SóProvas


ID
1811293
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos de arquivo exigem cuidados específicos para não se deteriorarem. A luz direta, o ar seco, a umidade e a oscilação de temperatura são fatores prejudiciais aos documentos.
Considerando-se que a umidade relativa do ar, no interior de um arquivo, encontra-se entre 70% e 90%, o que pode acontecer com os documentos?

Alternativas
Comentários
  • Se tem uma umidade do ar relativamente alta, é uma condição propícia a ter desenvolvimento de fungos no arquivo.

    E

  • "Evidências de temperatura e umidade relativa altas são detectadas com a presença de colônias de fungos nos documentos, sejam estes em papel, couro, tecido ou outros materiais. Umidade relativa do ar e temperatura muito baixas transparecem em documentos distorcidos e ressecados"


    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf

  • Gabarito: Letra E

     

    Para uma boa conservação do papel, do ponto de vista químico e físico, aconselha-se a manter a temperatura entre 18 e 22ºC e a Umidade Relativa do Ar (URA) entre 45 e 55%.

  • Preservação em um sentido geral, trata-se de toda a ação que se destina à salvaguarda dos registros documentais.

    Conservação Preventiva É um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam. São ações para adequar o meio ambiente, os modos de acondicionamento e de acesso, visando prevenir e retardar a degradação.

    Conservação reparadora Trata-se de toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando melhorar o seu estado físico.

    Higienização Trata da eliminação mecânica de todas as sujidades que se encontram nos documentos e dos agentes considerados agressores, tais como: os clipes oxidados ou não, os excrementos de insetos, os grampos metálicos, os itens generalizados utilizados como marcadores de páginas, as poeiras e, todos os elementos espúrios à estrutura física dos documentos.

    Restauração Considerada como um conjunto de ações técnicas de caráter intervencionista nos suportes dos documentos, a restauração se propõe a executar o trabalho de reversão de danos físicos ou químicos que tenham ocorrido nos documentos ao longo do tempo.

     

    Os fungos são microorganismos que se alimentam das substâncias orgânicas do papel. De modo geral, se desenvolvem em condições de umidade e temperatura elevadas. Os fungos possuem uns filamentos que podem promover alguns tipos de rasgos nos papéis. Porém, o pior dano são as manchas deixadas como resultado de sua atividade de metabolização das substâncias que os alimentam. Esta ação gera a ruptura da cadeia molecular da celulose, ocasionando sua fragilidade. Os ataques mais graves podem acarretar o apodrecimento e a perda total do papel. A disseminação dos fungos se dá através dos esporos (células reprodutoras), que são carregados por meio de diversos veículos, p.ex. correntes aéreas, gotas d’água, insetos, vestuários, etc.

     

    GABARITO E 

    BONS ESTUDOS PESSOAL 

  • GABARITO E.

    Umidade alta = Desenvolvimento de fungos.

  • Lembrando que a URA (umidade relativa do ar) ideal fica de 45% a 55%. E mais, a temperatura ideal é a mais próxima possível de 22º.

  • Surgimento de gelatina? DOIDERA!

  • lembrando que o contrário, umidade muito baixa, resseca os documentos!

    Bons estudos força e fé.

  • os fungos desenvolvem-se em umidade alta