SóProvas



Questões de Indicadores de Mercado (Lucro por Ação, Payback, Dividend Yeld, Payout, etc)


ID
18928
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na fase de declínio de um produto, depois de tentativas malsucedidas de reposicionamento, e considerando certa taxa requerida, a empresa recebe uma oferta de compra. É recomendável que a empresa continue investindo no projeto quando o Valor

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)
    A resposta diz tudo. Questão muito fácil.

ID
42550
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um pequeno empresário está avaliando se deve ou não implantar um sistema de gestão na sua fábrica. O custo de implantação do sistema está avaliado em R$ 30.000,00, e o principal benefício esperando será uma redução de custos com estoque da ordem de R$ 1.500,00 por mês. Usando o método de análise de payback simples (sem atualização do valor no tempo), pode-se afirmar que o:

Alternativas
Comentários
  • Letra C
    30.000/1.500=20

  • Payback simples é o período de tempo para que o projeto se pague sem levar em consideração o valor do dinheiro no tempo. A questão deixa implícito que os valores mensais a serem economizados são os retornos do fluxo de caixa e correspondem a 1.500 reais. Assim, é só você se perguntar: quantos meses devem se passar até que paguemos um investimento no valor de 30.000 tendo retornos mensais de 1.500? Isto é, Payback simples= 30.000/1.500 = 20 meses.


ID
118096
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2002
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

"Payback" é um método que consiste no cálculo do período necessário para que a organização recupere, através da geração dos fluxos de caixa, um investimento feito em um projeto. Dentre as alternativas a seguir, identifique uma falha desse modelo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

    DESVANTAGENS DO MÉTODO DO "Payback"

    O método do "Payback" apresenta o inconveniente de não ter em conta os cashflows gerados depois do ano de recuperação, tornando-se assim, desaconselhável na avaliação de projetos de duração com longa duração.

    "Payback" valoriza diferentemente os fluxos recebidos em  períodos diferentes, mas apenas segundo o critério dualista: antes ou depois do"Payback", sendo indiferente o período em que recebe dentro de cada um destes intervalos.

     


    CORAGEM, FÉ E PERSEVERANÇA, PARA ALCANÇAR O TOPO.


ID
132457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.

O capital de giro é um valor monetário que a organização possui para fazer frente aos compromissos diários de operação.

Alternativas
Comentários
  • Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso.O Capital de Giro é aquele recurso que auto financia a atividade principal de uma empresa, ou seja, é o capital necessário para continuar a adquirir os bens que serão revendidos no volume que o seu mercado consome, e continuar a obter a sua principal fonte de renda perenemente. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_de_giro
  • "Diário" é um termo usado na questão que pode gerar dúvida. "Diário" aqui foi utilizado no sentido de rotineiro e não no sentido de UM único dia.
  • O Capital de Girol não se trata só de valor monetário


ID
151438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência a noções de administração financeira, julgue os
itens que se seguem.

O tempo necessário para se recuperar um investimento efetuado é chamado de payback.

Alternativas
Comentários


  • Payback
    é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser

  • Questão correta.

    Complementando o comentário da colega abaixo.

    O Pay Back é uma das técnicas de análise de investimento mais comuns que existem. Consiste em umas das alternativas mais populares ao VPL. O Pay Back leva em conta o tempo do investimento e conseqüentemente é uma metodologia mais apropriada para ambientes com risco elevado.

    Este método visa calcular o nº de períodos ou quanto tempo o investidor irá precisar para recuperar o investimento realizado. Um investimento significa uma saída imediata de dinheiro. Em contrapartida se espera receber fluxos de caixa que visem recuperar essa saída. O Pay Back calcula quanto tempo isso irá demorar.

  • O Payback é um método utilizado para saber o tempo de retorno de um investimento, como já foi dito acima.
    Acrescento apenas que apesar de muito usado, é ele um método não eficiente pois não atualiza os valores, não considera o valor do dinheiro relativo ao tempo; e o prazo aceitável para o retorno do investimento são de 2 anos. Prazo menor que 2 anos sugere negócio ilícito.
  • Algumas bancas cobram conteúdos de matemática financeira dentro de AFO. Quem tá estudando AFO.... é bom conhecer pelo menos as principais fórmulas!!
  • Payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até aquele momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento.


ID
152359
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um dos maiores dilemas da administração do capital de giro é a relação risco versus retorno.
Em geral, as empresas têm necessidade de fazer três tipos de investimentos: em Ativo Permanente, em Capital de Giro Fixo e em Capital de Giro Sazonal, podendo o gestor financeiro utilizar diversas abordagens para financiar os investimentos da empresa.

A abordagem denominada risco mínimo apresenta a característica de que

Alternativas
Comentários
  • b) Abordagem de risco mínimo
     
    Uma postura de minimização do risco pode ser adotada através de uma abordagem conservadora para o financiamento do capital de giro.
     
    O risco é colocado em níveis mínimos em razão de a empresa não necessitar utilizar de sua capacidade de captação de recursos a curto prazo, a qual seria acionada somente para atender a necessidades financeiras inesperadas (imprevistas). O custo desta abordagem seria bem elevado, em razão da preferência por créditos a longo prazo (normalmente mais onerosos que os de curto prazo) e da ociosidade desses recursos em vários períodos.

ID
185677
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O método do payback para avaliação de alternativas de investimento apresenta pelo menos três problemas, que devem ser identificados a seguir.

Alternativas
Comentários
  • DESVANTAGENS DO MÉTODO DO PB

    O método do PB apresenta o inconveniente de não ter em conta os cash
    flows gerados depois do ano de recuperação, tornando-se assim, desaconselhável na avaliação de projectos de longa duração.

    O PB valoriza diferentemente os fluxos recebidos em diferentes períodos, mas apenas segundo o critério dualista: antes ou depois do PB, sendo indiferente o período em que recebe dentro de cada um destes intervalos.

  • Trecho extraído do livro do Ross (2010), página 221, que ajuda a elucidar a questão:

    Vantagens e Desvantagens da Regra do Período de Payback

    Vantagens:
    - De fácil compreensão
    - Leva em conta a incerteza de fluxos de caixa mais distantes
    - Tem um viés em favor da Liquidez

    Desvantagens:
    - Ignora o valor do dinheiro no tempo
    - Exige um período de corte arbitrário
    - Ignora fluxos de caixa além da data de corte
    - Tem um viés contra proetos de longo prazo, tais como os de pesquisa e desenvolvimento de novos projetos.

    Bons estudos!



  • O que de fato seria " o método do payback ignorar a distribuição dos fluxos de caixa dentro do período de payback?" A única coisa que consegui pensar foi na questão de não considerar o valor do dinheiro no tempo (logo ignorar a distribuição), mas não tenho certeza e não achei referência. Ross se atem apenas aos outros pontos da resposta, me deixando a dúvida entre a letra "A" e "B".
  • Ignorar a distribuição do fluxo de caixa dentro do período de payback, ou seja, não considerar a ordem dos recebimentos.

    Por exemplo, 2 projetos A e B:

    A -->  fluxo de 30 no ano 1 e fluxo de 20 no ano 2
    B --> fluxo de 20 no ano 1 e fluxo de 30 no ano 2

    O payback dos projetos pode ser o mesmo, mas o projeto A é mais atrante, pois recebe o fluxo maior mais cedo. Assim seu VPL será maior.
  • Dentre os problemas do método do payback, podemos listar:

    - não descontar os fluxos de caixa futuros (no caso do payback simples)

    - ignorar a distribuição dos fluxos de caixa dentro do período do payback

    - ignorar os fluxos de caixa após o momento de recuperação do investimento

    - estabelecer um padrão arbitrário do período do payback

               Temos 3 destes itens na alternativa B.

    Resposta: B


ID
234559
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O Valor Presente Líquido é uma função:

Alternativas
Comentários
  • O VPL é uma função inversa da TMA (i).


    VPL = ? Flx / (1 + i)^n

  • Questao estranha. De fato, o VPL tem funcao inversa com a taxa de juros. Qto maior a tx, maior o desconto, menor o VPL. Porem, qto maior o Fluxo de Caixa, maior o VPL, o que tornaria a altermativa "c" tb correta.

    N entendi
  • Pensem que o VPL a uma taxa, digamos, 5% seja 10.000 e, conforme cresce a taxa (6%, 8%, etc), o VPL só vai caindo.... então sim, ela é decrescente da taxa de atratividade.

  • Pela fórmula você mata a questão

     


ID
319507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A política de dividendos refere-se ao montante e à distribuição dos dividendos ao longo do tempo. Com relação a essa parcela da destinação dos resultados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém saberia explicar porque é a A e não a D ou a E?
  • a) payout = dividendos por ação / lucro por ação - portanto quanto maior o payout maior será a distribuição de dividendos, isso fará com que a empresa retenha menos lucro pra financiamento de suas atividades
    d) não encontrei nada sobre a letra d)
    e) em minha opinião uma maior distribuição de dividendos atrai investidores, que estarão recebendo uma parcela boa do lucro da empresa.
    valeu

  • Artigo que explica as teorias da irrelevância e residual:

    http://www.artigonal.com/investimentos-artigos/politica-de-dividentos-3691627.html
  • Teorema de Modigliani-Miller

    De acordo com Modigliani e Miller, em mercados perfeitos (inexistência de impostos; informação simétrica; inexistência de custos de corretagem; taxas de juros iguais para investidores e empresas) a estrutursa de capital de uma empresa não afeta seu valor. Concluiram, então, que o custo de capital próprio de uma empresa alavancada é igual ao custo do capital próprio de uma empresa não alavancada na mesma classe de risco, mais um prêmio pelo risco cujo tamanho depende da diferenã entre os custos de dívida e capital próprio de uma empresa não alavancada e do montante da dívida usado.
  • A) payout = dividendo distribuído/lucro líquido do exercício. Logo, caso se tenha uma taxa elevada de payout, significa que a empresa prioriza a distribuição de dividendos, sobrando menos recursos do L.L para reinvestimento ou financiamento da empresa. (CORRETO).

    B) Primeiro, não existem critérios objetivos para a escolha da política ótima de dividendos, depende da estratégia da empresa. Por outro lado, na prática, visa-se  à MAXIMIZAÇÃO do valor de mercado das ações e não o contrário. (ERRADO).

    C) A teoria residual propõe que o dividendo deve ser um resíduo, isto é, somente seja distribuído após aproveitadas todas as oportunidades de investimento. (ERRADO).

    D) A teoria da irrelevância segue as ideias de Modigliani e Miller, que afirmam que em mercados eficientes o valor da empresa é determinado exclusivamente pela relação risco-retorno dos ativos da empresa, isto é, a política de dividendos é irrelevante e não altera o valor da empresa. Em outras palavras, a estrutura de capital é irrelevante para determinar o custo médio ponderado de capital, que é constante independente das fontes de financiamento utilizadas. (ERRADO).

    E) Essa alternativa faz referência à teoria da relevância dos dividendos. Assim, ao contrário do que afirma a assertiva, maior distribuição corrente de dividendos gera maior ESTABILIDADE e, consequentemente, MENOR incerteza aos investidores. É a teoria do "pássaro na mão". Isso significa que os dividendos correntes são menos arriscados do que os ganhos futuros e, portando, diminuem a incerteza do investimento, diminuindo o retorno exigido por acionistas e, assim, aumentando o valor da ação.(ERRADO).

  • Uma aula esse comentário. Parabéns!


ID
338317
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

São métodos de análise de investimentos, EXCETO:

Alternativas

ID
350017
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinado projeto gera um fluxo financeiro que implica um dispêndio inicial de R$ 1.000,00, seguido de receitas consecutivas, nos anos subsequentes, de R$ 300,00 no primeiro ano, R$ 500,00 no segundo ano e, a partir do terceiro ano (inclusive), receitas de R$ 100,00 por cinco anos.
O período de payback do projeto, em anos, é

Alternativas

ID
350032
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa toma a decisão de investir para expandir suas atividades. Tal decisão aumentará o valor de mercado da empresa se o(a)

Alternativas

ID
456823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quanto ao orçamento de capital, julgue os itens a seguir.

O método do período de recuperação do investimento (payback) é largamente utilizado para calcular qual o tempo necessário para que o investimento inicial seja recuperado. A sua principal vantagem é considerar o valor do dinheiro no tempo, bem como as entradas de capital produzidas após o período em que o investimento inicial foi recuperado.

Alternativas
Comentários
  • Errada 
    Payback, que em português significa retorno, é uma técnica de análise de investimento bastante utilizada atualmente. A definição técnica para payback é que ele calcula o tempo entre o investimento/empréstimo inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento/empréstimo. Em sua definição mais simples, "Trata-se de um método que mensura o tempo necessário para que sejam recuperados os recursos investidos em um projeto (BRAGA, 1998)."
     
     
    Fórmula payback:
     

    O método de Payback, segundo Gitman (2001), é largamente difundido, podendo ser utilizado tanto por grandes empresas para análise de pequenos investimentos, quanto por pequenas empresas, por ser um método simples e acessível. Trata-se, sobretudo, de um critério para avaliar riscos, tornando-se mais atraente para projetos que necessitam de recuperação de capital em espaço de tempo mais curto.
     
