SóProvas


ID
1816516
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um profissional analisou a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento em negócio habitual da empresa onde trabalha e encontrou um Valor Presente Líquido (VPL) maior que zero. Tal projeto exige um investimento inicial que se espera ser suficiente para gerar à empresa apenas fluxos de caixa líquidos positivos ao longo dos próximos cinco anos, vida útil do projeto.
Sabendo-se que TIR = Taxa Interna de Retorno do projeto; CMPC = Custo Médio Ponderado de Capital da empresa; e Payback = tempo de retorno exato, nominal ou descontado, do capital investido no projeto, verifica-se que esse projeto apresenta

Alternativas
Comentários
  • Se o VPL é positivo, certamente o TIR é maior que o CMPC e a payback se dará antes do final do projeto.

  • Se o VPL é positivo, então o somatório dos fluxos de caixa descontados é maior que o investimento incial, então o payback tem que ser menor que a vida útil.

  • VPL positivo é sinal de que os fluxos de caixa se sobressaem ao investimento, logo, o payback é menor do que o tempo de vida útil do projeto. O CMPC é a taxa mínima de atratividade para que o investidor queira então aplicar recursos financeiros, é a ponderação dos custos de capital de terceiros e capital próprio da empresa. Ele deve analisar, se a TIR for maior do que qq TMA, deve-se investir no projeto, se for igual, não faz diferença e se for menor, não se deve investir. Assim, como o projeto foi viável, a TIR é maior do que a TMA, que neste caso é o WACC (CMPC).