SóProvas


ID
1811524
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Venda de medicamento cresce 7,6% em outubro

                                                                        11 de dezembro de 2012

GABRIELA FORLIN - Agência Estado

      A venda de medicamento fechou o mês de outubro com crescimento de 7,6% em relação a setembro e de 18,07% em relação ao mesmo período de 2011, para 229.9 milhões de unidades de dose, segundo dados da IMS Health compilados pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan).

      Os medicamentos genéricos tiveram um crescimento menor em relação ao mês imediatamente anterior (+7,3%), mas apresentam um aumento de 21,29% em comparação com igual período do ano passado, para 60.9 milhões de unidades de dose.

      Para o diretor executivo da Abradilan, Geraldo Monteiro, o crescimento nas vendas dos medicamentos genéricos é visível. "O medicamento genérico ganhou a confiança da população, que passou a cuidar melhor da saúde sem ter de abrir mão de outras prioridades, como alimentação, educação, moradia", comentou o executivo, em nota. "Tanto é verdade que, de acordo com dados do IMS Health, já representam 26,5% do total das unidades de medicamentos vendidos no Brasil", acrescentou.

      De acordo com a entidade, os associados regionais, que representam 22% na participação da distribuição dos genéricos, sentiram o impacto positivo da movimentação nas vendas devido à grande fatia que atendem nas farmácias e drogarias em todas as regiões do País.

      Hoje, os associados da Abradilan distribuem medicamentos em 82% das cidades do Brasil, com visitação a 77% das 71 mil farmácias e drogarias, sendo 82% na região Sudeste, 75% na região Sul, 80% no Nordeste, 83% no Centro-Oeste e 34% no Norte do País.

                                                   (Disponível em www.estadao.com.br

Sobre o gênero do texto lido e suas características gerais, pode-se afirmar que se trata de:

Alternativas
Comentários
  • "exclusivamente" muito cuidado com esses tipo de palavra.

  • Textos conotativos ocorrem quando usamos o sentido figurado de uma frase ou uma palavra. Por exemplo, no poema de Luís de Camões, intitulado Amor é Fogo que Arde Sem se Ver, encontramos um texto com vários exemplos de conotação.

    Já nos textos que usam o sentido denotativo as palavras e frases são usadas de forma literal. Elas realmente significam aquilo que está escrito no texto, por exemplo: 


    O fogo é uma reação química


    Nessa frase a palavra fogo está sendo usada com o seu sentido real, o fogo aqui é explicado como uma reação química e não como uma forma de sentimento. 
     

  • Denotação, também referida como sentido denotativo e sentido literal, é o emprego de palavras ou enunciado no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É a informação com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções, etc. O seu oposto é a conotação (sentido figurado).

     

    #PCDF

  • Por eliminação:

    A) O texto não se encaixa no gênero textual CRÔNICA.

    B) O texto não se encaixa no tipo textual NARRATIVA.

    C) Nenhum texto é exclusivamente DESCRITIVO. A DESCRIÇÃO sempre acompanha outro tipo textual.

    D) O texto não se encaixa no gênero textual PROSA.

    Resposta certa: E)

  • TEXTO DENOTATIVO sentido literal

  • Denotativo com D de Dicionário. É o literal, exato.