estudo.