-
A alternativa "C" não ocorreu sob a administração de Marquês de Pombal, e sim com a vinda da família real portuguesa para o brasil.
-
Na obra de Boris Fausto-História do Brasil página 71 subtítulo, A Administração Pombalina, há uma passagem que diz que a coroa procurou tornar a corte menos dependente das importações de produtos industrializados insentivando a instalção de manufaturados em portugal e "mesmo no Brasil". Dá a entende, que mesmo mínima, mas houve insentivo de instalação de manufaturados na colônia. O que me dizem?
-
Gabarito letra c. Vide http://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/periodo_pombalino.htm
-
Questão passivel de anulação
Período Pombalino No Brasil
Medidas que afetaram o Brasil: Fonte : http://www.historiadobrasil.net/brasil_colonial/periodo_pombalino.htm
- Criação do Estado do Grão-Pará e Maranhão.
- Para dinamizar a exploração de riquezas na colônia e o controle comercial, Pombal criou a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba.
- Aumento da fiscalização sobre a exploração de ouro e cobrança de impostos nas regiões auríferas. Neste contexto foi criada a derrama.
- Expulsão dos jesuítas do Brasil, tirando-os do controle do sistema educacional e das missões jesuítas. Pombal, desta forma, buscou aumentar o poder nas áreas controladas pelos jesuítas, além de tomar posse de propriedades da Igreja Católica no Brasil.
- Outra medida de Pombal na área da Educação foi a criação de escolas régias leigas (sem controle religioso).
- Em 1759, Pombal decretou que as propriedades (territórios) do sistema de Capitanias Hereditárias deveriam voltar para o controle do governo português. Desta forma, decretou o fim do primeiro sistema de divisão territorial brasileiro, criado nos primórdios da colonização do Brasil.
- Na área econômica, podemos ressaltar a implantação do cultivo de algodão no Maranhão.
- Em 1763, a capital do Vice-reino do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. A medida, adotada pela administração pombalina, decretava também a mudança do eixo econômico da região nordeste para a sudeste da colônia
-
Concordo com a Berenice e Rafael e acho que a questão deveria ser anulada. Uma das medidas do reinado de Maria I, chamado de viradeira por pretender reverter os dispositivos pombalinos, foi justamente o Alvará de 1785 que proibia as manufaturas no Brasil, que haviam sido permitidas durante o período pombalino. A administração pombalina pretendeu tornar o Estado português mais eficiente de modo a revigorá-lo e diminuir a dependência do país com a Inglaterra, em especial após o início do declínio da produção aurífera no Brasil, produto que compensou por certo período o déficit nas relações desfavoráveis que Portugal mantinha com a Inglaterra, exemplificadas entre outros pelo Tratado de Methuen.
-
Decepcionada com as questões na area da educação. Pouquissimas ou quase inexistentes.
-
Pessoal entendam uma coisa, Boris fausto falou que tiveram a intenção de fazer o que está descrito na letra C, porém, em concursos eles querem saber o que realmente aconteceu e não o que nem mesmo saiu do papel ou naõ se efetivou, esse fato só ocorreu com a vinda da fmília real.
-
Em concursos não se apeguem com os conhecimentos que vocês adquiriram na univerisdade, é completamente diferente.
-
Em todos meus anos de estudo sempre li que o Marquês de Pombal como um déspota esclarecido ligado às ideias iluministas liberou a instalação de manufaturas no Brasil objetivando o desenvolvimento da colônia.
-
Complicado. um site como Q concurso existir apenas 158 questões acerca do primeiro reinado.
-
Essa questão esta errada! Ele fez sim a manufatura, pois portugal tinha feito o tratado de mithuen e devido a dependencia que portugal tinha dos produtos ingleses o marques decidiu fazer a manufatura no brasil para evitar custos.