SóProvas


ID
1812136
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um passo inicial para detectar problemas no fígado é um exame de sangue para determinar a presença de certas enzimas, comumente chamadas de transaminases. Elas incluem a aminotransferase de aspartate (AST) e a aminotransferase de alanine (ALT). Acerca dessas enzimas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  •   AST e ALT são   indicadores mais sensíveis de dano nos hepatócitos, enquanto que as bilirrubinas são mais
    indicadoras de função hepática. Se o fígado está doente e não funciona bem, a transformação
    de bilirrubina indireta em direta fica prejudicada, causando o acumulo da primeira.

  • Vamos desossar essa questão?

    A) Errada - Justificativa: Considerando que a AST tem alta atividade, porém baixo tempo de meia vida, esta sim estariam elevadas na fase aguda, ou seja, dentro de 24h. Em contrapartida, a ALT, tem baixa atividade e alto tempo de meia vida. Isto significa que a ALT, como diz o comando da questão, leva mais tempo para se elevar no sangue.

    B) Errada - Justificativa: a ALT é encontrada somente no citoplasma. A AST sim é encontrada no citoplasma e mitocôndria.

    C) Gabarito: Ótima justificativa do colega Marcio Maciel.

    D) Errada - Justificativa: O examinador trocou a ordem nas enzimas. A AST sim sobre os níveis de ALT indicam lesão profunda, considerando que a AST está presente na mitocôndria, "parte mais protegida da célula".

    E) Errada - Justificativa: Mais um vez o examinador trocou as enzimas. A AST está presente em diversos tecidos do nosso corpo assim como a ALT, mas a ALT é mais específica. Embora a ALT esteja presente em outros tecidos, está bem menos presente quando comparada à AST.