     
       Vantagens do método Payback:
     
    ·         Cálculo simples e de fácil compreensão;
    ·         Fornece o grau de liquidez e o risco do projeto;
    ·         Aumenta a segurança nos negócios da empresa;
    ·         Avaliação adequada para projetos de tempo limitado. 
  • DESVANTAGENS DO MÉTODO DO PB
    • O método do PB apresenta o inconveniente de não levar em conta as entradas de caixa geradas depois do ano de recuperação, tornando-se assim, desaconselhável na avaliação de projetos de longa duração.
    • O PB valoriza diferentemente os fluxos recebidos em diferentes períodos, mas apenas segundo o critério dualista: antes ou depois do PB, sendo indiferente o período em que recebe dentro de cada um destes intervalos.
  • Quem considera o valor do dinheiro no tempo é o Payback descontado.


ID
496219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência a noções de administração financeira, julgue o item que se segue.

Considere que, em uma operação comercial, sejam apresentadas duas opções de pagamento da dívida:
> 10 parcelas com juros compostos de 1,5% ao mês; ou
> 24 parcelas com juros compostos de 4,7% ao trimestre.
Nessa situação, o uso do cálculo da equivalência de taxas permite identificar a melhor alternativa.

Alternativas

ID
496228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência a noções de administração financeira, julgue o item que se segue.

O tempo necessário para se recuperar um investimento efetuado é chamado de payback.

Alternativas
Comentários
  • "Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto."

  • CERTO.

    "Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto."


ID
600265
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Tratando-se de Orçamento de Capital, uma das técnicas clássicas utilizadas para análise de um projeto de investimento é a do Valor Presente Líquido (VPL). O VPL é obtido subtraindo-se o investimento inicial, do valor presente das entradas de caixa, descontadas a uma taxa definida pela empresa. A taxa utilizada para desconto das parcelas a serem trazidas a valor presente é relativa:

Alternativas
Comentários
  • A O VPL de um projeto é a soma dos valores presentes dos fluxos de 
    caixa descontados a uma taxa de desconto subtraída do investimento inicial.
    É utilizado o Custo de Capital geral como taxa de desconto para se chegar ao VPL.

ID
600274
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa Portões Dindin Ltda. está negociando uma compra com um dos seus fornecedores e recebeu dele duas alternativas para pagamento: à vista, no valor de R$ 9.500,00, ou com dois meses de prazo, no valor de R$ 10.000,00. Considerando uma taxa de juros compostos de 3% ao mês e sem levar em conta qualquer tipo de imposto, a opção de compra mais vantajosa para a Portões Dindin é

Alternativas
Comentários
  • m=c(1+i)^t
    10000=c (1,03)^2
    10000=c.1.0609
    c= 9.425,96 --> valor do capital menosos juros < valor a vista (R$ 9.500)
  • Acho que seria importante a questão dizer que os 10.000 já estão com os juros embutidos. Dá a entender quer os 3% é para calcular em cima dos 10.000, difícil fazer questão adivinhando.
  • entendi esse negócio dos juros aí, mas como gastar 10000 é mais vantajoso que gastar 9500?

  • Na questão não fala sobre nenhuma restrição que o comprador tem no começo do mês ou ao longo dele.

    Se ele tem condição de pagar 9500 à vista (A questão não fala que não tem) como que 10.000 ao longo de 2 meses é mais vantajoso?

    Ainda que o valor de referência seja 9425,96, 10.000 a prazo é menos vantajoso que 9500,00 à vista se não há nenhuma ressalva.

  • O que deve ser entendido é que nem sempre a compra à vista será mais vantajosa do que a prazo...

    Se você fizer o cálculo de acordo com as informações fornecidas na questão, ficará da seguinte maneira:

    VF=VP.(1+i)^t => VP=VF/(1+i)^t

    => VP= 10.000/(1+0,03)^2

    => VP = 10.000/ 1,0609

    => VP = R$9.425,95 Reais , ou seja, sairá mais barato do que pagar R$9.500,00 Reais à vista , entenderam?

    Gabarito : B de bons estudos !


ID
847051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos às funções e ao papel do Estado.

Em regra, é muito elevado o payback dos projetos de infraestrutura executados pelo Estado, na qualidade de promotor do desenvolvimento econômico.

Alternativas
Comentários
  • Geralmente o payback é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. Uma vez que o investimento do Estado em infraestrutura tem um retorno financeiro a longo prazo, a questão pode ser dada como correta.
  • O payback é elevado pois investimentos em infra estrutura demandam alta aplicaçao de recursos inciais. Por exemplo: para se construir um sistema de saneamento exige-se alto investimento inicial em tubulaçoes, sistema de drenagem, estaçoes elevatórias etc., em contrapartida o retorno virá das "baixas" taxas inidividuais pagas por cada contribuinte, que garantirao o retorno a longo prazo da empresa.


ID
857524
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A indústria G adota o custeio por absorção para alocar o custo a seus produtos, e o método do Mark-up para atribuir um preço de venda a esses produtos, independente de outras possíveis análises e alternativas de precificação. Com relação a um novo produto que está lançando no mercado, a indústria fez as seguintes anotações, referentes somente ao aludido produto:

• Despesas de venda = 18,5%
• Despesas administrativas = 10,5%
• Margem de lucro desejada = 8,5%

Considerando única e exclusivamente os dados recebidos aliados à boa técnica do estabelecimento de preço de venda pelo método Mark-up, e desconsiderando qualquer tipo de imposto, o marcador a ser utilizado para estabelecer o preço de venda do produto aplicado sobre o custo, é

Alternativas
Comentários
  • Consideremos PV=100%, subtraindo os dados da questão teremos: 100%-18,5%-10,5%-8,5% =62,5%

    Analisando os dados da questão, depreeende-se que 62,5% corresponde ao custo do produto.

    Assim, para encontrar o MKM (dica: MKM sempre maior que a unidade e MKD sempre menor que a unidade) além disso a própria questão reforça a ideia do MKM no trecho "marcador a ser utilizado para estabelecer o preço de venda do produto aplicado sobre o custo", temos:

    MKM=PV/Custo ou MKM=100%/62,5%

    MKM=1,6

    Gabarito D


ID
887512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação a análise de risco, estudo de mercado, análise de projetos e elementos de finanças empresariais, julgue o  item  subsequente. 


No mercado monetário, os negócios são realizados com a intenção de liquidação das operações em médio e longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • O mercado monetário é criado por uma relação entre fornecedores e demandantes de fundos de Curto Prazo (com prazo de vencimento de no máximo 01 ano).

     

  • Mercado de capitais ou ''de valores mobiliários” = LP (ações)

    Monetário = CP (liquidez -> títulos públicos)


ID
887521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca de orçamentos empresariais, elementos de finanças e legislação reguladora de combustíveis, julgue o  item  seguinte. 


O período de payback é definido em função do tempo necessário para que os fluxos de caixa, proporcionados pelo investimento inicial, retornem o lucro esperado.

Alternativas
Comentários
  • Retornem o valor do investimento. não o lucro

  • O período de payback é definido em função do tempo necessário para que os fluxos de caixa, proporcionados pelo lucro esperado, retornem o investimento inicial.


ID
891745
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma determinada empresa tem uma proposta para aplicar R$100.000,00 na construção de um novo equipamento, cujo preço de venda em um ano é de R$150.000,00. Considerando a taxa de retorno para investimentos semelhantes no mercado de 5%, qual é o VPL do projeto?

Alternativas
Comentários
  • VPL: ajuda-nos a dicidir em qual projeto devemos investir, do ponto de vista da entrada e saída de caixa.
    Por meio dele, descobrimos qual projeto é viável ou não.
     Por exemplo:
     a) Se o valor do VPL é maior que 0, o projeto é viável! Vale a pena investir.
     b) Se o valor do
    VPL é menor que 0, o projeto não é viável. Devemos rejeitá-lo.
     Resolução:
    VPL = Montante x tempo - Capital Investido
                               (1 + Taxa)t
     
    VPL = 150.000 x 1 - 100.000
               (1,05)1
     VPL = 150.000 - 100.000
               1,05
     VPL = 142.857,14 - 100.000
     VPL = 42.857,14
    Resposta: A






           

     
     

ID
903490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O método de avaliação utilizado como técnica de análise de projetos, aplicada para pequenos valores, mas que não assume valor e dinheiro no tempo, é denominado

Alternativas
Comentários
  • O payback simples não considera os valores presentes, e portanto essa é uma de suas desvantagens. Entretanto, para pequenos valores esse método é um indicador razoável, pois indica o tempo necessário para que o projeto se pague com os retornos não descontados.


ID
968260
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação a Métodos de Análise de Investimentos, o indicador que denota o tempo de recuperação do investimento, mas não deve ser utilizado, de forma isolada, na tomada de decisões sobre alternativas de investimentos, uma vez que não considera os valores dos fluxos de caixa a partir do ponto de retorno do capital investido, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Payback é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser

    Qualquer projecto de investimento possui de inicio um período de despesas (em investimento)a que se segue um período de receitas liquidas(liquidas dos custos do exercício). As receitas recuperam o capital investido. O período de tempo necessário para as receitas recuperam a despesa em investimento é o período de recuperação

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Payback
  • A questao seria muito mais fácil de ser entendida se nao tivesse tantas vírgulas que por sinal a maioria eh desnecessária na frase.


ID
969043
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O proprietário de um estabelecimento comercial deseja investir R$ 5.000 na aquisição de frigoríficos. Ele projeta fluxos anuais de R$ 1.500, R$ 1.800, R$ 2.400 e R$ 2.800. Uma análise inicial, utilizando o método de Payback Simples, mostrou que o retorno ocorrerá em:

Alternativas
Comentários
  • ano   fluxo de caixa     Saldo

     0      - 5.000,00         -5.000,00

    1        1.500,00          -3.500,00 

    2        1.800,00          -1.700,00

    3        2.400,00              700,00        

    4        2.800,00           3.500,00

      Cálculo

    2 + 1.700,00/2.400,00 =  2.7083   2 anos  0,7083 *12= 8,5  meses    e  .5*30= 15      


    gab B 

    2 Anos 

    8 Meses

    15 Dias

    Espero ter ajudado


                                              

          

  • por que colocou "2+" por favor gostaria de uma explicação...obrigada.


ID
1036918
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Aomedir o retorno do ativo de uma empresa (ROA), o analista contábil busca conhecer:

Alternativas
Comentários
  • ROA= rentabilidade do ativo

    LLex/ A 


  • ROA - Retorno sobre o Ativo

    Este indicador estabelece a eficiência dada pela administração ao Ativo Total utilizado nas operações da empresa.

    ROA= Lucro Líquido/Ativo Total

  • b) Índice de Rentabilidade do Ativo


    A Rentabilidade do Ativo (retorno do ativo ou taxa de retorno sobre investimento) compara o Lucro Líquido do exercício ao total dos recursos aplicados pela entidade (ativo total).


    Rentabilidade do Ativo = Lucro Líquido / Ativo total (ou Ativo Médio)


ID
1062124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores de mercado e às analises horizontal e de liquidez, julgue o item que se segue.

O índice preço/lucro, também chamado de múltiplo de lucros, mostra quanto os investidores estão dispostos a pagar por unidade monetária de lucro gerado pela empresa.

Alternativas
Comentários
  • índice Preço/Lucro de uma ação (também conhecido por múltiplo de lucros ou P/LPA) é um índice usado para medir quão baratos ou caros os preços das ações estão. É provavelmente o mais consistente indicador de ressalva quanto ao otimismo excessivo no mercado. Serve também como um marcador de problemas e de oportunidades de negócio. Relacionando o preço e os lucros por ação de uma companhia, pode-se analisar a avaliação de mercado das ações de companhias relativa à riqueza que a companhia está criando realmente. O índice P/L é calculado da seguinte forma:

    O preço por ação (numerador) é o preço de mercado de uma ação. O lucro por ação (denominador) é o lucro líquido da empresa mais recente do período de um ano, dividido pelo número de ações.

    A razão principal de calcular o índice P/L é tornar comparável para os investidores duas ou mais ações de empresas de diferentes setores. Se uma ação tiver um P/L duas vezes maior do que de uma outra ação, este provavelmente é um investimento menos atrativo (quanto maior for o P/L, mais "cara" estaria a ação). As comparações entre setores entre paísesou entre períodos são perigosas.

    Por exemplo, se a ação A estiver sendo negociada por R$ 24 e o lucro por ação para o período mais recente de doze meses for R$ 3, então o índice P/L é 24/3=8. Isto significa que o retorno do capital de R$ 24 investido na compra, irá ocorrer no período de 8 anos, condicionado à empresa apresentar resultados iguais ao utilizado para calcular o P/L (R$ 3 por ação).

