1- Classificação dos custos conforme volume de produção:
-Custos fixos são aqueles cujos valores são os mesmos, qualquer que seja o volume de produção (unidades de produto – ou produtos – fabricadas) da empresa. (ex: aluguel da fábrica, depreciação do edifício, etc)
-Custos variáveis: Custos variáveis são aqueles cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa (unidades de produto – ou produtos – fabricadas). O exemplo clássico de custos variáveis é a matéria prima consumida.
-Custos semi-variáveis: Custos semi-variáveis são custos que variam com o nível de produção, mantendo, entretanto, uma parcela fixa mesmo que nada seja produzido. Ex: conta de energia da fábrica, com um valor mínimo independente da sua utilização, embora o valor total da conta dependa do número de kilowatts consumidos e, portanto, do volume de produção da empresa.
-Custos semifixos: Custos semi-fixos ou custos fixos por degraus são custos fixos numa determinada faixa de produção, mas que variam se houver uma mudança desta faixa. Um exemplo de custos semi-fixos seria o custo com gerentes de produção da companhia, que aumenta dependendo da faixa de produção, sendo fixo dentro de cada faixa.