SóProvas


ID
1816495
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gerente tem apresentado em seu comportamento cotidiano uma tendência à busca por aquisição de poder e manipulação de outras pessoas para obtenção de benefícios e ganhos pessoais, visando à sua ascensão na organização.
O gerente em questão vem apresentando uma característica de liderança denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    “Maquiavelismo”, que tem conotação negativa, quando se fala em utilizar métodos escusos para obter determinados resultados. “Os fins justificam os meios, e, por isto, vale tudo para atingir os fins almejados, pensam algumas pessoas.”

  • Vale a leitura do artigo: 

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/o-principe-de-maquiavel-e-as-teorias-da-administracao/57422/

     

     

  • Cade a base e a fundamentação desta questão?

  • m: Wikipédia, a enciclopédia livre.

     

    Detalhe de um retrato de Maquiavel com as insígnias de oficial público florentino. Obra de Santi di Tito, 1500.

    Maquiavelismo é a denominação que se dá à doutrina política emanada do livro O Príncipe de Maquiavel, escrito por Nicolau Maquiavelem 1513.

    Elementos do maquiavelismo[editar | editar código-fonte]

    Nesta obra e em outras como nos Discursos sobre as décadas de Tito Lívio, propõe Maquiavel, o modelo ideal de príncipe governante, fundando-se na sua experiência política como secretário de príncipes e em suas múltiplas leituras como historiador. Tem uma obsessão sobretudo como há de ser o caudilho que logre a unidade e independência da Itália, vítima de numerosas intrusões exteriores e divisões internas em múltiplas repúblicas que lutam entre si. Propõe, de fato, a figura de Fernando, o católico por causa de sua astúcia.

    Do ponto de vista ético é muito criticado por autores católicos e protestantes, porque a sua doutrina, mal interpretada, é entendida erroneamente, como sintetiza a famosa frase nunca escrita por Maquiavel que é "os fins justificam os meios". Em verdade, o que foi de fato escrito foi que "certos fins justificam certos meios", como tratado no livro "O Príncipe". Esta visão foi adotada por filósofos neocons nadécada de 70 para se promover uma política externa perpetuamente agressiva.[1]

    Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

  • A questão é bem tranquila, mas é bom rever alguns conceitos por poderem cair em outras provas.

     

    a) Maquiavelismo -> Certa. Maquiavelismo é um termo usado onde pessoas que usam a premissas "os fins justificam os meios", pessoas assim vão contra a ética e a moral para conseguirem o que querem, na psicológia uma pessoa maquiavelica é também vista como oportunista, manipulativa e chantagista.

    b) Individualismo  -> Errada. é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado.

    c) biculturalismo   Errada.-> Um bicultural é uma pessoa que consegue viver em duas culturas diferentes. Lá na minha aula de cultura organizacional, quando uma pessoa passa para uma cultura nova  (mudar de país por exemplo) ela passa por algumas fases. A primeira é a admiração, porque tudo é novo, diferente e interessante, a segunda é a rejeição, pois ao passo que a pessoa vive, ela sente saudades da cultura antiga e sente-se frustrada em conviver com os novos costume e a terceira fase adaptação, onde a pessoa consegue conviver bem com a cultura nova e com a antiga.

    d)  autoritarismo  > É uma pessoa autocrática, que impõe as suas ordens pouco se preocupando com o grupo.

    e) coletivismo  > É o sistema de produção que pretende tomar todos os meios de produção comuns a sociedade.

  • Que loucura ...Cesgranrio viajou nessa gente!!Afff..estamos a mercer das bancas!

  • Eu nunca mais esquecerei essa questão!

  • Qual a bibliografia? Chiavenato, Sobral, Robbins...Alguém, uma luz.