SóProvas


ID
1814299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à teoria macroeconômica e ao debate entre clássicos e keynesianos, julgue o item que se segue.

Na construção da macroeconomia keynesiana, John Maynard Keynes rejeitou o primeiro postulado clássico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO. 


    PRIMEIRO POSTULADO CLÁSSICO

    O salário é igual ao produto marginal do trabalho (o salário de uma pessoa empregada é igual ao valor que se perderia se o emprego fosse reduzido em 1 unidade, deduzindo-se os custos dessa redução). A igualdade pode ser afetada pela imperfeição da concorrência e dos mercados.

    Keynes aceita este postulado.

    Fonte: https://guilhermetissot.wordpress.com/2010/04/08/os-postulados-da-economia-classica/


  • A teoria clássica desenvolveu, ao longo de décadas, alguns “postulados” sobre o mercado de trabalho, os quais sejam: os salários são iguais ao produto marginal do trabalho e a utilidade dos salários é igual à desutilidade marginal desse mesmo salário sob o mesmo volume do emprego (ideia da qual deriva o conceito de “desemprego voluntário”). O economista John Maynard Keynes, que rompeu com o mundo clássico, não aceitava este último postulado e defendia como algo intrínseco às economias de mercado a existência do chamado “desemprego involuntário”, que não era concebido nos modelos anteriores.

    Fonte: https://roselisilva.wordpress.com/2017/04/10/keynes-e-o-desemprego/

  • John Maynard Keynes rejeitou o SEGUNDO postulado clássico, pois na concepção do pensamento dele existem duas objeções a estes postulados: a primeira refere-se ao comportamento efetivo do trabalhador. Uma redução dos salários reais, devida a uma alta de preços, não acompanhada da elevação dos salários nominais, não determina, por via de regra, uma diminuição da oferta de mão-de-obra disponível à base do salário corrente, abaixo do volume de emprego anterior à alta dos preços. Supor o contrário seria admitir que as pessoas no momento desempregadas, embora desejosas de trabalhar ao salário corrente, deixariam de oferecer os seus serviços no caso de uma pequena elevação do custo de vida. A outra objeção, de fundamental importância, decorre de contestação da hipótese de que o nível geral dos salários reais seja diretamente determinado pelo caráter das negociações sobre salários. Ao supor que as negociações sobre salários determinam o salário real, a escola clássica descambou para uma hipótese arbitrária, pois os trabalhadores, em conjunto, não dispõem de nenhum meio de fazer coincidir o equivalente do nível geral de salários nominais expresso em bens de consumo com a desutilidade marginal do volume de emprego existente. Provavelmente não existe nenhum expediente por meio do qual a mão-de-obra, em conjunto, possa reduzir os seus salários reais a uma cifra determinada, revisando as cláusulas monetárias dos acordos celebrados com os empregadores.

    Gabarito: Errado.


  • 1º Pressuposto da Teoria Clássica: Flexibilidade de Preços e Salários levam a Economia ao pleno emprego (Oferta Agregada = Demanda Agregada)

    2º pressuposto da Teoria Clássica: neutralidade da moeda. A quantidade de moeda afeta apenas o nível geral de preços e não tem impacto sobre as variáveis reais nem sobre o crescimento da Economia. 

    3º pressuposto da Teoria Clássica: A Oferta cria sua própria demanda (Lei de Say ).

    Os 3 pressupostos da teoria clássica apontam para um mercado auto ajustável que não necessitaria da intervenção governamental. A harmonia de interesses individuais e nacionais faria com que o mercado sempre atingisse o pleno emprego quando livre de regulamentações do governo. 

    Keynes também contraria a Teoria Clássica, pois, enquanto os economistas clássicos argumentavam que o mercado era auto ajustável, Keynes argumentava que a mão invisível do mercado nem sempre operava e que o Governo poderia ajustar a economia, por meio do estímulo à demanda agregada. 

    Material Direção Concursos

    A teoria Keynesiana ataca os pressupostos 2 e 3, portanto, ele aceitou o 1 postulado.

    GAB.ERRADO