-
A priori o serviço público não visa gerar receita...
-
Fundamentando de forma consistente (PALUDO, 2013, p.307) =
Gestão Pública Empreendedora
Na iniciativa privada o termo empreendedor remonta ao século XVIII, e é tido como uma pessoa que vê oportunidades; que inicia ou provoca mudanças: “um inovador que impulsiona o desenvolvimento econômico por meio da reforma ou revolução do padrão de produção” (Schumpeter apud Alessandra Costa et al., 2008). Para Fernando Dolabela (2005), empreendedor “é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.
Do ponto de vista econômico-privado os empreendedores são fundamentais, visto que as “oportunidades” que identificam são, em regra, vinculadas a investimentos que proporcionam algum tipo de retorno econômico-financeiro mais rentável do que os investimentos ou ganhos atuais.
-
De modo a gerar maior satisfação do cidadão/usuário.
-
Não se fundamenta no aumento de produtividade e sim na excelência em seus serviços. Busca resultados sim, mas o lucro não é seu objetivo central
-
A gestão pública empreendedora fundamenta-se no aumento da produtividade e do rendimento das empresas públicas, de modo a gerar maior satizfação dos clientes.
-
No meu livro, Adm. Geral e Publica - Augustinho Paludo, pg 203 . O autor diz que existe "uma série de principios no livro de Osborne e Gaebler (1994) que orietam os governos e gestores a agirem como empreendedores, dentre eles :
Governo empreendedor : gerando receitas ao invés de despesas - governos empreendedores criam novas fontes de recursos (taxas por serviços específicos, multas a infratores etc.) e economizam recursos orçamentários para utilizá-los de maneira mais eficiente no ano seguinte.
Eu errei e pensando bem são "principios" e não fundamento como diz a questão. Obrigada, de nada :*
-
A finalidade administrativa é o bem comum, não é o lucro.
Questão errada.
-
Quem visa o lucro é a iniciativa privada. A administração pública visa o aumento da produtividade para satisfazer os anseios dos usuários/clientes/cidadãos.
-
De acordo com Paludo (Adm Pública, 4º edição, página 280 e 281):
"O governo empreendedor adota uma gestão moderna - coordenada, compartilhada, descentralizada -, aberta à participação e ao trabalho em equipe, em que a iniciativa e a proatividade são incentivadas com vistas à criação de valor para os usuários dos serviços e para a própria gestão pública.
Procura unir valores como orientação para missão e para os objetivos, com formas modernas de administrar focadas no cliente - cidadão e nos resultados, além de apregoar a motivação dos servidores mediante incentivos."
Resp.: ERRADA
Boa sorte!
-
"O primeiro conceito que deve ser entendido é o que realmente significa a palavra empreendedorismo. O empreendedor não pode ser confundido com empresário!
Desta forma, o empreendedorismo governamental não ocorre quando o governo cria e opera empresas públicas, quando vende produtos e serviços ao mercado.
Ele ocorre sempre quando os gestores públicos aproveitam os recursos disponíveis de novas e melhores formas, buscando a satisfação e o benefício dos cidadãos." Administração Pública - Profs. Rodrigo Rennó e Sérgio Mendes
-
Gestão pública empreendedora: resultados para o cidadão/cliente.
- Otimização de recursos.
- Transparência, equidade e controle.
- Melhoria de desempenho.
Cuidado para não confundir com governo empreendedor: gera receitas, recursos e reduz gastos. Desta forma, o X da questão esta no fundamenta-se, a gestão pública empreendedora fundamenta-se no resultado para o cliente/cidadão.
-
rendimentos = lucros
Lucro só diz respeito a empresa privada.
-
Cuidado com alguns comentários.
Embora o interesse da criação da empresa pública não seja relacionado ao lucro, nada impende que as mesmas obtenham lucro.
-
O modelo empreendedor preza pela realização de privatizações.
-
A utilização do conceito empreendedorismo na Adm. Publ. fundamenta-se no fato de que pessoas com perfil empreendedor podem tornar os governos mais eficientes, transparentes e eficazes. O empreendedorismo é visto como uma alternativa para melhorar o governo, visto que, é um fenômeno mundial a descrença do cidadão na capacidade adm dos governos em prestarem serviços públicos eficazes.
-
O objetivo do governo empreendedor não é gerar maiores receitas através de empresas públicas, mas sim através de impostos, bem como aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar produtividade para atender os anseios dos cidadãos.
