A “pedagogia tradicional” é uma proposta de educação centrada no professor, cuja função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria.
A metodologia decorrente de tal concepção baseia-se na exposição oral dos conteúdos, numa seqüência predeterminada e fixa, independentemente do contexto escolar; enfatiza-se a necessidade de exercícios repetidos para garantir a memorização dos conteúdos. A função primordial da escola, nesse modelo, é transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral do aluno, formação esta que o levará, ao inserir-se futuramente na sociedade, a optar por uma profissão valorizada. Os conteúdos do ensino correspondem aos conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações passadas como verdades acabadas, e, embora a escola vise à preparação para a vida, não busca estabelecer relação entre os conteúdos que se ensinam e os interesses dos alunos, tampouco entre esses e os problemas reais que afetam a sociedade. Na maioria das escolas essa prática pedagógica se caracteriza por sobrecarga de informações que são veiculadas aos alunos, o que torna o processo de aquisição de conhecimento, para os alunos, muitas vezes burocratizado e destituído de significação. No ensino dos conteúdos, o que orienta é a organização lógica das disciplinas, o aprendizado moral, disciplinado e esforçado.
Na pedagogia Tradicional o ensino é centrado no professor, e o aluno era somente um receptor de informações e tinha como função decorar o conteúdo e repeti-lo, de acordo com os critérios determinados pelo professor. A escola tem por objetivo forma um aluno ideal, mas que, na prática, era descontextualizado da sua realidade histórica.
Relacionamento professor e aluno: professor (centro) e aluno (receptivo), ou seja, predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicação entre eles no decorrer da aula.O professor transmite o conteúdo na forma de verdade absoluta e em consequência, a disciplina imposta é o meio mais eficaz para assegurar a atenção e o silêncio.
Pressuposto de aprendizagem: caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno, aprendizagem mecânica.
Avaliação: foco no conteúdo, punitiva, classificatória, quantitativa. A avaliação se dá por verificações de curto prazo( interrogatórios orais, exercício de casa) e de prazo mais longo provas escritas, trabalhos de casa.
Então na escola tradicional o professor falava, e o aluno tinha que memorizar, e aquilo passado para o aluno era uma verdade absoluta ate que prove ao contrario, o aluno não poderia dar opinião, e só poderia dar se o professor perguntasse ao aluno, e não tinha essa interação de professor e aluno. Era professor(transmissor) e aluno (receptor) e pronto.
Bom estudos espero ter ajudado.