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/?title=%C3%8Dndice_Pre%C3%A7o/Lucro

  • O índice Preço/Lucro de uma ação (também conhecido por múltiplo de lucros) é um índice usado para medir quão baratos ou caros os preços das ações estão ou, dito de outra forma, qual a disposição dos investidores ou quanto querem pagar pelo lucro gerado pela companhia.
    É o indicador de ressalva mais consistente quanto ao otimismo excessivo no mercado. 
    Relacionando o preço e os lucros por ação de uma companhia, pode-se analisar a avaliação de mercado das ações de companhias relativa à riqueza que a companhia está criando realmente. 
    Fórmula: P/L = Preço por Ação / Lucro por Ação
    Gabarito: CERTO.
  • Como vimos, pode-se dizer que o múltiplo de lucros é um índice usado para medir quão baratos ou caros os preços das ações estão. É provavelmente o mais consistente indicador de ressalva quanto ao otimismo excessivo no mercado. Serve também como um marcador de problemas e de oportunidades de negócio. Relacionando o preço e os lucros por ação de uma companhia, pode-se analisar a avaliação de mercado das ações de companhias relativa à riqueza que a companhia está criando realmente.


ID
1062127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores de mercado e às analises horizontal e de liquidez, julgue o item que se segue.

O índice dividend yield mede a rentabilidade dos dividendos pagos por uma empresa em relação ao preço de suas ações.

Alternativas
Comentários
  • Dividend Yield ou DY  É um índice criado para medir a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações. Este índice traz o benefício de poder comparar a rentabilidade dos dividendos entre empresas.

    Por isso...CERTA


    Bons Estudos!

  • dividend yield é um indicador da política de dividendos de uma companhia. Ele indica a remuneração do acionista realizada sobre o capital investido (valor pago pela empresa). É o dividendo pago por ação de uma empresa, dividido pelo preço da ação. 
    Quanto maior, maior está sendo o resultado da empresa, ou melhor, está sendo sua política de distribuição de lucros.
    Fórmula: Dividendos por Ação / Preço de Mercado da Ação
    Gabarito: CERTO.
  • Dividend Yield ou DY =dividendos x 100/cotação da ação

    Retirado de anotações do material do curso Estratégia Concursos 2016

  • Gabarito: Certo.

    Comentário:

    Como acabamos de ver, O índice dividend yield mede realmente a rentabilidade dos dividendos pagos por uma empresa em relação ao preço de suas ações. Este índice traz o benefício de poder comparar a rentabilidade dos dividendos entre empresas.

  • DIVIDEND YIELD = RENDIMENTO DE DIVIDENDOS.


ID
1062133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores de mercado e às analises horizontal e de liquidez, julgue o item que se segue.

O ciclo das operações financeiras engloba o conjunto de decisões inerentes à definição e à adequação da capacidade produtiva da empresa ao nível de atividade a ser empreendido, mediante estabelecimento de investimentos em ativos permanentes.

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de operações financeiras, relacionado à estrutura de recursos para o ciclo de investimento e operação, compreendendo operação de capital (longo prazo) e tesouraria (curto prazo).

    Ciclo de investimento, o qual é o período em que a empresa adéqua sua capacidade de produção em relação ao nível de atividade a ser empreendido.
    Ciclo de exploração, o qual é a necessidade de recursos para a atividade empreendida, variando de acordo o nível de atividade.
    Fonte: http://visaoeconomica.wordpress.com/
  • Do ponto de vista da gestão financeira, costuma-se dividir as atividades em três ciclos:

    Ciclo de financiamento – Corresponde às atividades de obtenção de fundos destinadas a financiar os investimentos e às necessidades de financiamento do ciclo de exploração. 
    Ciclo de investimento – Engloba o conjunto de atividades e decisões respeitantes à análise e seleção de investimentos ou desinvestimentos. As operações que a empresa efetua neste ciclo conduzem ao volume de imobilizações com que esta funciona.
    Ciclo de exploração (ou das operações financeiras) – Corresponde às atividades e decisões ao nível do aprovisionamento, produção e comercialização, ou seja, das operações que conduzem aos consumos e obtenção de recursos da empresa que vão corresponder aos custos e proveitos operacionais no resultado. 
    A assertiva está tratando do Ciclo de Investimento.

    Gabarito: ERRADO.
  • Não consegui entender o que a questão ta pedindo. É para julgar a assertiva em relação a análise vertical e horizontal ?

    Se puderem esclarecer, desde ja, obrigada !

  • Jéssica, vc está muito longe de Deus

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    ciclo das operações financeiras refere-se ao conjunto de decisões relativas à definição da estrutura de recursos necessária ao financiamento dos investimentos de capital e do ciclo de exploração (necessidades cíclicas da empresa). Em outras palavras, corresponde à definição da estrutura financeira da empresa, compreendendo operações de capital (longo prazo) e operações de tesouraria (curto prazo). 

    Já o ciclo de investimentos engloba o conjunto de decisões inerentes à definição e à adequação da capacidade produtiva da empresa ao nível de atividade a ser empreendido, mediante estabelecimento de adequada estrutura de investimentos em ativos permanentes em função do nível de atividade a ser empreendido.

    Nota importante: O CESPE buscou essa questão em um material bem antigo (1998), intitulado “O modelo dinâmico de gestão financeira de empresas: procedimentos de operacionalização”, de Antônio Dias Pereira Filho, em que ele cita um autor português (Neves, 1989), o qual divide o ciclo financeiro (ligado à necessidade de capital de giro) em três: ciclo de investimento, ciclo de exploração e ciclo das operações financeiras)

    Coisas que de vez em quando o Cespe faz conosco.

  • O ciclo de operações financeiras está relacionado à estrutura obtenção de recursos que podem ser alocados aos ciclos de investimento e operação, corresponde à definição da estrutura financeira da empresa, compreendendo operações de capital (longo prazo) e operações de tesouraria (curto prazo).

    Já o ciclo de investimentos é o conjunto de decisões inerentes à definição e/ou adequação da capacidade produtiva da empresa, mediante estabelecimento de adequada estrutura de investimentos em ativos permanentes, em função do nível de atividade a ser empreendido.

    Desta forma, podemos ver que a banca inverteu os conceitos, sendo assim, a questão está incorreta.

    Fonte: Profs. Luís Eduardo e Rafael Barbosa

  • GAB. ERRADO

    ciclo operacional – CO  de uma empresa é o tempo decorrido desde o momento em que ela realiza suas compras de mercadorias junto aos fornecedores até o instante em que recebe o valor das vendas de seus clientes. Compra de Mercadorias>>>> Recebimento da Venda

    ciclo financeiro – CF , também chamado de  ciclo de caixa é momento em que empresa efetua o pagamento das compras de mercadorias até o instante em que ela recebe o valor das vendas efetuadas aos clientes. Pagamento das Compras>>>> Recebimento da Venda

    O ciclo econômico - CE de uma empresa é do momento da compra da matéria-prima (compra de mercadorias) até o pagamento a fornecedores. Compra de Mercadorias>>> Pagamento de Fornedores

    Pode-se dizer que o Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Ciclo Financeiro

    Material - Direção Concursos

  • Errado

    Ciclo Operacional

    É o período médio de tempo que vai da data de compra até o recebimento pela venda. Se você já souber o Ciclo Econômico, basta somar o Prazo Médio de Recebimentos para descobrir qual o Ciclo Operacional.

    Quanto menor for seu ciclo operacional, menor será a dependência de sua empresa em utilizar seu capital de giro para financiar suas atividades.

    Ciclo Financeiro

    É o período que vai desde o pagamento aos fornecedores até o recebimento de seus clientes. Observe que ele não comporta o ciclo econômico, pois aqui conta somente a data do pagamento ao fornecedor e a data de recebimento dos clientes.

    Quanto maior for o prazo dado por seus fornecedores e menor o período que seus clientes precisam para pagar, mais dinheiro disponível em caixa sua empresa terá e menor será a dependência de financiamentos ou de pagamento de juros bancários, por exemplo.

  • Comentário:

    O ciclo das operações financeiras refere-se ao conjunto de decisões relativas à definição da estrutura de recursos necessária ao financiamento dos investimentos de capital e do ciclo de exploração (necessidades cíclicas da empresa). Em outras palavras, corresponde à definição da estrutura financeira da empresa, compreendendo operações de capital (longo prazo) e operações de tesouraria (curto prazo).

    Já o ciclo de investimentos engloba o conjunto de decisões inerentes à definição e à adequação da capacidade produtiva da empresa ao nível de atividade a ser empreendido, mediante estabelecimento de adequada estrutura de investimentos em ativos permanentes em função do nível de atividade a ser empreendido.

    Nota importante: O CESPE buscou essa questão em um material bem antigo (1998), intitulado “O modelo dinâmico de gestão financeira de empresas: procedimentos de operacionalização”, de Antônio Dias Pereira Filho, em que ele cita um autor português (Neves, 1989), o qual divide o ciclo financeiro (ligado à necessidade de capital de giro) em três: ciclo de investimento, ciclo de exploração e ciclo das operações financeiras).

    Coisas que de vez em quando o Cespe faz conosco.

    ------------------------------

    Fonte: Prof. Daniel Negreiros


ID
1068739
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para ROSS, WESTERFIELD e JAFFE (2008), os índices capazes de demonstrar as informações contidas nas demonstrações financeiras de uma empresa são, exceto:

Alternativas

ID
1140712
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

“A expressão do ________________________________ de uma série formada por n capitais considerando a taxa de juros i com período igual à periodicidade dos pagamentos.” (LAPPONI, 1996), pode também ser definida como “valor atual dos fluxos futuros associados ao investimento, descontado o investimento inicial.” (SOBRAL; PECI, 2013)

A lacuna acima se preenche com a seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • O mais legal é que a própria questão já da a resposta, apenas utilizando outras palavras, se a pessoa matar esta charada ela responde tranquilamente esta questão mesmo sem precisar ser um expert no assunto.


ID
1194892
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação aos métodos utilizados na avaliação econômica de projetos, tem-se:

I. Payback simples e Payback ajustado

II. Valor econômico adicionado – VEA

III. Taxa interna de retorno – TIR

IV. Valor presente líquido do Fluxo de Caixa – VPL

V. Taxa de Retorno sobre o Capital investido

Utilizam a abordagem do fluxo de caixa APENAS os métodos.

Alternativas
Comentários
  • V - correto seria Taxa INTERNA de retorno


ID
1214254
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na gestão fnanceira, a análise dos resultados contábeis e fnanceiros é feita por meio de indicadores que têm por objetivo verifcar tendências dos fatos e fornecer subsídios para o processo de tomada de decisão. Sobre a análise dos indicadores econômicos e fnanceiros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) Na análise DE SÉRIE TEMPORAL é avaliada a situação da empresa em relação ao desempenho passado.

     b) A análise COMPARATIVA envolve a comparação dos índices fnanceiros de diferentes empresas no mesmo instante, ou, mediante índices da empresa e os índices médios do setor industrial.

     c) Índices de atividade são índices usados para medir a velocidade, rapidez com que várias contas são transformadas em vendas ou caixa.

     d) Índices de ENDIVIDAMENTO destacam a relação entre as fontes de capital da empresa, ou seja, o posicionamento do capital próprio frente ao capital de terceiros.

     e) Índices de LUCRATIVIDADE são medidas que relacionam os retornos da empresa com as vendas, os ativos ou o patrimônio líquido.


ID
1244164
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para aumentar TRI (Taxa de Retorno dos Investimentos) quais decisões devem ser tomadas pelos gestores?

Alternativas
Comentários
  • ROI=Lucro líquido÷Total de ativos

    Representa o retorno que o ativo total empregado oferece. Utilizado geralmente para determinar o retorno que uma empresa dá.

    (https://pt.wikipedia.org/wiki/Retorno_sobre_investimento)

  • Alternativa (B).
    TRI = Lucro/Ativo.
    Para aumentar a TRI deve-se aumentar o lucro e/ou diminuir o ativo.


ID
1257322
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Observe a tabela abaixo.


ANO        I                II              III              IV                V
 0        -6.800        -5.000       -4.500        -8.000       -7.500
 1         4.000         2.500         1.200         2.350         3.300
 2         2.010         1.200         2.390         3.000         4.200
 3         1.500         3.390         2.000         1.900         1.100


Suponha que o período máximo de Payback aceitável seja de dois anos. Assinale a opção que apresenta o projeto adequado para tal situação.

Alternativas
Comentários
  • O unico que não ficou negativo após 2 anos foi o projeto V. Ficou nulo, porém o que representava menos prejuizo. 

    3.300+4.200=7500


ID
1273396
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa apresentou os valores de alguns itens de Demonstração de Resultado, nos anos 2001 e 2002, conforme o quadro a seguir. Com relação à análise econômico-financeira da empresa, e considerando que ela possuia um Patrimônio Líquido no valor de $1000 em 2001, que aumentou para $3000, em 2002, assinale a alternativa correta.

Contas                                             2001                  2002

Receitas operacional                    $1000                $1500

Lucro Bruto                                     $500                  $750
Lucro Operacional                          $300                  $600

Lucro antes de Juros e IR/CS         $280                  $590

Lucro antes de IR/CS                      $220                  $520

Lucro depois de impostos              $145                  $345



Alternativas
Comentários
  • ROE=LL/PL
    ROE1=145/1000=0,145
    ROE2=345/3000=0,115

    ROE2-ROE1 = 0,115-0,145=-0,03=-3%. 

    Logo, o ROE diminuiu em 3% de 2001 para 2002. 

    Gabarito: A.

  • Eu aprendi porcentagem diferente.

