-
A crise do café afugentava os capitais investidos na cafeicultura. Parte desses capitais foi absorvida pela própria agricultura exportadora, particularmente o algodão.
No lado da indústria, embora o aumento da produção requeira o aumento da importação de máquinas, isso não foi necessário, pois era possível usar a capacidade ociosa preexistente, como no caso da indústria têxtil. Posteriormente, foi possível importar equipamentos usados mais baratos, decorrentes das fábricas fechadas durante o período da Depressão. Num terceiro momento, o crescimento da procura por bens de capital e o forte aumento dos preços de importação desses bens, devido à desvalorização cambial, criaram condições propícias à instalação de uma indústria de bens de capital no país.
Como resultado, a renda nacional aumentou 20% no período, enquanto a renda per capita subiu 7%. Na mesma época, os Estados Unidos ou países de desenvolvimento semelhante ao Brasil que seguiram políticas ortodoxas de combate à crise, ainda estavam em depressão em 1937.
Fonte: https://fichasmarra.wordpress.com/2010/12/08/faq-crise-de-1930-e-o-avanco-da-industrializacao-brasileira/
-
Gabarito ERRADO
As ações do governo brasileiro foram fundamentais para atenuar os efeitos da grande depressão de 1929. Através de uma forte política fiscal expansiva, o governo estimulou a demanda agregada, atuando sobre o nível de renda e de emprego.
Autores afirmam que o governo brasileiro utilizou uma típica política keynesiana, isto antes da publicação da obra de Keynes - Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de 1936.
A política consistia basicamente em compra e queima do excedente de café, bancando o preço do produto. O financiamento dessas operações se deu basicamente através de emissão monetária e tributação das exportações. Com isso o governo conseguiu atenuar os efeitos da crise sobre o setor exportador, que era o principal da economia, tendo efeitos sobre toda a cadeia produtiva nacional. Além disso, neste período, houve considerável crescimento da indústria brasileira. Este crescimento, entretanto, deu-se através do processo de substituição de importações, que era voltado para dentro e não tinha qualquer incentivo exportador.
bons estudos
-
RESOLUÇÃO:
Errado!
Primeiro porque o governo brasileiro insistiu em políticas de proteção ao preço do café e na insistência de
manter este produto como o principal gerador de divisas internacionais (moeda estrangeira forte) para a economia
brasileira.
Além disso, é justamente da Grande Depressão que surgem os primeiros incentivos do governo ao processo
de substituição das importações.
A partir dos anos 1930, a economia brasileira passa, aos poucos, a “se voltar para dentro”, com uma
industrialização crescente, que segue até os anos 1980.
Resposta: E