SóProvas


ID
1810639
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em outubro de 2015, foi aprovada na Câmara o projeto de lei que autoriza a circulação do Uber na cidade. Ao realizar uma análise das Cinco Forças de Mercado, ferramenta proposta por Porter, e amplamente utilizada na década de 80, o administrador identificou o Uber, em relação ao sistema municipal de transporte, como um:

Alternativas
Comentários
  • B) - Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.

  • Gabarito: B

     

    5 Forças de Porter - Uber Rivalidade entre concorrentes

    Em um primeiro momento o Uber entrou em um mercado como concorrente direto eexclusivo aos taxistas autônomos ou cooperados. Com o crescimento e a popularização do aplicativo, empresas como o Cabify e outros aplicativos criados por taxistas que oferecem os mesmos serviços do Uber: viagens mais baratas e a possibilidade de chamar um carro através de um aplicativo.Tal movimento criou um mercado de serviço privado de passageiros mais acirrado e com maior concorrência entre os prestadores que possuem o mesmo produto.

     

    Barreira à entrada de concorrentes

    A principal barreira a entrada do Uber foi a falta de permissão e legislação para que a empresa prestasse este tipo de serviço. Em algumas cidades ainda são travadas brigas judiciais quanto a legalidade ou não desta modalidade de transporte privado de passageiros.Taxistas e outros meios de transportes foram os maiores responsáveis pela dificuldade de entrada dos motoristas de Uber no mercado. Com medo de perder uma fatia do mercado, medidas judiciais foram tomadas para impedir o funcionamento do aplicativo. Em alguns casos isolados motoristas do Uber sofreram também ações violentas e retaliações por parte dos outros integrantes do mercado.

     

    Poder de barganha dos compradores

    Com o surgimento de aplicativos que oferecem serviços semelhantes ao do Uber (Cabify, 99Taxi, Easy Taxi) o poder de barganha do compradores aumentou. Levando o comprador a poder comparar em tempo real qual serviço trará o melhor custo-benefício. Tal disputa força estas empresas a oferecer um número maior de promoções e isenções de corridas para atrair um maior número de clientes.

     

     Ameaça de produtos ou bens substitutos

    Por ser um mercado que não se mostra totalmente consolidado, a ameaça da entrada denovos concorrentes que possam oferecer o serviço de transporte particular de passageiros é grande. Todas as empresas que já estão neste mercado também buscam se diferenciar das demais oferecendo novos serviços e produtos. Por oferecerem produtos muito similares as empresas vivem em uma constante e acirrada disputa por uma fatia do mercado. Outra ameaça ao Uber está relacionada a legislação, pois em algumas cidades o serviço ainda não tem respaldo legal total para a sua circulação.

     

    Fonte: https://pt.scribd.com/document/352451164/Cinco-Forcas-Estrategicas-Uber

  • A questão versou sobre as cinco forças competitivas de Porter.

    Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial.

    _______________________________(1) NOVOS ENTRANTES 

    (2) FORNECEDORES ____ (5) CONCORRENTES NO MERCADO_____((3) COMPRADORES

    ______________________________(4) PRODUTOS SUBSTITUTOS 

    1- Ameaça de novos entrantes: Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada são as seguintes:

    • a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor);
    • b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade);
    • c) Capital (Recursos iniciais);
    • d) Custos de mudança;
    • e) Acesso a canais de distribuição.
    • f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores);
    • g) Políticas governamentais: regulações;
    • h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    2- Poder de barganha ou negociação dos fornecedores: São poderosos se: são poucos, não há substitutos, se a organização não for prioridade do fornecedor.

    3- Poder de barganha ou negociação dos compradores: Os clientes são poderosos quando não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.

    4- Ameaça de produtos substitutos: Produtos diferente que vem fora do setor e podem prejudicar a organização. Exemplo: café x chá.

    5- Intensidade da rivalidade entre os concorrentes.

    A questão quer saber, em relação à autorização do serviço UBER, o que esse serviço representa em relação ao serviço de transporte já em operação?

    O Uber será uma ameaça a esses serviços tradicionais, pois será um "novo entrante", ou seja, uma nova organização entrando aquele mercado.

    Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B