SóProvas


ID
1810618
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação aos cinco mecanismos de coordenação, de acordo com o Mintzberg (2014), o administrador deve utilizar a supervisão direta quando:

Alternativas
Comentários
  • Questão chupetinha de neném......


    Supervisão Direta - Nada mais é quando há alguém hierarquicamente superior responsavel pelo trabalho de outros, distribuindo tarefas, orientando e dando-lhes instrução operacional. 
    gabarito(c)
  • “A supervisão direta assume a coordenação quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho de outras, dando-lhes instruções e monitorando suas ações.” Mintzberg (2003, pg.15).

  • Gabarito: Alternativa C


    5 Mecanismos de Coordenação (Mintzberg):


    AJUSTAMENTO MÚTUO: Coordenação do trabalho pelo simples processo da comunicação informal; o grupo define. Ex: Sistemas simplificados, como dois remadores numa canoa.

    SUPERVISÃO DIRETA: Baseia-se na determinação e reconhecimento de uma autoridade, sugerindo um responsável especialmente pela coordenação, funcionalmente diferente da operação. Ex: Facilmente encontra em todas as organizações autocraticamente estruturadas.

    PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO: Definição das sequencias e métodos sobre condições ideais, tentando resolver através de projeto a questão da coordenação. Ex: Processos de maior complexidade e com razoável rotinização.

    PADRONIZAÇÃO DOS RESULTADOS (SAÍDAS): Definição sobre o que e quando sem tratar do como. A passagem entre as etapas do processo continua definida a priori pela padronização. Ex: Processos com menor grau de repetibilidade e estabilidade. Também nos grupos semi-autônomos.

    PADRONIZAÇÃO DAS HABILIDADES DOS TRABALHADORES: Especificação do tipo de treinamento necessário para execução do trabalho. Habilidades necessárias aos executantes do processo. Ex: Processos com alto grau de imprevisibilidade e grande necessidade de conhecimentos específicos como cirurgias e montagens espaciais.


    Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART083.pdf (página 5)

  • Para Mintzberg (1995:12) cinco mecanismos podem abranger as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam as suas tarefas. São eles:

    (A) Ajuste mútuo: Obtém a coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal. O controle do trabalho fica nas mãos dos operadores. Funciona para organizações simples e, paradoxalmente, em organizações complexas.

     

    (C) Supervisão direta: A organização deixa de ser simples quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho de outras, dando-lhes instruções e supervisionando suas ações.

     

    (B) Padronizações dos processos de trabalho: A padronização é obtida antes do trabalho ser realizado, sem ajustamento mútuo ou supervisão direta. Os processos do trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho for especificado ou programado.

     

    Padronizações dos resultados do trabalho: Os outputs são padronizados quando os resultados forem especificados. Então, sua coordenação entre as tarefas é predeterminada.

     

    (D) Padronizações das habilidades dos trabalhadores: O tipo de treinamento exigido para o desempenho do trabalho é especificado. A padronização das habilidades atinge indiretamente o que a padronização dos processos de trabalho (ou outputs) faz diretamente: controlar e coordenar o trabalho.