    Quando o cara fala em diminuir 0,145 em 3% significa 0,145*0,97 = 0,14065


ID
1311976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando que determinada empresa de engenharia, que investiu R$ 100.000,00 em um projeto para oferecer serviços de consultoria em instalações elétricas prediais, desenvolva um serviço de consultoria por mês e cobre R$ 2.000,00 por consultoria prestada, julgue o seguinte item relativos ao estudo de viabilidade técnico-financeira do projeto.

Se for considerada uma taxa de juros de 1% ao mês, o payback do projeto será inferior a quatro anos.

Alternativas
Comentários
  • Ano 0 : 100.000... (100.000)

    Ano 1 : 24.000 .... (76.000)

    Ano 2 : 24.000 .... (52.000)

    Ano 3 : 24.000 .... (28.000)

    Ano 4 : 24.000 .... (4.000)

    Seria então aproximadamente 4 anos e 2 meses. 

  • Isso sem descontar nada....


  • ERRADO


    Payback descontado é o prazo para recuperar o capital investido, descontando a taxa de juros. Dessa forma, é necessário aplicar o conceito de valor presente líquido, conforme apresentado abaixo.

    FÓRMULAS

    VPL = Fluxo de Caixa / (1 + i)^n                   

    PRD = Valor Atual do Investimento Líquido / valor atual das entradas ou saídas de caixa


    CÁLCULO

    VPL = 100.000,00/ (1+0,01)^1 = 99.009,00

    VPL = 2000/(1+0,01)^1 = 1.980,00

    PDR = 99.009,00 / 1.980,00 = 50 meses






  • Questão capciosa no melhor estilo Cespe.

    Ao colocar a taxa de juros o examinador induziu o candidato a calcular o payback descontado. Entretanto, a questão pede o payback que é de 4 anos e 2 meses (100.000/2.000 = 50 meses).

    Payback # payback descontado.

    Gabarito Certo. 

  • No cálculo do Paulo Brito, como fazer divisão na hoa da prova, sem calculadora: 100.000 / 1,01 credo....

  • Feliciano VI,

     

    Tu calculou certo mas informou o gabarito incorreto. O gabarito da questão é: ERRADO.

    A assertiva concluia: "o payback do projeto será inferior a quatro anos". Conforme calculastes, o payback seria em 4 anos e 2 meses, ou seja, superior a 4 anos.

    Além disso, não se pode dizer que a questão seja capciosa pois o payback descontado daria um prazo de payback ainda maior e se chegaria ao mesmo gabarito.

     

     

  • GABARITO: ERRADO

    Questão puramente teórica, com zero cálculos.

    Se você investir 100 mil hoje, e ganhar 2 mil por mês, levará 50 meses para recuperar o investimento, isso sem considerar a taxa de juros. 50 meses é equivalente a 4 anos e 2 meses.

    Logo, considerando taxa de juros, o tempo com certeza será maior que 50 meses. Assim, com certeza será maior que 4 anos.


ID
1348921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As decisões de investimento nas organizações são tomadas com base nas alternativas possíveis de retorno do capital. Considerando os métodos de avaliação de projetos em finanças, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Sua principal vantagem em relação ao VPL é o payback leva em conta o prazo de retorno do investimento e, conseqüentemente, é mais apropriado em ambientes de risco elevado.

    Investimento implica saída imediata de dinheiro; em contrapartida, espera-se receber fluxos de caixa que compensem essa saída ao longo do tempo. O paybackconsiste no cálculo desse tempo (em número de períodos, sejam meses ou anos) necessário à recuperação do investimento realizado.

    Exemplo: João deseja comprar um computador para desenvolver sites, um computador com todos os recursos e softwares devidamente licenciados sairá no valor de R$3.000,00. João já tem 10 contratos de sites confirmados todos no valor de R$600,00 cada. Se joão leva 1 mês para fazer um site e recebe o pagamento na entrega do mesmo, ele terá reembolsado o valor investido no computador na entrega do 5º site que seria ao final do 5º mês.


    Payback= R$3.000,00 = 5 meses

    Acho que dá pra resumir o payback como uma espécie de equalização entre tempo+dinheiro investido e o retorno de acordo com esse tempo+dinheiro.

    Ou seja, no payback o tempo e o dinheiro estarão sempre qualificados de maneira conjunta.

    Espero ter ajudado, pois foi isso que eu entendi.

    Sucesso e excelentes estudos a todos!

  • b) correto. Se a empresa espera ter retorno em até cinco anos, os projetos que por este prisma apresentem retorno inferior a este período poderão ser aceitos.

     

    c) Seria a igualdade entre os fluxos descontado a uma taxa. A definição da sentença seria para o payback simples.

     

    e) O índice de rentabilidade pode ser usado como uma medida do resultado de cada recurso aplicado. Trata-se de um método complementar de analise, devendo ser utilizado quando existe limitação de capital para investimento, e não igual. Item incorreto.

    PROF. LAPA

  • Alguém pode explicar melhor o erro da letra ''e''?


ID
1479151
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa pretende investir na compra de um novo equipamento cujos benefícios serão: economia de mão de obra dos operadores, redução do desperdício de matérias-primas, redução do custo com energia elétrica e redução dos custos com manutenção. Sabe-se que a vida útil desse equipamento é de 5 anos, que o custo de aquisição é R$ 500.000,00 e também que o custo médio ponderado do capital é de 14% ao ano. Uma análise desse investimento foi elaborada, com destaque para os seguintes dados:

• Fluxo de caixa descontado dos benefícios proporcionados pela aquisição do novo equipamento = R$ 850.000,00;

• Taxa interna de retorno obtido com o investimento = 18% ao ano;

Pay back = 25 meses.

Analisando-se as informações, conclui-se que

Alternativas

ID
1549609
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para os analistas de investimento do Fundo Grab de aquisições, os valores encontrados de quociente de retorno de investimento são suficientes para a decisão de compra de empresas.

Observe a seguir os dados de das Empresas X e S. 

                           Empresas      Valor total de vendas     Lucros registrados         Ativo 
                          Empresa X            R$12.000,00                      R$3.800,00           R$23.000,00
                          Empresa S            R$15.000,00                      R$4.800,00           R$29.000,00 

Diante das informações, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a melhor opção de compra.

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso decidi calcular o Giro do ativo: Vendas/Ativo

    Empresa X: 12.000 / 23.000 = 0,51

    Empresa S: 15.000 / 29.000 = 0,51

    Levando esses valores em conta as duas empresas podem ser adquiridas.

    Espero te ajudado.


ID
1568491
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando o fluxo de caixa abaixo e que o investimento inicial foi realizado em 2014 e que a empresa começou suas operações em janeiro de 2015, o Payback simples será: 


          Fluxo de Caixa do Projeto

          2014           2015          2016            2017              2018            2019             2020

    -1.677.203      375.015    1.092.003    1.400.580      1.447.858      1.447.858       1.447.858

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    Questão bem simples, o que pode confundir é a conversão para dias.

    Ano 1 - 1.092.003

    Ano 2 - 375.015

    Total = 1.467.018


    Investimento                                  1.677.203

    (-) Ano 1 e 2                                 (1.467.018)

    Valor remanescente                         210.185



    x = 210.185/1.400.580 = 0,15 ano


    x = 360*0,15 ano = 54/55dias

ID
1568494
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando o fluxo de caixa abaixo e que o investimento inicial foi realizado em 2014, sendo que a empresa começou suas operações em janeiro de 2015, o Payback descontado, a um custo de oportunidade de 15% a.a, será:


Fluxo de Caixa do Projeto

2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

-1.677.203 375.015 1.092.003 1.400.580 1.447.858 1.447.858 1.447.858

Alternativas
Comentários
  • 375 / 1,15 -> 326 

    1092 / 1,15 -> 949

    1400/1,15 -> 1217

    326+949 -> 1275

    1677 - 1275 = Falta 402

    402 / 1217 => 33% -> 360 dias * 33% -> 118,8 aprox 121 dias

  • Essa questão foi anulada. Talvez pq o correto seria trazer a VP os fluxos até 2014, não apenas descontar 1 ano, mas aí não fecha com nenhuma opção.

  • Fundatec anulou esta questão:

    QUESTÃO: 82 - ANULADA. A resposta correta é 2 anos e 208 dias. Não existe alternativa correta na grade
    de respostas.


ID
1570408
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo e, a seguir, assinale a opção correta.

Pelo ponto de vista gerencial, o critério do período de payback é frequentemente utilizado por empresas ________ e sofisticadas na tomada de decisões de_______ que envolvem montantes relativamente______ .

Alternativas

ID
1608457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No estudo de viabilidade econômico-financeiro de um empreendimento, foram previstas duas alternativas, cujas informações para análise são mostradas na tabela a seguir.


métodos empreendimento A empreendimento B

valor presente líquido (VPL) 50 milhões 60 milhões

taxa interna de retorno (TIR) 15% ao ano 12% ao ano

índice de lucratividade (IL) 1,3 1,1

payback simples 3 anos 2 anos

payback descontado 3,5 anos 2,5 anos


As duas alternativas são mutuamente excludentes e a taxa mínima de atratividade (TMA) é de 10% ao ano. Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.


Se a TMA subir para 20% ao ano, a taxa interna de retorno (TIR) variará proporcionalmente.

Alternativas
Comentários
  • TMA e TIR são completamente independentes.


ID
1608460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No estudo de viabilidade econômico-financeiro de um empreendimento, foram previstas duas alternativas, cujas informações para análise são mostradas na tabela a seguir.


métodos empreendimento A empreendimento B

valor presente líquido (VPL) 50 milhões 60 milhões

taxa interna de retorno (TIR) 15% ao ano 12% ao ano

índice de lucratividade (IL) 1,3 1,1

payback simples 3 anos 2 anos

payback descontado 3,5 anos 2,5 anos


As duas alternativas são mutuamente excludentes e a taxa mínima de atratividade (TMA) é de 10% ao ano. Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.


Há indício de erro na tabela apresentada, pois, quanto maior for o VPL, maior será o IL.

Alternativas
Comentários
  • Se o investimento inicial dos dois projetos fosse o mesmo a questão estaria certa. Mas como não sabemos, não é possível fazer essa afirmação.

  • VPL e IL são independentes.

    Projetos pequenos podem ter uma lucratividade bem elevada, ao passo que projetos enormes podem ter uma lucratividade baixa.

    O inverso também pode ser observado.

     

    Como bem disse o Leonardo, não sabemos o investimento inicial.


ID
1608463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No estudo de viabilidade econômico-financeiro de um empreendimento, foram previstas duas alternativas, cujas informações para análise são mostradas na tabela a seguir.


métodos empreendimento A empreendimento B

valor presente líquido (VPL) 50 milhões 60 milhões

taxa interna de retorno (TIR) 15% ao ano 12% ao ano

índice de lucratividade (IL) 1,3 1,1

payback simples 3 anos 2 anos

payback descontado 3,5 anos 2,5 anos


As duas alternativas são mutuamente excludentes e a taxa mínima de atratividade (TMA) é de 10% ao ano. Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.


Dado o tempo de retorno de investimentos, a alternativa B é mais atrativa, pois o projeto será concluído em menos tempo.

Alternativas
Comentários
  • De fato o VPL é maior em menor espaço de tempo, porém a lucratividade frente ao investimento inicial apresenta-se inferior em relação ao projeto "A".

  • Creio que a justificativa de a questão estar errada seja em decorrêcia da afirmação "o projeto será concluído em menos tempo". O Payback diz respeito ao tempo que será necessário para o recurso investido ser recuperado e não ao tempo de conclusão do projeto. O investimento pode naturalmente ser recuperado e o projeto continuar.

  • Concordo com andre pereira. Comentário do Leonardo Porto pra mim nao fez sentido.

    Casca de banana do cespe. Payback nao determina o prazo de conclusao do projeto, mas sim o prazo de retorno do investimento inicial APOS o projeto ter sido concluído. Trocando em miúdos: Apos o projeto A ter sido concluído, (nao sabemos qual o prazo pois a questao nao informou) Ele demorará 3,5 anos para que seja recuperado o investimenot inicial de 50 milhoes. Já o projeto B, após ter sido concluído (tambem nao sabemos o prazo pois a questao nao informou), demorará 2,5 anos para retornar o investimento inicial de 60 milhoes.

  • Jesus tem razão.

  • Admito, fui ludibriado pela ultima frase.

  • O projeto A é mais atrativo por ter maior TIR. Não seria isso?


ID
1608466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No estudo de viabilidade econômico-financeiro de um empreendimento, foram previstas duas alternativas, cujas informações para análise são mostradas na tabela a seguir.


métodos empreendimento A empreendimento B

valor presente líquido (VPL) 50 milhões 60 milhões

taxa interna de retorno (TIR) 15% ao ano 12% ao ano

índice de lucratividade (IL) 1,3 1,1

payback simples 3 anos 2 anos

payback descontado 3,5 anos 2,5 anos


As duas alternativas são mutuamente excludentes e a taxa mínima de atratividade (TMA) é de 10% ao ano. Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.


Caso a TMA suba para 20% ao ano, o VPL das duas alternativas será menor que zero e os dois projetos se tornarão inviáveis.

Alternativas
Comentários
  • Sim, sempre que a TMA > TIR teremos VPL negativo.


