SóProvas


ID
1814320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à macroeconomia aberta e aos instrumentos de política econômica, julgue o seguinte item.

A taxa de câmbio só possui a capacidade de ser um mecanismo de transmissão da política monetária se a economia operar com câmbio fixo.

Alternativas
Comentários
  • Ao adotar taxas fixas, as autoridades monetárias abdicam do controle da oferta monetária como instrumento de política econômica, uma vez que é a taxa de câmbio que vai determinar a quantidade de moeda na economia.

  • Se a taxa de câmbio, numa política de cambio flutuante, estiver alta (moeda nacional desvalorizada), ceteris paribus, atrairá investimentos externos. Tais investimentos ingressarão na economia expandindo a base monetária e gerando efeitos similares aos da política monetaria expansiva, por exemplo. Portanto, o a taxa de cambio flutuante também pode acabar funcinando como mecanismo de transmissão de política monetária.

  • É o contrário!

    A taxa de câmbio como canal de transmissão da política monetária não tem qualquer impacto se for fixa.

    Se a intenção é aquecer a economia, por exemplo, o BC reduz as taxas de juros para estimular o consumo e o investimento.

    E o legal é que taxa de câmbio potencializa este efeito se for flutuante.

     Olhe só: se a taxa de câmbio for flutuante, uma redução dos juros domésticos tende a desvalorizar a moeda local porque diminuirá a entrada de capitais externos no país (devido a menor taxa de juros interna).

     

    Ocorre que essa desvalorização desestimula importações e estimula exportações, de maneira que a demanda agregada se expande ainda mais.

     Ou seja, além do efeito da redução dos juros sobre o investimento e o consumo interno, como esta queda dos juros desvaloriza a taxa de câmbio, ainda há aumento das exportações e redução das importações.

    Ocorre que, se o regime é de câmbio fixo, simplesmente não há esta transmissão porque o câmbio não se altera, ora.

    Resposta: E

  • Câmbio FIxo - política FIscal é efetiva

    Câmbio flutuante - política monetária é efetiva

    Nos demais casos, a política monetária no câmbio fixo NÃO é efetiva, e a política fiscal no câmbio flutuante NÃO é efetiva e gera o efeito Crowding-out