SóProvas


ID
1809052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação aos papéis de trabalho, tipos de auditoria no setor público e eventos subsequentes, julgue o item que se segue.

Eventos como cancelamento de restos a pagar ou outros que afetem a posição financeira da entidade auditada devem ser considerados no relatório do auditor, mesmo que ocorram no início do exercício seguinte ao de referência para a auditoria.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o motivo da questão estar correta. Por exemplo, nos institutos jurídicos que regem o TCE-SC por exemplo, é afimrado que "somente deve compor o relatório de auditoria os indícios de irregularidades devidamente apurados, com evidências fáticas, responsáveis identificados e com vinculação ao escopo da auditoria.". Visto que, cancelamento de restos a pagar, se efetuados dentro dos limites da lei, não teriam releância no relatório de auditoria...

  • Todo o evento subsequente e relevante deve ser levado em consideração pela auditoria, mesmo que fora do exercício em análise. E se for após o encerramento dos trabalhos deve ser feito um segundo relotório/parecer. Chamando de Relatório/parecer dupla - data. 

  • Jose´Pardim, acompanhei seu raciocínio, porém a questã detalha "restos a pagar ou outros que afetem a posição financeira da entidade auditada". Neste caso deve ser considerada a informação no relatório, ainda que em exercício seguinte, o que torna a questão correta.

     

  • Certo.

     

    Comentário:

    [...]

    Na ocorrência de eventos ou transações subsequentes ao período examinado que, pela sua relevância, possam influir substancialmente na
    posição financeira e patrimonial da unidade ou entidade examinada, é indispensável que esses fatos sejam considerados em seu Certificado.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Gab: Certo 

    Eventos como cancelamento de restos a pagar ou outros que afetem a posição financeira da entidade auditada devem ser considerados no relatório do auditor, mesmo que ocorram no início do exercício seguinte ao de referência para a auditoria.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre auditoria governamental.

    Chamamos de "eventos subsequentes" os fatos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor.

    Assim, se após a publicação das demonstrações contábeis, houve o cancelamento de restos a pagar, e isso afetou a posição financeira da entidade auditada, o auditor deve levar este evento subsequente no seu relatório.

    Deve ser assim para que tudo o que afetou a posição da entidade esteja refletida no relatório do auditor, de forma que os usuários dos relatórios entendam quais os impactos que os eventos causaram na entidade e, assim, possam refletir melhor sobre a situação financeira do auditado.


    Gabarito do Professor: CERTO.