ID
1623970
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As principais atividades dos administradores financeiros estão relacionadas às decisões de investimento e de financiamento. A avaliação e seleção de investimentos de longo prazo e a escolha entre financiamento de capital próprio e de dívida são processos denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: d) Orçamento de capital e estrutura de capital.  


ID
1628224
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

" Obras previstas para aeroportos do interior não saíram do papel. Lançado há um ano e meio, (...) o plano de aviação regional continua em planilhas e estudos técnicos. “


Fonte: ZERO HORA. Publicado em 23 jun. 2015. (Adaptado)


Na elaboração de um parecer técnico, frequentemente se utilizam indicadores para auxiliar a tomada de decisão do gestor. Considerando que o administrador tem a necessidade de avaliar um projeto de investimento, os indicadores normalmente utilizados na análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos são

Alternativas

ID
1711594
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma etapa central na análise de investimentos é o estudo de viabilidade do empreendimento. De fato, como em qualquer modelo de avaliação, os métodos utilizados são simplificações de uma realidade e, dessa forma, apresentam limitações. Um desses métodos é o Payback Simples (PBS). Então, sob a ótica do PBS, identifique, nas alternativas abaixo, aquela que apresenta o tempo de recuperação de um investimento com o seguinte fluxo de caixa:

Valor do investimento – (R$ 50.000,00)
Ao final do 1ºAno – + R$ 10.000,00
Ao final do 2ºAno – + R$ 12.000,00
Ao final do 3ºAno – + R$ 13.000,00
Ao final do 4ºAno – + R$ 11.000,00
Ao final do 5ºAno – + R$ 8.000,00
Ao final do 6ºAno – + R$ 7.000,00

Alternativas
Comentários
  • Tá, por que a resposta não ´pe a letra B? Alguém sabe?

  • Impossível não ser a (B). Dá pra fazer continha. 
    Fui pesquisar o gabarito final:

    A banca corrobora com o recurso, que aponta a alternativa B (quatro anos e seis meses) como correta. DEFERIDO B

    Página 42.
    https://www.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/2681/ans-2013-atividade-tecnica-justificativa.pdf

  • payback simples (ou período de payback), ou período de payback é o método mais simples para se analisar a viabilidade de um investimento. É definido como o número de períodos (anos, meses, semanas etc.) para se recuperar o investimento inicial. Para se calcular o período de payback de um projeto basta somar os valores dos fluxos de caixa auferidos, período a período, até que essa soma se iguale ao valor do investimento inicial.


    Investimento 50.000

    1º ano (10.000); 2º ano (12.000); 3º ano (13.000); 4º ano (11.000); metade do 5º ano (4.000), logo 4 anos e meio


ID
1816516
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um profissional analisou a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento em negócio habitual da empresa onde trabalha e encontrou um Valor Presente Líquido (VPL) maior que zero. Tal projeto exige um investimento inicial que se espera ser suficiente para gerar à empresa apenas fluxos de caixa líquidos positivos ao longo dos próximos cinco anos, vida útil do projeto.
Sabendo-se que TIR = Taxa Interna de Retorno do projeto; CMPC = Custo Médio Ponderado de Capital da empresa; e Payback = tempo de retorno exato, nominal ou descontado, do capital investido no projeto, verifica-se que esse projeto apresenta

Alternativas
Comentários
  • Se o VPL é positivo, certamente o TIR é maior que o CMPC e a payback se dará antes do final do projeto.

  • Se o VPL é positivo, então o somatório dos fluxos de caixa descontados é maior que o investimento incial, então o payback tem que ser menor que a vida útil.

  • VPL positivo é sinal de que os fluxos de caixa se sobressaem ao investimento, logo, o payback é menor do que o tempo de vida útil do projeto. O CMPC é a taxa mínima de atratividade para que o investidor queira então aplicar recursos financeiros, é a ponderação dos custos de capital de terceiros e capital próprio da empresa. Ele deve analisar, se a TIR for maior do que qq TMA, deve-se investir no projeto, se for igual, não faz diferença e se for menor, não se deve investir. Assim, como o projeto foi viável, a TIR é maior do que a TMA, que neste caso é o WACC (CMPC).


ID
1816519
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um profissional de uma empresa precisa decidir em qual de dois projetos mutuamente excludentes, X ou Y, deve ser investido o valor orçado de R$ 1 milhão. Os fluxos de caixa líquidos futuros previstos a serem gerados para a empresa pelos dois projetos são todos diferentes entre si e sempre positivos. Ao calcular a Taxa Interna de Retorno (TIR) de cada projeto, encontrou-se TIR de X > TIR de Y.
Sabendo-se que VPL significa Valor Presente Líquido do projeto e Payback significa tempo de retorno exato, nominal ou descontado, do capital investido no projeto, o profissional concluiu corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Será preciso calcular o VPL antes de tomar a decisão, e não se basear apenas no TIR. TIR de X é maior quanto? e esse retorno se dará em quanto tempo (payback). Lembrando que maior o tempo, maior o risco. Logo, é preciso considerar exatamente o valor dos VPLs antes de tomar a decisão.

  • Nunca tomar decisões de investimento pela TIR, porque o seu resultado é apresentado em módulo, quanto ao VPL permite saber se a TIR é + ou -. Todavia ao calcular o VPL nunca usar a TIR como Taxa de desconto e sim usá-la como WACC.

    Quanto ao exercício, como não é possível calcular a VPL, pois o exercício não fornece dados para o cálculo, assim não nos resta outra altertiva. Resposta letra C.

     

  • A questão não fornece dados para saber se o VPL valerá a pena ainda, pois o projeto é viável se o VPL for maior do que o investimento. Logo, não importa se VPL Y > VPL X, payback x > payback de y, etc...O indicador mais importante é o VPL, seguido da TIR (comparando com TMA).


ID
1835776
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O payback descontado de um projeto pode ser interpretado como:

Alternativas
Comentários
  • Pay (pagar) back (de volta). ou seja = RECUPERAR O INVESTIMENTO INICIAL.

    Bons estudos.


ID
1866025
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Se a taxa de Retorno sobre Investimento é de 14,30%, o payback é de: 

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    Resolvi da seguinte forma: 100% / 14,30% = 6,8965... = +ou - 7 anos

  • Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

  • Gabarito: letra B.

    Comentário:

    Como vimos na aula de hoje, se a taxa de Retorno sobre o Investimento de uma empresa é de 14,30%, isso significa que demorará 7 anos para que a empresa recupere seus investimentos (100% ÷ 14,30% = 6,99 anos para atingir 100% do capital investido). Esse prazo é chamado de payback (tempo médio de retorno) da empresa


ID
1987795
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

     

    a) A taxa interna de retorno (TIR) de um fluxo de caixa é a taxa de desconto que faz seu valor presente líquido (VPL) ser igual a zero.

     

    b) O Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa é igual ao valor presente de suas parcelas futuras (que são descontadas com uma determinada taxa de juros i), somado algebricamente com a grandeza colacada na data focal 0.

     

    c) Correta

     

    d) A margem operacional mede a eficiência operacional da empresa, ou seja, o quanto de suas receitas líquidas provenientes de vendas e serviços vieram de suas atividades operacionais.


ID
2073109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Tendo em vista que, na avaliação de uma empresa, além dos dados econômicos e financeiros que integram as demonstrações contábeis, outras informações de mercado e informações não financeiras devem ser levadas em conta, julgue o item seguinte.


Entre os indicadores adicionais, o índice preço/lucro não é divulgado pela empresa, e sim fornecido pelo mercado; o indicador market to book efetua um comparativo entre o valor de mercado e o valor patrimonial da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

     

    Na teoria relacionada a financas corporativas o índice MARKET-TO-BOOK é considerado um indicador que mede as oportunidades de crescimento das empresas, sendo mensurado através da divisão entre o valor de mercado da empresa e o valor contábil do patrimônio líquido.

  • Complementando - O Preço sobre Lucro (P/L) é a razão entre o preço da ação, equivalente ao valor de mercado, dividido pelo total de ações emitidas, sobre o lucro por ação (LPA).


ID
2161066
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para se encontrar o Valor Presente Líquido – VPL de um projeto de investimento, algumas suposições são feitas pelo analista. Uma delas é supor o que será feito com os fluxos de caixa líquidos positivos projetados e que deverão ocorrer ao longo da vida útil do projeto. Nessa técnica, considera-se que tais fluxos de caixa serão reinvestidos a uma taxa igual à taxa:

Alternativas

ID
2161069
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um analista de negócios calculou a vida útil de um projeto de investimento em 10 (dez) anos. Esse mesmo projeto apresenta um fluxo de caixa convencional, ou seja, todas as projeções futuras de fluxos de caixa são positivas. Ao calcular o tempo de recuperação do capital a ser investido, técnica conhecida em inglês como payback, o analista fez uso de uma taxa de desconto igual a 18% a.a., encontrando um payback descontado para o projeto igual a 7 (sete) anos. Portanto, o analista deverá encontrar para o mesmo projeto:

Alternativas

ID
2161081
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um gestor empresarial estava trabalhando no orçamento de capital do próximo ano da empresa onde atua e percebeu que a soma dos investimentos demandados pelos 10 (dez) projetos de investimento apresentados superava o valor orçado. No intuito de determinar quais projetos apresentam maior geração de valor por unidade de capital investido, o gestor deverá calcular, para cada projeto, seu/sua:

Alternativas
Comentários
  • Índice de lucratividade = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100

  • Índice de lucratividade = 1 + taxa de lucratividade

    taxa de lucratividade = (Valor Presente)/(Investimento)

    Ou seja, creio que a resposta é encontrada quando a questão diz "geração de valor por unidade de capital investido" que equivale a dizer Valor/Investimento, que é praticamente o índice de lucratividade.

    Gabarito: C

  • ILL = Somatório dos fluxos de caixa ao valor presente / Investimento inicial.


ID
2161096
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Existem projetos de investimento que preveem a recuperação do ambiente natural explorado ao final de sua vida econômica. Nesses casos, é comum que haja dois fluxos de caixa líquidos negativos na projeção dos fluxos de caixa do projeto, um no início e outro no final da sua vida econômica. O fato de haver esses dois fluxos de caixa negativos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Em relação às limitações, temos que a TIR assume que os fluxos de caixa são reinvestidos à sua própria taxa, ou seja, que os mesmos serão descontados a partir da taxa calculada. Entretanto, caso a TIR assuma valores extremos (muitos elevados ou muito baixos) a mesma deixa de representar a verdadeira rentabilidade do investimento, uma vez que é pouco plausível que a organização reinvista os fluxos de caixa em taxas extremamente elevadas ou insignificantemente baixas.

    Outra limitação desse método ocorre nos casos em que ocorrem mudanças no sinal do fluxo de caixa. Quando isso ocorre, existe a possibilidade de ser gerada uma TIR a cada mudança no sinal do fluxo de caixa, o que dificulta a análise de viabilidade do projeto.

     

    Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/952

     

     

     

  • Deve ter chovido recursos em função da Letra B.


ID
2215471
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Analise o caso abaixo para responder à questão:

A empresa Sucesso Ltda está analisando a viabilidade de ampliar sua capacidade fabril, a partir da compra de uma nova máquina, no valor de R$ 300.000,00. As projeções são de que a receita seja alavancada nos próximos 5 anos em R$ 100.000,00; R$ 160.000,00; R$ 180.000,00; R$ 280.000,00; R$ 200.000,00. Estima-se que, entre os custos fixos e variáveis, a máquina consuma 40% da receita do respectivo período de comparação, mais 5% do gasto incorrido no ano anterior ao de análise. Após o período de 5 anos, prevê-se um valor de revenda da máquina de R$ 40.000,00. Sabe-se, ainda, que o custo de oportunidade é de 20% ao ano.

O pay-back estimado é, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ele ter informado o custo de oportunidade, ele pede o payback normal, e não o descontado.

    Payback = 3 anos e 3 meses

    Payback descontado = 4 anos e 5 meses


ID
2215474
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Analise o caso abaixo para responder à questão:

A empresa Sucesso Ltda está analisando a viabilidade de ampliar sua capacidade fabril, a partir da compra de uma nova máquina, no valor de R$ 300.000,00. As projeções são de que a receita seja alavancada nos próximos 5 anos em R$ 100.000,00; R$ 160.000,00; R$ 180.000,00; R$ 280.000,00; R$ 200.000,00. Estima-se que, entre os custos fixos e variáveis, a máquina consuma 40% da receita do respectivo período de comparação, mais 5% do gasto incorrido no ano anterior ao de análise. Após o período de 5 anos, prevê-se um valor de revenda da máquina de R$ 40.000,00. Sabe-se, ainda, que o custo de oportunidade é de 20% ao ano.

O valor presente líquido do projeto é, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • Questão impossível para o tempo.

    Deve-se pegar cada receita, tirar 40% do valor dela para despesa E tirar da receita mais 5% da despesa do ano anterior (obs: o primeiro ano não há valor a deduzir). Depois pegar esta receita líquida e trazer a valor presente (cada uma dos cinco anos). Lembrar que no último ano ainda tem o valor residual da venda da máquina. Vai encontrar 317.258, subtrai então o valor da máquina de 300.000.


