SóProvas


ID
1811296
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Muitos arquivos têm grande parte de seus acervos danificados, pois os cuidados restringem-se ao controle de insetos, por meio de inseticidas que são tóxicos e que agridem o papel. Para evitar problemas futuros nos arquivos, recomenda-se desenvolver um programa de preservação que deve ser iniciado pelo controle preventivo de agentes patogênicos.
Para isso, o programa de preservação deverá ser desenvolvido com a adoção do seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  • A única técnica dentre as alternativas que é de preservação de documentos, isto é, previne danos no arquivo é a higienização.

    B

  • técnico adm essa prova ou técnico de arquivologia? tenso hein.

  • Encapsulação

    Dicionário Arquivístico

    Procedimento de preservação em que o documento é colocado entre duas superfícies de plástico transparente, cujas bordas são seladas.

  • Preservação em um sentido geral, trata-se de toda a ação que se destina à salvaguarda dos registros documentais.

    Conservação Preventiva É um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam. São ações para adequar o meio ambiente, os modos de acondicionamento e de acesso, visando prevenir e retardar a degradação.

    Conservação reparadora Trata-se de toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando melhorar o seu estado físico.

    Higienização Trata da eliminação mecânica de todas as sujidades que se encontram nos documentos e dos agentes considerados agressores, tais como: os clipes oxidados ou não, os excrementos de insetos, os grampos metálicos, os itens generalizados utilizados como marcadores de páginas, as poeiras e, todos os elementos espúrios à estrutura física dos documentos.

     

    GABARITO B 

  • Pessoal, uma dica muito boa:

    Saber a diferença de CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO.

    1ºPASSO: A PRESERVAÇÃO está incluída na CONSERVAÇÃO

     

    PASSO: DECORAR O MNEMÔNICO

    - CONDAL - CON ( CONSERVAÇÃO)

    ---> (D) DESINTOXICAÇÃO

    ---> (A) ALISAMENTO

     ---> (L) LIMPEZA ---> no caso em questão tratou-se de HIGIENIZAÇÃO

     

     

    - RESBEL - RES (RESTAURAÇÃO)

    --->(B) BANHO DE GELATINA

    ---> ENCAPSULAÇÃO

    ---> LAMINAÇÃO

  • Colegas, trago uma dica: quando for fazer prova para assistente adm e em seu edital estiver "conceitos da arquiologia" ESTUDE COM AFINCO. Pode ser a diferença entre sua aprovação ou não.
  • O controle preventivo da preservação de documentos sempre passa pela adoção de métodos programáticos de intervenção não só nos mesmos, como no ambiente quer os cerca.

    A prevenção a insetos nos acervos é realizada pela limpeza ou higienização periódica, a fim de remover sempre os elementos que atraem tais criaturas aos acervos.
    Também é importante o controle de temperatura, mas este elemento afeta mais diretamente a qualidade dos documentos do que a proliferação de insetos em si.

    Os demais elementos não possuem definição quanto a preservação de documentos.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • LETRA B CORRETA

    Técnicas de Conservação:

    Higienização

    Alisamento

    Desinfecção ou Desinfestação

    Restauração (encapsulação, laminação, reenfibragem, banho de gelatina)

  • A conservação dos documentos envolve um conjunto de procedimentos estabilizadores que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental (climatização) e de tratamentos específicos como higienização (em documentos sujos), alisamento (por falta de umidade o papel necessita ser alisado para não enrugar) e fumigação (desinfestação de documentos contra pragas ou insetos, roedores), além de pequenos reparos e acondicionamento/armazenamento adequados.