-
Este tema está relacionado com uma visão mais moderna da administração pública no bojo das reformas gerenciais que ocorreram no mundo por volta da década de 1990. Não se trata de criar novas empresas e órgãos para atingir objetivos públicos, mas sim de criar novas formas de ação mais efetiva, eficaz e eficiente, assim como incentivos corretos para que a sociedade produza bens e serviços que atendam ao interesse coletivo.
Administração Geral e Pública Prof. Carlos Xavier
-
Preocupação em RESULTADOS e não RECURSOS.
-
Aumento na produtividade?! SIM, mas no quesito melhores resultados para o cliente-cidadão!
R: Errado
-
ERRADO
O governo empreendedor não busca o lucro !
"Governo empreendedor: gerando receitas ao invés de despesas – governos empreendedores criam novas fontes de recursos (taxas por serviços específicos, multas a infratores etc.) e economizam recursos orçamentários para utilizá-los de maneira mais eficiente no ano seguinte."
- Administração pública, Augustinho Paludo, 2013.
-
Não é a primeira questão do CESPE que relaciona governo empreendedor com a atuação das estatais. Parece ser uma tedência da banca
-
Espero que não tenha caído nessa maldosa questão. A gestão pública empreendedora fundamenta-se no aumento da produtividade e na criação de receitas? SIM. Contudo, dentro do paradigma do empreendedorismo governamental temos um Estado-regular e não um estado intervencionista que atua diretamente por meio de empresas públicas, por isso o enunciado está errado. A atuação na economia é excepcional, posto que o fundamento da gestão empreendedora é o governo como catalisador.
Gabarito: Errado
-
GOVERNO EMPREENDEDOR: Deve gerar receitas e não despesa
A busca de novas receitas deve ser incentivada para que o governo recupere sua capacidade de investir e de gerar mais receitas no futuro. Uma das ideias de Gaebler e Osborne é de que deve existir uma instituição de taxas para os serviços públicos.
Outra noção é a de que devemos considerar os gastos sob uma perspectiva de investimento, ou seja,
considerando o benefício futuro de cada despesa.
RODRIGO RENNÓ. ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
O empreendedorismo governamental pode ser entendido como a capacidade que o gestor público possui para aproveitar oportunidades, desenvolver e realizar visões, capacidade de criação ou penetração em novos mercados. O gestor público está pronto para assumir riscos e ter o controle calculado.
A gestão pública empreendedora se apresenta como uma forma de melhorar os governos. Nessa gestão empreendedora existe a gestão aberta a participação em equipe, iniciativas de pró-atividade, com vistas a criação de valor para os usuários dos serviços públicos e a própria gestão.
A questão afirma erroneamente que essa gestão pública empreendedora fundamenta-se em aumento da produtividade e rendimento das empresas públicas.
A gestão pública empreendedora busca a excelência dos serviços públicos e resultados.
De fato, um gestor público empreendedor criam novas fontes de recursos e economizam recursos orçamentários para utilizá-los com maior eficiência.
Gabarito: Errado
-
-
Empreendedorismo governamental é fazer, executar, inovar, pôr pra frente, implementar mudanças e não fazer produto, vender serviço, gerar rendimento para empresas públicas.
CESPE sempre usa a ideia de empreendedor = vender pra enganar o povo.
-
Empreendedorismo governamental é fazer, executar, inovar, pôr pra frente, implementar mudanças e não fazer produto, vender serviço, gerar rendimento para empresas públicas.
CESPE sempre usa a ideia de empreendedor = vender pra enganar o povo.
-
❌Errada
Existem diferenças e convergências entre a gestão pública e a privada.
Sobre as organizações públicas:
-Foco no CIDADÃO.
-Só podem fazer o que a lei determina.
-Devem tratar todos de forma igual.
-Cliente paga pelos serviços por IMPOSTOS mesmo sem usar.
-Seguem os princípios da Legalidade, eficiência, moralidade, publicidade e impessoalidade.
-Não buscam LUCRO.
-Têm o objetivo de proporcionar o bem-estar à coletividade.
Fonte: Tive como base as aulas do Prof: Rafael Barbosa.
BONS ESTUDOS E CONTINUE NO TREINO!! RESISTAA!!!✍
-
Empresa pública desenvolvedora de atividade econômica gera resultados econômicos . Não falou que era empresa pública prestadoras de serviços públicos ué
-
O Estado não visa o lucro