ID
2226076
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para a elaboração de um Plano de Negócios, o empreendedor tem várias fases a percorrer, dentre elas o Plano Financeiro que, normalmente, se caracteriza como a fase mais difícil. Durante esta fase o empreendedor deverá refletir em números tudo o que foi descrito nas outras fases. As decisões empresariais serão tomadas a partir das combinações de informações quantitativas e qualitativas, como também das experiências vividas, que juntas fornecerão as informações necessárias para a realização dos cálculos econômicos. Para Dornelas (2001), na realização do Plano Financeiro existem alguns importantes demonstrativos que devem ser apresentados. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Plano financeiro e investimentos. Deve incluir balanço patrimonial, demonstrativo de resultados, fluxo de caixa, histórico financeiro da empresa, demonstrativo de custos e despesas, planos de investimentos com a utilização das projeções financeiras, no qual devem estar claros índices como o VPL (Valor Presente Líquido do negócio, quanto vale a empresa), TIR (Taxa Interna de Retorno, qual o retorno para o investidor) e o valor do investimento necessário.


ID
2625196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito do indicador retorno sobre o investimento, julgue os itens a seguir.


I Duas empresas podem apresentar a mesma taxa de retorno, mas com margem de lucro e giro de ativo totalmente diferentes.

II Ao implantar um sistema de gestão de estoques que adota a manutenção de nível mínimo de estoque como premissa, a expectativa da empresa é que, mantido o mesmo nível de vendas, o giro do ativo venha a aumentar.

III Aumentar o giro do ativo sem aumentar simultaneamente a margem de lucro não é suficiente para provocar uma variação positiva na taxa de retorno sobre o investimento.

IV O volume de vendas não é uma variável relevante para o cálculo da margem de lucro de uma empresa.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não sei da onde a II está certa...

    O Giro do Ativo é Vendas Líquidas / Ativo Médio.

    O nível mínimo de estoque indica que os recursos estão no Caixa, ou em outra aplicação (Imobilizado, Aplicações Financeiras..), mas estão lá no Ativo.

    Então não influencia o Giro do Ativo. Para o Giro aumentar, mantendo o nível de vendas, só se considerasse que o Ativo Total é menor..

    No mínimo duvidosa..

  • Este tópico II está errado!!! 

    Se eu mantivesse o mesmo nível de vendas, logo o giro dos estoques continuaria a mesma coisa. Se eu diminuisse o nível de vendas, então o giro dos estoque demoraria mais tempo e se eu aumentasse o nível de vendas, logo eu precisaria girar mais vezes meus produtos, caso quisesse continuar atendendo todos os meus clientes, caso contrário não haveria produtos disponíveis em tempo hábil para atender os clientes. 

    Reposta certa letra a) Apenas o I está certo. 

  • O item II está correto, pois ao adotar a manutenção de nível mínimo de estoques a empresa passará a contar com um ativo total menor, já que a sua conta estoque será diminuida. Assim, ao manter o mesmo nível de venda, a empresa aumentará seu giro de ativo. Veja:

     

    Anteriormente tínhamos:

     

    Receita líquida/Ativo total médio

     

    Agora teríamos:

     

    Receita líquida/(Ativo total médio - redução da conta estoques)

     

    Espero ter ajudado.

  • O item II está correto e quer dizer o seguinte: 

    Há um aumento no giro do estoque porque com o novo sistema de controle a empresa passa a manter um estoque mínimo. Isso se dá pois agora ela saberá a quantidade exata(mínima) que necessita para suprir as vendas.

    Antes do sistema de gestão a empresa não tinha essa informação, por isso, para não correr o risco de ficar sem estoque, acabava, por intuição, comprando e estocando mais do que o necessário, causando a diminuição da rotatividade do estoque(mercadoria parada por mais tempo no estoque).

    Espero que tenha conseguido explicar.

  • Fabiano,

     

    A principal origem da conta estoque é a conta fornecedores. Logo, item II corretíssimo.

     

     

  • Vamos comentar item por item:

    I - CERTO. O ROA (Retorno sobre o Ativo, ou sobre o Investimento, ou ainda Índice DuPont) corresponde a:
    Lucro Liquido / Ativo Total Médio ou Giro do Ativo x Margem Líquida
    Assim, podemos ter sim, Giro do Ativo e Margem liquida, diferentes, mas que no final, podem gerar mesma taxa de retorno.

    II - CERTO. O Giro do Ativo = Vendas Liquidas / Ativo Total Médio. Mantido o mesmo nível de vendas, com uma politica de estoque minimo, temos um ativo menor. Assim sendo, temos um giro do ativo maior, obviamente.

    III - ERRADO. O ROA (Retorno sobre o Ativo, ou sobre o Investimento, ou ainda Índice DuPont) corresponde a:
    Lucro Liquido / Ativo Total Médio ou Giro do Ativo x Margem Líquida
    Assim, aumentando ou o giro do ativo ou o a margem liquida, ou ambos, provocamos uma variação positiva na taxa de retorno.

    IV - ERRADO. O volume de vendas é altamente relevante para o calculo de quaisquer dos indicies de lucratividade. Ainda que não se lembre das fórmulas, o raciocínio é: Mais vendas, Mais lucro.

    Gabarito: C.

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: C

  • Gabarito: letra C.

    Comentário:

    Analisando uma a uma as assertivas:

    Item CERTO. Como já mencionamos na questão 18, o método DuPont permite fazer a análise da rentabilidade da empresa e avaliar os fatores que contribuem para a sua formação, verificando se o retorno da empresa provém mais da sua margem ou do giro de sua atividade, permitindo, ainda, adequar uma e outro, em caso de ineficiência operacional. A boa rentabilidade será obtida por meio de uma boa conjugação entre preço e quantidade vendida, isto é, entre lucratividade e produtividade. 

    Item CERTO. Sabendo que o giro do ativo pode ser obtido da expressão: , se implantarmos um sistema de gestão de estoques que adota a manutenção de nível mínimo de estoque como premissa, a tendência é que o ativo diminua e, consequentemente, o giro do ativo aumente.

    Item ERRADO. Vimos também na questão 18 que a taxa de retorno sobre o investimento pode ser obtido da multiplicação de componentes de lucratividade e produtividade: 

    Vemos que, ao aumentar o giro do ativo, mantendo a margem de lucro constante, já é suficiente para alterar positivamente a taxa de retorno sobre o investimento.

  • Item II foi feito feito pra sacanear o candidato, pois depende de interpretação sobre o significado da adoção de uma política de estoque mínimo. Tudo depende da condição inicial não esclarecida na questao, fato essencial para avaliar a evolução de indicadores:

    a) se o estoque era zerado, o empresário está agregando um capital próprio = giro do ativo vai reduzir;

    b) se o estoque era alto, o empresário está freando o capital próprio = giro de ativo vai aumentar.

    O mínimo pode ser no sentido de conter para não aumentar (até certo patamar) ou para reduzir.

    att,

    PS: quem falou que o estoque é lançado em outra conta, falou besteira. Não é enfoque contábil, e sim enfoque financeiro/economico.


ID
2636845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa possui muitas propostas de projetos de investimento para o próximo ano, todos apresentando Valor Presente Líquido – VPL positivo, mas o orçamento de capital não é suficiente para a realização de todos eles.


Considerando-se que a empresa deseja selecionar o portfólio de projetos que mais gerará valor para seus donos, a escolha de tais projetos deve ser feita baseando-se em um ranking em função do(a)

Alternativas
Comentários
  • Dessa forma, temos que o Índice de Rentabilidade (InR) mede percentualmente o lucro obtido em relação ao investimento realizado. O propósito maior do uso dessa ferramenta financeira é determinar o retorno alcançado para o investimento feito. Em outras palavras, e segundo Padoveze (2011), “a apuração da rentabilidade tem por finalidade saber se o retorno real foi coerente com o retorno planejado”.


ID
2682313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação a noções de orçamento e de tributos, julgue o item subsequente.


O período de payback corresponde ao prazo em que o valor do investimento é recuperado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    Payback que em português significa “retorno” é uma técnica muito utilizada nas empresas para análise do prazo de retorno do investimento em um projeto. Podemos completar que o PayBack é o tempo de retorno do investimento inicial até o momento no qual o ganho acumulado se iguala ao valor deste investimento. Normalmente este período é medido em meses ou anos.

     

    https://www.industriahoje.com.br/como-calcular-o-payback

  • Correto, 

    Payback é um termo muito usado entre os gestores de empresas.Mas muitas pessoas podem ter dúvidas sobre o que ele realmente significa. É muito comum o uso de termos estrangeiros no país, principalmente no mundo dos negócios.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    PAYBACK:

    O payback simples ou período de payback é o método mais simples para se analisar a viabilidade de um investimento. É definido como o número de períodos (anos, meses, semanas etc.) para se recuperar o investimento inicial. Para se calcular o período de payback de um projeto basta somar os valores dos fluxos de caixa auferidos, período a período, até que essa soma se iguale ao valor do investimento inicial.

    Analisando por partes:

    1) Período de tempo em que se RECUPERA o valor do INVESTIMENTO:

    (CESPE/ANP/2013) O período de payback é definido em função do tempo necessário para que os fluxos de caixa, proporcionados pelo investimento inicial, retornem o lucro esperado.(ERRADO)

    (CESPE/TJDFT/2008) O tempo necessário para se recuperar um investimento efetuado é chamado de payback.(CERTO)

    2) É utilizado para analisar a VIABILIDADE econômica de um projeto:

    (CESPE/MPOG/2012) O método payback simples é comumente utilizado para medir a rentabilidade de um investimento.(ERRADO)

    3) Projeto é aceitável quando o retorno do capital investido for em tempo MENOR ou IGUAL ao padrão predeterminado:

    (CESPE/TRE-MG/2009) Assumindo, por hipótese, que o padrão aceitável de retorno esperado de investimento de determinada empresa seja de 5 anos, então, pela regra do payback, o investimento dessa empresa será considerado aceitável quando o retorno do capital investido for igual ou inferior a 5 anos.(CERTO)

    4) Quanto MENOR o período de payback MAIOR liquidez:

    (CESPE/TJ-CE/2014) Como método que trata da análise do retorno de investimento, o payback é uma medida de liquidez do projeto em que, quanto menor o período de payback, maior será a liquidez.(CERTO)

    5) MAS... pode ocasionar decisões equivocadas na análise de um projeto:

    (CESPE/MC/2013) A utilização do período de payback como métrica para análise de um projeto pode ocasionar decisões equivocadas acerca de sua viabilidade econômica.(CERTO)

    (CESPE/Telebrás/2013) O payback descontado é um método de avaliação de investimentos que superestima projetos com geração de caixa a curto prazo, podendo o seu emprego gerar decisões equivocadas de investimento.(CERTO)

    6) NÃO considera os fluxos de caixa APÓS o tempo de payback:

    (CESPE/TJ-CE/2014) O payback considera os fluxos de caixa que ocorrem após decurso do tempo de payback.(ERRADO)

    7) Payback simples NÃO considera o dinheiro no TEMPO:

    (CESPE/TJ-CE/2014) O payback possui como vantagem a consideração do dinheiro no tempo. (ERRADO)

    (CESPE/ Prefeitura de Boa Vista – RR/2004) O método payback não considera o dinheiro ao longo do tempo. Por essa razão, alternativas de investimento com vidas úteis distintas poderiam apresentar o mesmo período de payback, o que não é verdade, uma vez que um investimento poderá gerar lucros por um período de tempo maior.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Torne-se a pessoa que você sempre quis ser, nunca é tarde para conseguir."

  • medo de errar hauhahhu


ID
2696794
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em uma avaliação de oportunidades de investimentos, foram observados os seguintes dados relativamente a um projeto:


Valor presente líquido, descontado à taxa ajustada ao risco do projeto = $20.000,00

Taxa de retorno livre de risco = 7%

Retorno esperado da carteira de mercado = 11%

Retorno exigido do projeto = 15%


A partir desse contexto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • CAPM

    O beta pode ser calculado por Retorno Exigido do projeto = Taxa livre de risco + Beta( Retorno de Mercado - Taxa livre de risco)

    15% = 7% + Beta( 11% - 7%)

    Beta é igual a 2

  • Vamos às alternativas:

    a) o projeto dará prejuízo, com o que não deve ser aprovado.

    Item ERRADO. Só o fato de o valor presente líquido (VPL) ser positivo já indica que o projeto não dará prejuízo, motivo pelo qual deve ser aprovado.

    b) o Beta do projeto não permite viabilizar o investimento.

    Item ERRADO. O beta do projeto não é parâmetro para medir viabilidade do investimento, e sim a sensibilidade do ativo em relação às variações do retorno do mercado, como vimos na aula de hoje.

    c) o Beta do projeto é igual a 2.

    Item CERTO. Sabemos que o beta é obtido a partir da equação do retorno do modelo CAPM:

    R_e=R_f+β∙(R_m-R_f )

    Isolando o beta, temos:

    β=(R_e-R_f)/(R_m-R_f )

    Onde R_e é o retorno esperado do ativo (no caso, o retorno exigido do projeto = 15%); R_m é Retorno esperado da carteira de mercado (11%) e R_f é a Taxa de retorno livre de risco (7%). Assim, temos:

    β=(R_e-R_f)/(R_m-R_f )=(15%-7%)/(11%-7%)=(8%)/(4%)=2,0

    d) o projeto deve ser rejeitado, já que o retorno esperado da carteira de mercado é inferior ao retorno exigido do projeto.

