SóProvas


ID
1808971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às teorias do patrimônio líquido, julgue o item a seguir.

A teoria do proprietário é representada pela equação que descreve o patrimônio líquido como resultado da diferença entre ativo e passivo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo

    Paton e Littleton caracterizam bem essa teoria quando afirmam que: “A ênfase no ponto de vista da entidade... requer o tratamento dos ganhos e lucros de negócio como lucro da entidade em si até que a transferência para os participantes individuais tenha sido feita por uma declaração de dividendos” (citado por Iudícibus – Teoria da Contabilidade, 2000). 

    A Teoria do Proprietário (Teoria da Contabilidade, Iudícibus, 2000) dá um enfoque diferenciado da Teoria da Entidade, anteriormente citada, quando define que o patrimônio líquido é dado pela diferença entre o ativo e o passivo exigível e que o valor oriundo dessa expressão algébrica (ativo – passivo exigível) é de propriedade dos donos da entidade, ou seja, o proprietário é o centro de atenção da Contabilidade.

  • Teoria do Proprietário 
    Aplica-se principalmente nas empresas de menor vulto em que há um quotista absolutamente predominante (teoria do controle predominante). Nesse caso, o Patrimônio  Líquido  que  resulta  da  diferença  entre    ativo    e    passivo,  pertence ao proprietário. 

  • Gab. CERTO

    A teoria da entidade considera a organização como um ser uno e separado. Ou seja, seus sócios e fundadores nada tem a ver com a sua existência. Quando a empresa gera lucro, ela transfere o percentual correspondente aos sócios, por exemplo. Assim fica claro que ela é um ''ser'' individualizado, diferentemente da teoria do proprietário.

    Teoria do Proprietário define que o patrimônio líquido é dado pela diferença entre o ativo e o passivo exigível e que o valor resultante é de propriedade dos donos da entidade, ou seja, o proprietário é o centro de atenção da Contabilidade.

    DEUS É FIEL!

  • Gabarito: CORRETO

    De acordo com essa teoria, o proprietário ocupa a posição de principal interesse na companhia. É sinônimo da equação básica da contabilidade.

     

    As aplicações (ativos) menos as origens (passivos) geram a riqueza, situação líquida ou propriedade da entidade. (Patrimônio líquido)

     

    A equação básica é: Ativo (A) - Passivo (P) = Patrimônio Líquido (PL)

    Fonte: TECCONCURSOS

  • a questão parece ser tão fácil que a gente responde com medo de errar kk
  • pão pão, queijo queijo

  • Quanto ao aspecto das contas, elas se dividem em três teorias:

    Teoria Patrimonialista

    1. Contas patrimoniais: ativo, passivo e PL
    2. Contas de resultado: receita e despesa

    Teoria Personalistica

    1. Contas do proprietário - são as contas de SL, receitas e despesas
    2. Contas dos agentes consignatários - são as contas que representam os bens (no ativo)
    3. Contas dos correspondentes ou "agentes" correspondentes - são as contas que representam direitos (no ativo) e obrigações (no passivo exigível)

    Teoria Materialista

    1. Contas integrais (ativo e passivo exigível)
    2. Contas diferenciais (SL, receitas e despesas)

    Quanto ao foco da contabilidade, temos duas: entidade e proprietário:

     Teoria da entidade

    • O foco é a entidade em si
    • Os resultados do período são da empresa e não dos proprietários

    Teoria do proprietário

    • Foco são os donos do negocio
    • Resultado pertence ao proprietário

     

    A questão diz:

    A teoria do proprietário é representada pela equação que descreve o patrimônio líquido como resultado da diferença entre ativo e passivo.

    Logo, temos:

    PL = Ativo - Passivo

  • Para CESPE passivo = passivo exigível, quando ela está se referindo a equação patrimonial.

  • Como leciona Eugenio Montoto (p. 1748):

    "Existem diversas teorias que definem o Patrimônio Líquido. Destacamos duas: a do proprietário e a da Entidade.

    Na teoria do proprietário, os Ativos pertencem a ele, assim como as obrigações. O Patrimônio Líquido é a riqueza líquida desse proprietário, calculado como a diferença entre o total do Ativo e o total das obrigações. Essa é uma realidade nas empresas de pequeno porte ou familiares.

    Na teoria da Entidade, base da Contabilidade internacional, existe a nítida separação entre a propriedade da empresa e a propriedade particular de seus sócios. Tal separação é a espinha dorsal das sociedades anônimas, uma vez que a propriedade nada tem a ver com a gestão; além disso, os proprietários têm suas personalidades absolutamente desvinculadas da personalidade jurídica da empresa (Entidade)".

    Fonte: Contabilidade Geral Esquematizado