Gab D.
"No caso da formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino fundamental, a instituição das Escolas Normais, que veio a se consolidar ao longo do século XX até a década de 1960, expressou a predominância do modelo pedagógico-didático, articulando, de forma mais ou menos satisfatória, os aspectos do conteúdo e da forma que caracterizam o processo de ensino. Atualmente, à vista do dispositivo legal que eleva essa formação para o nível superior, encontramo-nos diante de dois aspectos que se contrapõem. Com efeito, por um lado, a elevação ao nível superior permitiria esperar que, sobre a base da cultura geral de base clássica e científica obtida nos cursos de nível médio, os futuros professores poderiam adquirir, nos cursos formativos de nível superior, um preparo profissional bem mais consistente, alicerçado numa sólida cultura pedagógica. Por outro lado, entretanto, manifesta-se o risco de que essa formação seja neutralizada pela força do modelo dos conteúdos culturais-cognitivos, com o que as exigências pedagógicas tenderiam a ser secundarizadas. Com isso, esses novos professores terão grande dificuldade de atender às necessidades específicas das crianças pequenas, tanto no nível da chamada educação infantil como das primeiras séries do ensino fundamental."
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100012
Escolas Normais são instituições de formação de professores.
A justificativa para a criação das Escolas Normais era a de que os antigos mestres-escola, professores da época, não estavam preparados para a prática docente. Desta forma, os estabelecimentos serviriam como referencia de normalização das práticas educativas, formação e instrução profissional de novos mestres além de propor, através de concursos públicos, a melhoria do preparo de pessoas consideradas aptas ao magistério.
Segundo Maria Isabel Giner (1985)[6], Frederico II da Prússia (Alemanha), depois da Guerra dos Sete Anos, decidiu compor um novo sistema educacional no qual o ensino fosse obrigatório e houvesse normas para a formação de professores. Foi então que os seminários franceses destinados à formação docente foram designados com o nome de Escolas Normais.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Escolas_Normais