    Item ERRADO. Só o fato de o valor presente líquido (VPL) ser positivo já indica que o projeto não dará prejuízo, motivo pelo qual deve ser aprovado. Além disso, o fato de o retorno esperado da carteira de mercado ser inferior ao retorno exigido do projeto indica que o beta é maior do que 1,0, ou seja, que o projeto experimenta retornos maiores que o mercado. Em contrapartida, caso haja queda no retorno do mercado, o projeto experimenta uma queda em seu retorno maior que a do mercado.

    e) os dados não permitem concluir sobre a aprovação do projeto.

    Item ERRADO. Mais uma vez, só o fato de o valor presente líquido (VPL) ser positivo já indica que o projeto não dará prejuízo, motivo pelo qual deve ser aprovado.

    Gabarito: Letra C


ID
2699251
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Seja em análise da viabilidade econômico-financeira de projetos de empresa, seja em avaliação (valuation) de empresas, o analista precisa lidar com a projeção de fluxos de caixa, cujos valores:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "B"

     

    Resolvi a questão raciocinando logicamente em cada alternativa. Abaixo o meu raciocínio:

     

     

     a) ocorrem ao acaso; (Como você vai projetar um fluxo de caixa ao acaso? sem nenhuma base? não seria o mesmo que não projetar?)

     

     b) dependem de certas premissas; (Logicamente. É necessário usar princípios, premissas, bases para tal tarefa)

     

     c) mostram-se os mesmos para todos os cenários; (Claro que não. A economia é cheia de incertezas, variações e muitos fatores)

     

     d) costumam ser negativos; (Não podemos afirmar isso. O fluxo de caixa futuro pode ser positivo ou negativo)

     

     e) são garantidos pelo desempenho recente da empresa (O fluxo futuro não é garantido pelo sucesso no passado. É apenas uma projeção)

  • Questão bizarra...affff

  • A duvida ocorre entre as letras B e D.

    A projeção de receitas depende de certas premissas, tais como a quantidade vendida e o preço da mercadoria. A demanda é parte mais incerta dos estudos de viabilidade, fora se a empresa conhece bem o mercado pois já atua nele (por exemplo, projetos de ampliação de uma fábrica, produzindo o mesmo produto).

    E fluxos de caixas negativos também são situações que o avaliador se depara, levando a imprecisões no cálculo da TIR, pois a hipótese de reeinvestimento pela mesma taxa são quebradas.

    Na incerteza, a letra B é mais conversadora de apontar.


ID
2699254
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa apresenta, pelo método do fluxo de caixa descontado, uma avaliação (valuation) confiável que calcula o valor de mercado de seus ativos em R$ 100 milhões de reais (enterprise value). Ainda assim, a parte que pertence apenas aos seus donos (market capitalization) pode ser bastante reduzida, até mesmo negativa.

Isso se deve ao fato de que o seu market capitalization é calculado como sendo igual ao(à):

Alternativas
Comentários
  •  “Dívida Financeira Líquida”:

    Significa

    (i) a soma dos empréstimos e financiamentos de curto e longo prazos, incluídos os títulos descontados com regresso, arrendamento mercantil/leasing financeiro e os títulos de renda fixa não conversíveis frutos de emissão pública ou privada, nos mercados local ou internacional e os passivos decorrentes de instrumentos financeiros (derivativos), menos

    (ii) as disponibilidades em caixa e aplicações de curto prazo; 


ID
2786857
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras é utilizada, normalmente, para a tomada de decisão de investimento. A Taxa de Retorno sobre o Ativo mede o

Alternativas
Comentários
  • A taxa de retorno sobre o ativo total mensura a eficiência global da empresa em gerar lucros com seus ativos disponíveis; também chamada retorno sobre investimento (ROI), quanto maior for o rendimento da empresa sobre o total de ativos, melhor.


    FONTE: http://bibliotecadeindicadores.com.br/indicador/taxa-de-retorno-sobre-o-ativo-total-roa?cod=66

  • Gabarito: letra E.

    Comentário:

    Vimos na aula de hoje que a taxa de retorno sobre o ativo mede, de fato, o desempenho de uma empresa na utilização de ativos para gerar lucros, independentemente de como financiou a aquisição desses ativos. Em outras palavras, o ROI é o retorno das decisões de investimento (e operacionais) tomadas pela empresa, não sendo influenciado pela forma como a empresa se financiou no período, ao passo que o ROE (retorno sobre o PL), é o retorno sobre os ativos, porém ponderados pela forma com a qual a empresa se financia.

    Vimos também que o giro do ativo tem conceito que se aproxima do apresentado na letra C, ou seja, é total de vendas da empresa produzida com o seu ativo, gerando um índice de eficiência no uso dos ativos


ID
2789344
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise de viabilidade econômica de um projeto inclui diversas etapas e a análise de diversos indicadores econômico-financeiros.

Em relação a essa análise, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2832751
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

É definida como taxa de desconto a que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente a um projeto. Portanto, pode-se afirmar que é a taxa de desconto que faz com que o valor presente líquido de uma oportunidade de investimento iguale-se a zero. O texto trata do(a)

Alternativas
Comentários
  • a) ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento

    Consiste em uma métrica utilizada para mensurar o rendimento obtido com uma dada quantia de recursos.


    b) A taxa interna de retorno ou taxa interna de rentabilidade, de sigla TIR, é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.


    c) O período de recuperação do investimento (PRI), em inglês, payback period, é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento


    d) ROE é a sigla para o termo em inglês Return on Equity, que significa Retorno sobre o Patrimônio. Este é um indicador que mede a capacidade de agregar valor de uma empresa à partir de seus próprios recursos e do dinheiro de investidores.

    ROE = Lucro Líquido / PL


    e) Quando fazemos o cálculo do payback sem levar em conta o valor do dinheiro no tempo estamos fazendo o cálculo do payback simples.

    Quando trazemos os fluxos através da utilização de uma taxa de juros estamos fazendo o cálculo do payback descontado.

  • GABARITO: Letra B

    Outra ajuda a responder:

    Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Ciências Atuariais

    Para o cálculo da taxa interna de retorno, deve-se adotar o valor presente líquido do projeto igual a zero. (CERTO)


ID
2869126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito de finanças.


Quanto maior for a variabilidade do retorno esperado de um ativo, mais elevado será o seu risco e maior deverá ser a taxa de retorno exigida pelo investidor para aplicar seus recursos no referido ativo.

Alternativas
Comentários
  • O retorno de um ativo prefixado já é conhecido, então teremos valores conhecidos. Já para aqueles ativos que tem variabilidade alta considera que quanto menor o preço que compro aquele ativo maior será o meu retorno.
  • No modelo CAPM, o fator beta indica o grau de sensibilidade do ativo em relação às flutuações de mercado, ou seja, mede a variabilidade do retorno esperado de um ativo em relação ao mercado. O beta mais elevado de um ativo indica que seu retorno é mais sensível a variações dos retornos de mercado e, portanto, o ativo é considerado mais arriscado (agressivo) do que outro com menor beta (menor variabilidade).

    Assim, quanto maior o beta, mais arriscado é o ativo (ou a carteira de ativos). Como no modelo CAPM a premissa é a de que os investidores têm aversão ao risco, quanto maior esse risco, maior deverá ser a taxa de retorno exigida pelo investidor para aplicar seus recursos no referido ativo.


ID
2894671
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As empresas precisam dispor de recursos para investimentos. Eles podem ser racionados ou ilimitados. Quando as empresas dispuserem de recursos ilimitados para investimentos, podem aceitar todos os projetos que lhes forem oferecidos. Assinale a alternativa que justifique essa afirmação.

Alternativas

ID
2910364
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao analisar projetos de investimento, deve-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • A) Correto. Payback Simples utiliza o fluxo de caixa sem descontá-lo para se ter uma ideia do tempo de retorno do projeto, sem considerar os recebimentos ou valores residuais após o atingimento do payback.

    B) Errado. A TIR é a taxa que faz com que o VPL seja igual a zero.

    C) Errado. Payback Simples utiliza o fluxo de caixa sem descontá-lo para se ter uma ideia do tempo de retorno do projeto, sem considerar os recebimentos ou valores residuais após o atingimento do payback.

    D) Errado. A taxa exigida pelo investidor é a TMA (Taxa Mínima de Atratividade).

    E) Errado. No cálculo do VPL o fluxo de caixa futuro é descontado a valor presente utilizando uma taxa de referência que é considerada o custo de capital (taxa de captação de recursos com terceiros).

  • A questão cobra conhecimento teórico de princípios fundamentais de finanças.

    Assim, vamos fazer uma revisão dos conceitos de valor presente líquido, tempo de retorno de investimento, taxa interna de retorno e de taxa mínima de atratividade.

    - Valor presente líquido (VPL): é o valor presente dos fluxos futuros de caixa de um investimento, menos o custo inicial do investimento. Dessa forma, se o VPL for positivo, vale a pena fazer o investimento. Se for negativo, o investimento deve ser rejeitado. O VPL usa todos os fluxos de caixa de um investimento.

    - Tempo de retorno do investimento (payback): é o tempo necessário para recuperar o custo de um investimento. Ou seja, ele indica o período de recuperação do investimento, o prazo no qual os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor que foi investido inicialmente.

    - Taxa interna de retorno (TIR): é um indicador que, quando aplicado ao fluxo de caixa, torna os valores de retorno iguais às despesas trazidas a valor presente.

    - Taxa Mínima de Atratividade (TMA): é um indicador que expressa a remuneração mínima que um investimento precisa oferecer para que ele valha a pena economicamente.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certa. O Payback utiliza o fluxo de caixa sem descontá-lo para se ter uma ideia do tempo de retorno do projeto.

    B) Errada. A taxa interna de retorno é a taxa que faz com que o valor presente líquido seja igual a zero.

    C) Errada. O Payback utiliza o fluxo de caixa sem descontá-lo para se ter uma ideia do tempo de retorno do projeto.

    D) Errada. A taxa exigida pelo investidor para o investimento é denominada Taxa Mínima de Atratividade (TMA).

    E) Errada. O cálculo do valor presente líquido leva em conta o custo requerido do capital investido.


    Fontes:

    ROSS, Westerfield; JAFFE. Livro Administração financeira. Atlas, 2009.

    Site Suno.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2916799
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A construção de um painel de indicadores pode ser uma metodologia interessante para o processo de análise das demonstrações contábeis e financeiras de uma organização. Considerando os principais indicadores do tripé Liquidez / Endividamento / Rentabilidade, bem como as contas descritas abaixo para a empresa ‘Tecnologias do Pará’, os indicadores de Liquidez Geral, Endividamento Geral e a Taxa de Retorno do Patrimônio Líquido da companhia são, respectivamente:


Ativo Circulante – 300.000

Ativo Total – 430.000

Passivo Circulante – 120.000

Realizável a Longo Prazo – 50.000

Exigível a Longo Prazo – 80.000

Capital de Terceiros – 215.000

Lucro Líquido – 25.000

Patrimônio Líquido – 200.000

Alternativas
Comentários
  • liquidez geral = (AC+ARLP)\(PC+RLP)= (300+50)|(120+80)= 1,75

    SENDO ASSIM ELIMINAMOS A, C e E

    TRPL=LL\PL 25\200= 0,125 X100 = 12,5

    PORTANTO LETRA D

  • Endividamento Geral: 215/430 = 0,5 = 50%

    TRPL: 25/200 = 12,5%

    ILG: 350/200 = 1,75

  • Não cheguei ao resultado 50% no endividamento geral, alguém pode postar a resolução de quais contas entram???

  • ILG = (AC+ARLP)/(PC+RLP)

    ILG = (300+50)|(120+80)= 1,75

    EG = Capital de Terceiros/Ativo Total

    EG = 215/430 = 0,5 X 100 = 50%

    TRPL= LL/PL

    TRPL = 25/200= 0,125 X 100 = 12,5%

    Letra D

  • Thamiris, tem no enunciado o valor do Capital de Terceiros e do Ativo Total.


ID
2916814
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Dentre as técnicas mais conhecidas de análise de investimento, aquela que verifica a igualdade entre o valor presente das entradas de caixa e o investimento inicial é o(a):

Alternativas
Comentários
  • A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês Internal Rate of Return (IRR), pode ser definida como a taxa de desconto que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) de um projeto seja igual a zero.

    GAB: A

  • a TIR é a taxa que IGUALA o VPL a ZERO. Logo, ela que verifica a igualdade dos FLUXOS DE CAIXA com o investimento inicial.

    LETRA A


ID
2967910
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 8ª Região (AM/AC/RO/RR)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da legislação e dos conceitos sobre finanças, julgue o item.


Suponha-se que o investimento em um projeto gere um dispêndio de R$ 1.750.000,00 e os retornos previstos para os próximos quatro períodos sejam de, respectivamente, R$ 300.000,00, R$ 500.000,00, R$ 700.000,00 e R$ 500.000,00. Nesse caso, o payback médio, sem levar em conta o valor do dinheiro no tempo, é de três anos e meio

Alternativas
Comentários
  • PAYBACK MÉDIO (PM) = INVESTIMENTO INICIAL / RESULTADO MÉDIO DOS FLUXOS DE CAIXA

    PM = R$ 1.750,00 / R$ 5.000.000,00 (R$ 300.000,00 + R$ 500.000,00 + R$ 700.000,00 + R$ 500.000,00 / R$ 4.000.000,00)

    PM = 3,5 ANOS

    RESPOSTA: CORRETO.

