SóProvas


ID
1814338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à estrutura da economia brasileira do período colonial até o processo de substituição de importações, julgue o item que se segue.

O crescimento da produção industrial ocorrido no período de substituição de importações foi sustentado, principalmente, pela necessidade de atendimento do excesso de demanda ocorrido no mercado europeu.

Alternativas
Comentários
  • Questão CESPE sem pé nem cabeça. Tentando encontrar alguma lógica, auxiliou no processo de substituição de importações brasileira o choque de oferta ocorrido devido a crise de 1929. Portanto, houve uma ESCASSEZ DE OFERTA no países industrializados, o que abriu espaço pra produção nacional.

  • O PSI, desde seu início foi intencionado para suprir a demanda interna, substituindo, aos poucos, os produtos importados.

  • A substituição de importações se baseia em produzir internamente o que antes era importado pra consumo interno. Portanto, as indústrias criadas na época visavam a suprir a demanda do mercado interno, e não do externo.

     

    Resposta: ERRADO.

  • A crise de 1929 foi causada pelo excesso de oferta de produtos. O Brasil queria fazer a substituição de importações para suprir o mercado interno e deixar de ser refém dos produtos importados, logo dos preços internacionais. Como o período de substiuição de importações inicia na Era Vargas e vai até fins dos governos militares, é importante considerar que após a 2ª Guerra Mundial, as economias europeias estavam com seus parques industriais destruídos o que pode dar a ideia equivocada de que o Processo de Substituição de Importações era voltado para aquele mercado, o que na verdade não era. Os EUA financiaram a reconstrução da Europa e ela se recuperou rapidamente. O Brasil continuou o seu processo de industrialização pois estava pautado nas teoria econômicas de que os bens industrializados/manufaturados iriam ser cada vez mais caro enquanto que os bens agrícolas (produtos primários) seriam cada vez mais baratos, tendo que se produzir uma quantidade cada vez maior para alcançar superávit na balança comercial. Por isso o projeto de substituição de importações foi levado a cabo.

  • RESOLUÇÃO:

    Errado!

    Lembre sempre que os anos 1930, 1940 e 1950 marcam os períodos da grande depressão, da preparação e

    da recuperação da segunda guerra.

    E claro que este não foi um período de excesso de demanda no mercado europeu, sobretudo por produtos

    industrializados.

    O processo de substituição de importações diz respeito exatamente ao início da produção local de produtos

    que eram anteriormente importados.

    Logo, este processo visava basicamente a atender a demanda interna da economia brasileira.

    E este é um dos conceitos “chave” que você precisa gravar: o processo de substituição de importações é um

    processo “voltado para dentro”! Ou seja, na medida do possível, seria uma industrialização puxada pelas próprias

    forças internas da economia.

    Resposta: E