-
Gabarito D — Segundo o Guia Referencia de Mensuração de Desempenho da Administração Pública: Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.
-
No desempenho organizacional, é fundamental o desenho de indicadores sustentados em critérios claros e amplamente aceitos. Dentre eles, destacam-se aqueles relacionados à conformidade, a critérios e a padrões de qualidade para a realização de processos, atividades e projetos na busca de sua melhor execução.
Indicadores dessa natureza estão relacionados ao critério de
a)eficácia relaciona-se com o alcance dos objetivos.
b)eficiência relaciona-se com o uso dos recursos.
c)efetividade relaciona-se com o impacto na realidade.
d)excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal. Indicadores e padrões de excelência podem ser encontrados no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (IAGP).
e)economicidade está alinhada ao conceito de obtenção e ao uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos. Indicadores de economicidade podem ser encontrados nas unidades de suprimentos.
Bibliografia consultada: Rodrigo Rennó, 2013.
-
excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.
-
Resposta D
Indicadores de desempenho
Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.
O modelo dos 6 Es de desempenho constitui-se nas dimensões de esforços que serão despendidos considerando os resultados desdobrados em outras dimensões do desempenho.
As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e
as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade.
-
Questão linda!
-
No desempenho organizacional, é fundamental o desenho de indicadores sustentados em critérios claros e amplamente aceitos. Dentre eles, destacam-se aqueles relacionados à conformidade, a critérios e a padrões de qualidade para a realização de processos, atividades e projetos na busca de sua melhor execução. Indicadores dessa natureza estão relacionados ao critério de excelência = QUALIDADE.
-
D). Um indicador de esforço.
Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.