SóProvas


ID
1809919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação ao texto jornalístico, julgue o item subsequente.

A hipertextualidade — uma característica dinamizada pelas tecnologias atuais — permite uma relação entre textos conforme a intenção do leitor. No webjornalismo, intertextualidade, multivocalidade, centralização, rizoma e intratextualidade são características do hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em afirmar que centralização é uma característica do webjornalismo

  • A centralização é, na verdade, uma característica de textos impressos, que propõe uma ordem para a leitura. O webjornalismo funciona de forma inversa, com a descentralização, que permite ao leitor eleger seu caminho e o centro temporário.
    Fonte: Estratégia Concursos

  • Ao estudar as características do jornalismo desenvolvido para a Web, Bardoel e Deuze (2000) apontam quatro elementos: Interactividade, Customização de conteúdo, Hipertextualidade e Multimidialidade. Palacios (1999), com a mesma preocupação, estabelece cinco características: Multimidialidade/Convergência, Interactividade, Hipertextualidade, Personalização e Memória. Cabe ainda acrescentar a Instantaneidade do Acesso, possibilitando a Actualização Contínua do material informativo como mais uma característica do Webjornalismo (idem, p.2)
     

  • DESCENTRALIZAÇÃO!

  • "Landow (1997), ao trabalhar a teoria do hipertexto vai apresentar o que ele considera as características do hipertexto: Intertextualidade, Descentralização, Multivocalidade, Rizoma, Intratextualidade" (PALACIOS E MIELNIECZUK. p. 4)

    Fonte: Considerações para um estudo sobre o formato da notícia na Web: o link como elemento paratextual. Luciana Mielniczuk; Marcos Palacios