SóProvas


ID
1815007
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Segundo cálculo da Organização Internacional das Migrações (OIM), divulgado no mês de setembro deste ano, pelo menos 473 mil pessoas atravessaram, em 2015, o mar Mediterrâneo para chegar à Europa, das quais praticamente um terço são oriundas de uma mesma nação que se encontra em grave conflito interno.” Trata‐se do(a):

Alternativas
Comentários
  • Quase 500 mil refugiados chegaram à Europa este ano

     

    Pelo menos 473 mil pessoas atravessaram, este ano, o mar Mediterrâneo para chegar à Europa, das quais perto de 40% são oriundas da Síria. O número é o dobro do registrado no ano passado, segundo cálculo da Organização Internacional das Migrações (OIM).

    Da Síria chegaram 182 mil pessoas, 38% do total, quando em 2014 os refugiados sírios na Europa representaram menos de 30% das entradas. De todas as pessoas que chegaram à Europa, 349 mil entraram pela Grécia, 121 mil pela Itália e 2 mil pela Espanha.

    De acordo com os levantamentos da organização, pelo menos 2.812 pessoas morreram tentando a travessia pelo mar. O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados indicou que o número de mortos é superior a 2.900.

    Joel Millman, porta-voz da OIM, explicou que a diferença dos números se deve, provavelmente, ao fato de esta organização contabilizar apenas as mortes ocorridas no mar, não incluindo as pessoas mortas no continente, após a travessia do Mediterrâneo.

    Millman afirmou que o mês de setembro registra, até agora, uma média de oito mortes por dia, de pessoas que tentavam atravessar o Mediterrâneo.

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-09/quase-500-mil-refugiados-chegaram-europa-este-ano

     

    LETRA A)