Um plano de contingência, também chamado de planejamento de riscos, plano de continuidade de negócios ou plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos a corporação, como:
a fuga de acionistas, grandes perdas de receita; sanções governamentais; problemas jurídicos para os dirigentes; abordagens maliciosas da imprensa; fuga de funcionários para os concorrentes e em casos extremos, o fechamento da empresa. fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_de_conting%C3%AAncia
con·tin·gên·ci·a
substantivo feminino
1. Qualidade de contingente.
2. . possível, mas incerto.
3. Possibilidade.
Um plano de contingência é um tipo de plano preventivo, preditivo e reactivo. Apresenta uma estrutura estratégica e operativa que ajudará a controlar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas.
O plano de contingência propõe uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma organização, sempre que alguma das suas funções usuais se vê prejudicada por uma contingência interna ou externa.
Esta classe de plano procura portanto garantir a continuidade do funcionamento da organização face a quaisquer eventualidades, sejam estas materiais ou pessoais. Um plano de contingência inclui quatro etapas básicas: a avaliação, a planificação, as provas de viabilidade e a execução.
Leia mais: Conceito de plano de contingência - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/plano-de-contingencia#ixzz4YaHnI000
LETRA A