SóProvas


ID
1808962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais e de resultado, julgue o item subsecutivo.

Um imóvel arrendado poderá ser reconhecido como ativo contábil pela empresa arrendatária caso a entidade passe a controlar os benefícios econômicos esperados desse bem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A questão alude ao arrendamento mercantil financeiro, o qual há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo. O título de propriedade pode ou não vir a ser transferido. (CPC 06)

    Nesse caso, ele poderá ser reconhecido no ativo, em virtude da previsão na Lei 6.404

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
    IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens

    bons estudos

  • Só para acrescentar ao excelente comentário do colega Renato: 

     

    CPC 06

     

     

    Arrendamento mercantil nas demonstrações contábeis do arrendatário

     

    Arrendamento mercantil financeiro

     

     

    Reconhecimento inicial

    20. No começo do prazo de arrendamento mercantil, os arrendatários devem reconhecer, em contas específicas, os arrendamentos mercantis financeiros como ativos e passivos nos seus balanços por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil, cada um determinado no  início do arrendamento mercantil. A taxa de desconto a ser utilizada no cálculo do valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil deve ser a taxa de juros implícita no arrendamento mercantil, se for praticável determinar essa taxa; se não for, deve ser usada a taxa incremental de financiamento do arrendatário. Quaisquer custos diretos iniciais do arrendatário devem ser adicionados à quantia reconhecida como ativo.

    Logo, ficará assim no AMF para o Arrendatário:

     

                                                                      BALANÇO PATRIMONIAL (Arrendatária)

     

    ATIVO                                                                                                PASSIVO

     Bem arrendado  xxxxx (VPres. ou VJusto , o menor)                       AMF a pagar

                                                                                                        Encargos Financeiros a transcorrer (retificadora)

     

     

     

  • Pff... Não seria obrigatório(deve) ao invés de facultativo(pode)?? 

  • ·         O leasing, basicamente, pode ser de dois tipos: operacional e financeiro. A diferença entre um e outro reside principalmente no seguinte critério: o leasing transfere ou não os riscos e benefícios inerentes à propriedade.

     

    ·         Se transferir, será classificado como leasing financeiro. Se não, como leasing operacional. E como saberemos se há ou não transferência dos riscos e benefícios? O tema está prescrito no CPC 06, que dispõe sobre o arrendamento mercantil.

     

    Para se caracterizar um arrendamento financeiro, basicamente cinco características podem aparecer:

     

    o    1) Transfere-se a propriedade ao final do contrato. Isto é, é esperado que o arrendatário adquira a propriedade ao final.

     

    o    2) Valor residual mais baixo que o valor justo. Isto é, o valor a pagar no final é menor do que o valor justo (valor de mercado).

     

    o    3) O prazo do arrendamento refere-se à maior parte da vida útil do ativo. Os pagamentos se darão pela maior parte da vida útil de um ativo.

     

    o    4) O valor presente dos pagamentos totaliza substancialmente o todo o valor justo do ativo. Ou seja, o valor presente (valor que você pagaria hoje pelo ativo) é equivalente a maior parte do valor de mercado do ativo.

     

    o    5) O ativo arrendado é de tal forma especializado, que apenas o arrendatário pode usá-lo sem grandes modificações.

     

     

  • Gabarito: CERTO

     

    O Arrendamento mercantil (leasing), basicamente, pode ser de dois tipos: operacional e financeiro. A diferença entre um e outro reside principalmente no seguinte critério: o leasing transfere ou não os riscos e benefícios inerentes à propriedade.

     

    Se transferir, será classificado como leasing financeiro. Se não, como leasing operacional. O tema está prescrito no CPC 06, que dispõe sobre o arrendamento mercantil.

     

    BIZÚ:

     

    trasFere --> Financeiro

  • De acordo com o CPC 00, ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.


    Percebemos que o controle, e não a propriedade jurídica, é determinante para a definição do ativo. Assim, o arrendamento financeiro, no qual os bens pertencem ao arrendador, mas ficam sob controle do arrendatário, devem ser contabilizados como ativo.

     

    CERTO

     

    Fonte: Estratégia Concursos - Professor Gabriel Rabelo.

  • Respondendo ao comentário do colega Augusto Lucena, acredito que a questão utilizou o verbo 'poderá' pois existem outros critérios a serem cumpridos para que possa ser reconhecido como ativo. De forma que, se não cumpridos, não poderá ser reconhecido.

  • Desde de 2019, os arrendatários devem contabilizar no ativo todos os contratos de arrendamento que transfiram o direito de usar um ativo por um período de tempo em troca de contraprestação (com a exceção dos contratos de curto prazo ou de pequeno valor, que podem ou não ser contabilizados no ativo).

    Estratégia Concursos

  • Gabarito Certo

    Para um item ser reconhecido como ativo, a entidade deverá deter o controle daquele bem, independente de deter a propriedade.

  • Outra:

    - Os bens que sejam objeto de arrendamento financeiro integram o imobilizado da empresa arrendadora.

    ERRADO.

    Arrendatária: "usuária do bem"

    Arrendadora: "responsável pelo leasing"

  • Três termos são fundamentais para que um item seja considerado como ATIVO: 

    Gerar benefício econômico futuro;

    Ser controlado pela entidade;

    Ser resultante de um evento ocorrido no passado.

    PORTANTO: GABARITO CORRETO.

  • A partir de 2019, os arrendatários devem contabilizar no ativo todos os contratos de arrendamento que transfiram o direito de usar um ativo por um período de tempo em troca de contraprestação (com a exceção dos contratos de curto prazo ou de pequeno valor, que podem ou não ser contabilizados no ativo)

  • PQ EU LI ARROMBADO SE NÃO ESTOU ESTUDANDO DIREITO PENAL?

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PF e PCDF e tem dificuldade em contabilidade.

    Como tinha muita dificuldade em contabilidade procurei outra forma de revisão além das questões e uma delas que encontrei e está me ajudando demais foi o uso de mapas mentais, não só para leitura, mas também fazendo a técnica de Feynman, que pra quem não conheci consiste basicamente em reproduzir o conteúdo estudado em uma folha em branco sem utilizar a consulta do material, assim oque você não consegue lembrar você reforça com a revisão e acaba fixando ainda mais oque já aprendeu. Usei os mapas mentais do professor Felipeto e são sensacionais, totalmente sistematizados e de uma forma clara e objetiva. Vou deixar o link dos mapas mentais aqui abaixo pra quem tiver interesse.

    Link: https://go.hotmart.com/H52601498S

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • CERTO. Resumido:

    Quem CONTROLA o ativo é quem RECONHECE, independente de ser proprietário ou não.

    Essência sobre a forma.

  • Minha contribuição.

    Segundo o conceito de ativo disposto na Estrutura Conceitual,

    ATIVO é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

    Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.

    Conforme estudamos, essa definição possui três termos que são fundamentais para que um item seja considerado como ativo: gerar benefício econômico futuro, ser controlado pela entidade e ser resultante de um evento ocorrido no passado. Portanto, algo só pode ser considerado ativo quando cumprir as três condições em conjunto.

    Gabarito: Certo

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!