SóProvas


ID
1810051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com consumidores, julgue o item subsequente.

A teoria da responsabilidade social da imprensa surgiu logo depois da Primeira Guerra Mundial, com a teoria libertária.

Alternativas
Comentários
  • http://cartamaior.com.br/?/Coluna/A-responsabilidade-social-da-midia/22167


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorias_libert%C3%A1rias_da_lei


  • Marcelo, no texto indicado por você, do site Carta Maior, o autor afirma que a Teoria Libertária surgiu com a Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa. Mas a banca apontou a questão como errada. Interpretei errado o texto?

  • Errada. A teoria surgiu nos EUA em 1947.
  • Errado. 

    "Nos anos pós Segunda Grande Guerra, a responsabilidade social se constituiu como um modelo a ser aplicado às empresas em geral e às empresas jornalísticas estadunidenses, em particular, e começou a ser introduzido através de códigos de autoregulação estabelecidos para o comportamento de jornalistas e de setores como rádio e televisão. O modelo está, portanto, historicamente vinculado aos interesses dos grandes grupos de mídia." 

    http://cartamaior.com.br/?/Coluna/A-responsabilidade-social-da-midia/22167

    Boa sorte e bons estudos!

  • errada

    No tempo da Primeira Guerra Mundial, a comunicação ainda não tinha chega ao patamar de considerar a gestão completa da empresa, muito menos de agregar conceitos de responsabilidade social (nem se percebia essa necessidade ou papel) ou sustentabilidade.

    O conceito responsabilidade social está em constante transformação e possui várias interpretações na literatura. Sua origem está diretamente ligada a revolução industrial ocorrida nos séculos XVIII e XIX, época em que o trabalho artesanal foi substituído pelo trabalho assalariado, incorporando máquinas em seu processo produtivo. (http://mail.revistauniversitas.inf.br/index.php/UNIVERSITAS/article/viewFile/182/122)

    Para Theodore Peterson, um dos formuladores da Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa, esta deveria substituir a Teoria Libertária que havia guiado a imprensa, até então, principalmente nos EUA, e se baseava no princípio do “free market/flow of ideas”, que tinha por missão principal colocar o governo em xeque, mas que era insuficiente para, a partir da atuação de livre mercado, assegurar uma atuação responsável por parte das instituições de comunicação (SCHMUHL, 1984, p. 52).

    O exercício da responsabilidade social corporativa está associado à noção de sustentabilidade, que visa conciliar as esferas econômica, ambiental e social na geração de um cenário compatível à continuidade e à expansão das atividades das empresas no presente e no futuro.

    Segunda Guerra Mundial durou de 1939 a 1945

  • Questão ERRADA.

    A Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa (TRSI) foi formulada, nos Estados Unidos, pela Comissão Hutchins ou Comissão sobre Liberdade de Imprensa. Em 1947, no pós-Segunda Guerra Mundial, o relatório A Free and Responsable Press propôs uma agenda para a imprensa, como a liberdade editorial.

    A TRSI pôs em perspectiva a questão da imprensa como instituição que tem como objetivo salvaguardar os direitos dos cidadãos. Dessa forma, o modo como se apresenta um tema pode influir na repercussão e amplitude do assunto na sociedade.

    A Teoria Libertária foi uma das que influenciou esse movimento.

  • Carlos, no texto da Carta Maior é explicado que a Teoria da Responsabilidade Social surgiu em oposição à teoria Libertária. E que isso ocorreu depois da Segunda Guerra, não da Primeira. Portanto a questão está mesmo Errada