Analisando a parte como um todo, isto é, um sistema, todos possuem natureza de entrada:
fornecedores de recursos = insumos / matéria prima / etc;
clientes e usuários = pedidos / compras / aquisições / encomendas;
concorrentes = adequação ao mercado / mudanças internas para ganhar competitividade;
entidades regulamentadoras = adequação às regras / mudanças internas para fins de conformidade legal.
Resposta: Letra D.
O desenho da estrutura organizacional deve ser função de um ambiente complexo e mutável e requer a identificação das seguintes variáveis:
1. Entradas. São as características do ambiente geral e principalmente do ambiente de tarefa (fornecedores de recursos, clientes e usuários, concorrentes e entidades regulamentadoras).
2. Tecnologias. Utilizadas para a execução das tarefas organizacionais, sejam sistemas concretos e físicos (máquinas, instalações e equipamentos), sejam sistemas conceituais e abstratos (know-how, políticas e diretrizes).
3. Tarefas ou funções. São as operações e os processos executados para obter determinadas saídas ou resultados.
4. Estruturas. São as relações existentes entre os elementos componentes de uma organização e incluem interações, a própria configuração estrutural dos órgãos e cargos (alta ou achatada), interações entre órgãos e cargos, equipes, hierarquia da autoridade, ou seja, todos os esquemas de diferenciação e integração necessários.
5. Saídas ou resultados. Que podem ser os objetivos almejados ou os resultados esperados (quantidade e qualidade da produção, lucratividade, satisfação dos clientes, competitividade). São as medidas de eficácia organizacional (CHIAVENATO, 2004)