SóProvas


ID
1814350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de aspectos econômicos na segunda metade do século XX, julgue o item a seguir.


Os aspectos que favoreceram a implantação do plano de metas incluem a oferta abundante de energia para o setor produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADA. Acredito que seja a oferta abundante de energia p/ o setor público e não o produtivo.


    Outra questão sobre o plano de metas.

    Q307734 Ano: 2002 Banca: CESPE Órgão: PRF Prova: Policial Rodoviário Federal

    No governo de Juscelino Kubitschek, o Plano de Metas, priorizando os setores de energia e de transportes, permitiu grandes investimentos na construção e na pavimentação de rodovias.
    Gabarito: CERTA.

  •  setor já havia superado o excesso de demanda por energia nos anos 1954-56, suprindo adequadamente as necessidades da indústria instalada no pós-guerra, mas para suprir as necessidades da indústria, caso as metas fossem atingidas, o Plano previa que a oferta de energia deveria crescer pelo menos 10% ao ano durante o período. Assim, o esforço principal buscava ampliar a capacidade geradora e os sistemas de distribuição para 5 mil mW em 1960, bem como o início de obras que elevassem a capacidade em adicionais 60% em 1965. O esforço de construção de novas hidrelétricas ficou basicamente concentrado em usinas de grande porte.

  • Acredito que a resposta deveria ser: 

    Gabarito: certo. 

    Porque a Comissão Mista Brasil Estados Unidos - CMBEU, incluiu como prioridades para investimentos no Brasil, os setores considerados de ESTRANGULAMENTOS que eram os de energia e transportes.

  • Não havia abundância de oferta de energia, mas sim escassez. Desse modo, houve investimentos no setor energético para romper com o estrangulamento nessa área.

  • O Plano de Metas (JK) tinha como foco o desenvolvimento de 5 áreas (indústria de base, transporte, energia, educação e alimentação), que eram consideradas pontos de estrangulamento, como os colegas já comentaram. Ou seja, havia escassez de energia, e não abundância, de modo que o Plano de Metas visava a resolver tal problema.

  • RESOLUÇÃO:

    Absolutamente errado!

    O diagnóstico do governo JK era justamente no sentido de que o setor energético era um gargalo de nosso

    desenvolvimento.

    E é justamente por isso que mais de 70% dos recursos do Plano foram aplicados exatamente em

    infraestrutura (energia e transporte).

    Resposta: E