SóProvas


ID
1816498
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma jovem, recém-contratada para o cargo de supervisão, demonstrou ser uma líder que trabalha principalmente voltada para satisfazer as necessidades e metas dos subordinados, assim como para cumprir a missão maior da organização.
No caso descrito, a jovem é uma líder

Alternativas
Comentários
  • LACERDA (2005) relata que o maior propósito dessa liderança é ajudar a sua equipe a se desenvolver, é estar mais preocupado em servir os seus liderados, do que apenas dar ordens. É aquele que percebe que o seu sucesso depende diretamente de sua equipe. Pensando e agindo assim, recebe mais retornos que os outros tipos de liderança. Trata-se de um líder espiritualizado, que ajuda em vez de ser servido e acima de tudo é ético.

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/lideranca-servidora-os-novos-lideres/44614/

  • A liderança servidora na administração consiste em aplicar o pensar não somente nos negócios, mas também nas pessoas. Essa é talvez a mais importante mudança que deve ocorrer nas empresas para torná-las mais competitivas no mercado.


    FIORELLI (2004) define a liderança como sendo "a capacidade de exercer influência sobre as pessoas." Para ele existe um forte componente emocional no exercício da liderança e a mesma instala-se pela emoção. Ele afirma ainda que líderes são pessoas significativas para os liderados.


    gab C

  • Pq não transformacional?
  • Quando alguém, em qualquer nível dentro de uma organização se conduz simplesmente a satisfação das necessidades da equipe, ele ou ela pode ser descrito como um "líder-servo". 

     

    De muitas maneiras, a liderança servidora é uma forma de liderança participativa, porque toda a equipe tende a ser envolvida na tomada de decisão. No entanto, os líderes servidores muitas vezes "estão por trás", preferindo ficar longe dos holofotes e deixando sua equipe receber o reconhecimento pelo seu trabalho árduo. 

  • Pow queria ter uma chefe assim,esse tipo acho que só existe na teoria.

  • e porque não carismática qual a diferença? a bicho é cada uma...olha que sou formado nessa merda de administração. A banca pega um monte de autor desconhecido com suas teorias mais desconhecidas ainda e sai jogando na prova, sem pudor. Ai fica dificil.

  • Eu errei a questão, por achar que a liderança serventia não fizesse parte do "rol oficial de lideranças", mas ao analisar a questão consigo entender por não poderem ser a liderança transformacional ou carismática.

     

    A liderança transformacional faz com que o líder seja inspirador de seus subordinados. Ele quer que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em beneficio da organização, não só usa recompensas materiais para motiva-los mas também visão, valores e ideias.

     

    A liderança carismática está voltada para a meta idealizada do líder, onde pelo seu poder de carisma influência as pessas seguirem fielmente as ideias do líder.

     

    Bons estudos.

  • São umas classificações que nunca vi na vida...

     

  • Com essa agora, somamos 174876 tipos de liderança...e contando

  • não sei de onde esta banca tirou estes teoricos, estou errando todas porque nunca ouvi falar nestes anos todos de concursos

  • Liderança Transformacional: Nesse tipo de liderança o líder se preocupa com as necessidades de seus liderados. Ele inspira os seus liderados a transcenderem os seus próprios objetivos e interesses. O líder transformacional causa um impacto profundo e extraordinário, transformando a vida dos seus liderados. Ele busca que os seus seguidores sejam criativos e busquem sempre coisas novas. Os liderados mudam bruscamente de comportamento. Esse tipo de líder é revolucionário, inspirador e transformador, sendo considerado um agente de mudanças. Por conta de suas características, o líder transformacional, muitas vezes, é confundindo com o líder carismático. Contudo, conforme veremos a seguir, ele vai muito além do líder carismático. A liderança transformacional buscar “dar poder” aos subordinados e às equipes (empowerment), dando autonomia e incentivando os subordinados e as equipes a se comprometerem com as metas e os objetivos organizacionais. Através do empowerment (mais autonomia e poder de decisão aos trabalhadores), os membros da organização do nível tático e operacional adquirem maior responsabilidade e controle sobre suas ações. O empowerment dá à organização mais flexibilidade e rapidez de resposta ao ambiente. Por outro lado, pode trazer alguns problemas no que se refere ao controle do comportamento dos funcionários.

    Segundo Bass (1990)7 , os lideres podem adotar quatro estilos de comportamentos transformacionais:

    Influência idealizada: o líder estimula o orgulho e ganha o respeito e a confiança de seus subordinados. Ele oferece uma visão e o sentido da missão.

    Motivação inspiracional: o líder comunica as suas altas expectativas. Ele utiliza símbolos para focalizar os esforços e manifesta propósitos importantes de maneira simples.

    Estimulação intelectual: o líder promove a inteligência e a racionalidade de seus liderados. Além disso, desenvolve a cuidadosa resolução dos problemas.

    Consideração individualizada: o líder fornece orientação personalizada para cada liderado. Ele orienta, aconselha e trata cada funcionário de forma individualizada.

    Liderança Carismática: Como o próprio nome já diz, a liderança carismática é baseada no carisma do líder. Os liderados observam os comportamentos do líder e o atribuem certas características extraordinárias e “heroicas”. O líder é autoconfiante e inspira confiança nos liderados. O líder carismático possui habilidade de articulação e é visto como um agente de mudanças, que possui visão e metas claras, e é capaz de convergir os esforços em busca dessa visão.

    Liderança Servidora: Nesse tipo de liderança, o líder atua como se fosse “servo” de seus liderados. O líder-servo faz tudo que está ao seu alcance para ajudar e apoiar seus liderados. Ele remove barreiras e fornece os recursos necessários à realização do trabalho e ao alcance das metas e objetivos organizacionais.

  • GABARITO C

    Liderança Carismática: Como o próprio nome já diz, a liderança carismática é baseada no carisma do líder. Os liderados observam os comportamentos do líder e o atribuem certas características extraordinárias e “heroicas”. O líder é autoconfiante e inspira confiança nos liderados. O líder carismático possui habilidade de articulação e é visto como um agente de mudanças, que possui visão e metas claras, e é capaz de convergir os esforços em busca dessa visão.

    Liderança Transformacional: Nesse tipo de liderança o líder se preocupa com as necessidades de seus liderados. Ele inspira os seus liderados a transcenderem os seus próprios objetivos e interesses. O líder transformacional causa um impacto profundo e extraordinário, transformando a vida dos seus liderados. Ele busca que os seus seguidores sejam criativos e busquem sempre coisas novas. Os liderados mudam bruscamente de comportamento. Esse tipo de líder é revolucionário, inspirador e transformador, sendo considerado um agente de mudanças.