SóProvas


ID
181423
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O modelo brasileiro, marcado pela divisão dos Poderes do Estado, a despeito das várias emendas constitucionais, conserva o princípio pétreo de Estado federado e a inclinação social-democrata.

Diante, pois, desse modelo, a afirmação corrente de que os juízes são prestadores de serviço público mostra-se incompatível com o Direito Administrativo brasileiro porque

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra C.


    A luta continua!

  • Juízes são agentes políticos.

  • - Recurso extraordinário. Responsabilidade objetiva. Ação reparatória de dano por ato ilícito. Ilegitimidade de parte passiva.

    2. Responsabilidade exclusiva do Estado. A autoridade judiciária não tem responsabilidade civil pelos atos jurisdicionais praticados. Os magistrados enquadram-se na espécie agente político, investidos para o exercício de atribuições constitucionais, sendo dotados de plena liberdade funcional no desempenho de suas funções, com prerrogativas próprias e legislação específica.

    3. Ação que deveria ter sido ajuizada contra a Fazenda Estadual - responsável eventual pelos alegados danos causados pela autoridade judicial, ao exercer suas atribuições -, a qual, posteriormente, terá assegurado o direito de regresso contra o magistrado responsável, nas hipóteses de dolo ou culpa.

    4. Legitimidade passiva reservada ao Estado. Ausência de responsabilidade concorrente em face dos eventuais prejuízos causados a terceiros pela autoridade julgadora no exercício de suas funções, a teor do art. 37, § 6º, daCF/88.

    5. Recurso extraordinário conhecido e provido.

    (RE 228.977)

  • Lembrando que a há divergência sobre serem ou não agentes políticos

    Quase tudo é divergente nessas questões doutrinárias de direito administrativo

    Abraços

  • Nao entendi foi nada

  • As letras A e D, pra quem está devidamente em dia com os estudos, são fáceis de descartar, pois colocam em igualdade situações bem divergentes, independentemente de concordar ou não com as justificativas dadas. Sobram apenas as alternativas B e C. Entre as duas, mesmo que não estejamos no "nível jurista sênior", dá pra perceber que a letra C está mais coerente com o macro conhecimento jurídico. Portanto, letra C! Se ajudei, agradeça. Se atrapalhei, faça réplica. Se neutro, sucesso!