  • PAYBACK MÉDIO (PM) = INVESTIMENTO INICIAL / RESULTADO MÉDIO DOS FLUXOS DE CAIXA

    INV IN = 1.750,00

    RMFC = (R$ 300.000,00 + R$ 500.000,00 + R$ 700.000,00 + R$ 500.000,00) / 4 anos

    PM = R$ 1750 / 500

    PM = 3,5 ANOS


ID
3113032
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma miniempresa que produz cotonetes está analisando um gasto de capital que exige investimento inicial de R$ 54.000 e produz entradas de caixa de R$ 7.714 por ano, durante dez anos. A empresa adota um prazo máximo de recuperação aceitável de oito anos. Diante desse perfil, ela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Prazo de recuperação desejado = 8 anos

    Período de payback (período que levaria para recuperar os 54.000 investidos) = 54.000 / 7.714 = aproximadamente 7 anos.

    Assim, a miniempresa recuperaria seu capital em 7 anos; como o praxo máximo de recuperação aceitável é de 8 anos, ela deve aceitar esse projeto.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3191800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Os indicadores financeiros são mais que simples números. Por meio deles, é possível verificar a situação da gestão financeira de uma empresa, eventuais gargalos ou oportunidades de melhoria que podem elevar a capacidade de geração de empregos e lucros para a empresa.

Assinale a opção em que os indicadores mostrados são considerados indicadores financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Quem comentar ganha um obrigado

  • Acertei com base nos estudos de análise das demonstrações contábeis (aqui no qc se chama "análise de balanços"). Quem estuda esta matéria conhece diversos indicadores financeiros, como os índices de liquidez, de rentabilidade, de imobilização, de endividamento...

    Pra acertar esta questão sem estudar a matéria que citei, acho meio difícil, mas eu não sou da área de contabilidade.

  • PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS

    Indicadores de Rentabilidade

    ·        Giro do Ativo

    ·        Margem líquida

    ·        Retorno Sobre o Investimento (ROI) / Rentabilidade do Ativo

    ·        Retorno sobre o Patrimônio (ROE) / Rentabilidade do Patrimônio Líquido

    ·        Margem operacional

    ·        EBITDA

    Indicadores de Endividamento (Indicadores de Estrutura de Capital)

    ·        Participação de Capital de Terceiros

    ·        Composição de Endividamento

    ·        Imobilização do Patrimônio Líquido

    ·        Imobilização dos Recursos Não Correntes

    Indicadores de Liquidez

    ·        Liquidez corrente (LC)

    ·        Liquidez Imediata (LI)

    ·        Índice de Liquidez Seca (LS)

    ·        Índice de Liquidez Geral (LG)

    ·        Capital de Giro Líquido (CGL)

    Indicadores de Atividades

    ·        Prazo Médio de Estocagem (PME)

    ·        Prazo Médio de Recebimento (PMR)

    ·        Prazo Médio de Pagamento (PMP)

    ·        Necessidade de Capital de Giro (NCG)

  • Questão sobre indicadores, mais especificamente sobre os principais exemplos de indicadores financeiros.

    Resumidamente, podemos definir indicador como um instrumento gerencial, que permite a mensuração do desempenho, podendo ser de resultado ou de esforço.

    Existem diversos tipos de indicadores e dependendo do contexto, eles podem ser classificados de diferentes formas. Dentro do contexto de Administração Geral, por exemplo, podemos dividi-los em financeiros ou não financeiros, conforme Paludo¹:

    “Passou o tempo em que as empresas utilizavam apenas indicadores financeiros para avaliar seus resultados ou decidir sobre investimentos no longo prazo. O aumento da competitividade entre as empresas fez nascer a necessidade de se medir os demais fatores envolvidos na produção de bens ou na prestação de serviços, visto que tudo pode se tornar um diferencial competitivo quando conhecido, medido e avaliado.
    Embora importantes, os indicadores financeiros não revelam o esforço despendido por áreas ou setores não diretamente envolvidos na produção ou na prestação de serviços, bem como não conseguem explicar o porquê de tantas oscilações no lucro das empresas. Se voltarmos no tempo, veremos que os indicadores financeiros foram trazidos pela contabilidade ainda no período industrial – necessitando, portanto, de aperfeiçoamento. "


    Pois bem, veja que os indicadores financeiros são aqueles relacionados às demonstrações contábeis, pois o objetivo delas é justamente oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (demonstração do resultado) e fluxos de caixa da entidade, que sejam úteis aos usuários para a tomada de decisões econômicas.²

    Daí que vem a importância da Análise das Demonstrações Contábeis ou Análise de Balanços, que tradicionalmente é realizada calculando-se uma série de índices (quocientes) comparando contas ou grupo de contas que incorporam informações financeiras da empresa³. Nesse contexto, os principais indicadores financeiros relacionados às demonstrações contábeis, são:

    (1) Liquidez (ex: Liquidez Corrente)
    (2) Lucratividade (ex: Margem Líquida)
    (3) Endividamento (ex: Composição do Endividamento, Grau de Endividamento)
    (4) Rentabilidade (ex: ROI)

    Feita essa revisão, agora podemos analisar cada alternativa procurando por indicadores financeiros:

    A) Errado, ticket médio e taxa de conversão são indicadores, em regra, não financeiros, muito utilizados na área de marketing/vendas das organizações, principalmente em e-commerce.
    A taxa de conversão mede quanto um determinado público “converte" em resultado para a empresa. Por exemplo: 1000 visitantes no seu site por dia, mas 100 compram algum produto = taxa de conversão de 10%.
    O ticket médio mede a performance das vendas, é o valor médio de vendas por cliente (vendas totais/clientes).

    B) Errado, são indicadores não financeiros, utilizados em macroeconomia.
    PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, em um período de um ano, em suas respectivas moedas.
    Renda per capita é um indicador socioeconômico, calculado através da divisão do Produto Nacional Bruto (PNB) pelo número total de habitantes.

    C) Errado, turnover é um indicador não financeiro, índice de lucratividade é financeiro.
    Turnover é um indicador muito utilizado no contexto de Gestão de pessoas, mede a rotatividade na empresa, o fluxo de entra e saída de funcionários.

    D) Certo, como vimos, índice de rentabilidade e grau de endividamento são indicadores financeiros, calculados com base no Balanço Patrimonial.

    E) Errado, são indicadores não financeiros.   
    O TMA mede o tempo médio que foi necessário para atender à solicitação do cliente ou usuário.
    O TME mede o tempo médio que é necessário que o cliente ou usuário aguarde até ser atendido no canal de comunicação.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    ¹ Paludo, Augustinho Administração pública/Augustinho Paludo. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
    ² Iudícibus, Sérgio de Análise de balanços / Sérgio de Iudícibus. – 11. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
    ³ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.
  • Eu achava que índice de rentabilidade era um indicador "econômico" e não financeiro.

  • Banca pisou na bola.

    1. Indicadores economicos: resultados, rentabilidade, lucro
    2. Indicadores financeiros: fluxos de entrada e saida, caixa


ID
3285169
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente o cálculo da taxa de fiscalização da concessão de distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A Lei 9.427/96 instituiu a TFSEE, tributo destinado a custear o exercício do poder de polícia concedido à Aneel:

    Art. 12. É instituída a Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica, que será anual, diferenciada em função da modalidade e proporcional ao porte do serviço concedido, permitido ou autorizado, aí incluída a produção independente de energia elétrica e a autoprodução de energia.

    § 1 A taxa de fiscalização, equivalente a cinco décimos por cento do valor do benefício econômico anual auferido pelo concessionário, permissionário ou autorizado, será determinada pelas seguintes fórmulas:

    III - TFd = [Ed / (FC x 8,76)] x Du

    onde:

    TFd = taxa de fiscalização da concessão de distribuição;

    Ed = energia anual faturada com o serviço concedido de distribuição, em megawatt/hora;

    FC = fator de carga médio anual das instalações de distribuição, vinculadas ao serviço concedido;

    Du = 0,5% do valor unitário do benefício anual decorrente da exploração do serviço de distribuição.

    Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9427cons.htm>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3296941
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considere as seguintes informações: Banco conta movimento R$ 100.000,00; Capital Social R$ 800.000,00; Financiamento R$ 150.000,00; Duplicatas a Receber R$ 200.000,00; Fornecedores R$ 50.000,00; Estoques R$ 100.000,00; Imobilizados R$ 600.000,00. Nesse caso, é correto afirmar que o valor do Capital Circulante Líquido é de

Alternativas
Comentários
  • (+) Banco conta movimento R$ 100.000

    (+) Estoques R$ 100.000

    (+) Duplicatas a Receber R$ 200.000

    (=) AC R$ 400.000

    (-) Fornecedores R$ 50.000

    (-) Financiamento R$ 150.000

    (=) PC R$ 200.000

    (=) CCL (AC-PC) R$ 200.000

    Gab. D

  • O Capital Circulante Líquido é dado pela diferença entre o Ativo Circulante da entidade e seu Passivo Circulante. Sendo assim, vamos calcular estes valores! 

    Bancos conta Movimento 100.000 

    Duplicatas a Receber 200.000 

    Estoques 100.000 

    Ativo Circulante 400.000 

    Financiamento 150.000 

    Fornecedores 50.000 

    Passivo Circulante 200.000 

    Desta forma podemos, enfim, calcular o valor do Capital Circulante Líquido. 

    CCL=Ativo Circulante-Passivo Circulante=R$ 400.000-R$ 200.000=R$ 200.000 

    Com isso, correta a alternativa D.

  • Neste caso, a conta financiamento não poderia ser parte do PASSIVO NÃO CIRCULANTE?

    Não dá pra saber, já que não tem prazo.


ID
3296944
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Os dados a seguir foram retirados da contabilidade da Cia Modelo: Vendas Brutas R$ 2.500.000,00; Impostos sobre Vendas R$ 500.000,00; Lucro antes do IR e CS R$ 500.000,00; Provisão para IR e CS R$ 100.000,00; Bens e Direitos $ 1.000.000,00; obrigações R$ 200.000,00. Com base nesses valores, é correto afirmar que o índice de Margem líquida e a Rentabilidade do Patrimônio Líquido são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de índice de lucratividade e rentabilidade. Então, temos:

    Dados:

    (+) Vendas Brutas R$ 2.500.000

    (-) Impostos sobre Vendas R$ 500.000

    (=) Receita Líquida R$ 2.000.000

    (=) Lucro antes do IR e CS R$ 500.000

    (-) Provisão para IR e CS R$ 100.000

    (=) Lucro Líquido R$ 400.000

    (+) Bens e Direitos $ 1.000.000

    (-) obrigações R$ 200.000

    (=) PL R$ 800.000

    Margem Líquida=LL/Receita Líquida=R$ 400.000/R$ 2.000.000=20%

    ROE=LL/PL=R$ 400.000/R$ 800.000=50%

    Gabarito: C.


ID
3337993
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A organização BETA disponibilizou os seguintes dados no período:

  • Receita Bruta: R$ 2.500.000,00;
  • Impostos sobre vendas: R$ 400.000,00;
  • Margem Líquida: 13%;
  • Margem Operacional: 32%;
  • Margem Bruta: 55%.

Com base no exposto, assinale a alternativa correspondente ao Resultado Bruto, Operacional e Líquido, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • letra A Margem liquida = lucro liquido / vendas liquidas 13%= LL / 2.100.00,00

    LL= 2.100.000,00 x 13% = 273.000

  • GABARITO A

    venda líquida= 2500-400= 2100

    margem líquida= lucro líquido/venda líquida

    0,13=lucro líquido/2100

    lucro líquido= 273

    margem operacional = lucro operacional/venda líquida

    0,32= lucro operacional/2100

    lucro operacional= 672

    margem bruta= lucro bruto/venda líquida.

    0,55=lucro bruto/2100

    lucro bruto= 1155


ID
3337996
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa Industrial GETA apresentou as seguintes informações em 31.12.20x9:

Receita Bruta: R$ 1.650.000,00;
Impostos sobre vendas: R$ 150.000,00;
Margem Líquida: 15%;
Margem Operacional: 30%;
Margem Bruta: 55%;
Ativo Total: R$ 8.500.000,00;
Patrimônio Líquido: 3.500.000,00.

Sabe-se que o ROA (Retorno sobre o Ativo) pode ser obtido pela divisão do lucro líquido pelo Ativo Total e, na sequência, multiplica-se por cem. O ROE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) pode também ser obtido dividindo-se o lucro líquido pelo Patrimônio Líquido, multiplicado por cem. Com base no exposto, assinale a alternativa que corresponde ao ROA e ao ROE, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Receita líquida = 1.650.000 - 150.000 = 1.500.000

    Margem líquida = lucro líquido / receita líquida

    Lucro líquido = margem líquida*receita líquida = 0,15 * 1.500.000 = 225.000

    ROA = lucro líquido / ativo total = 225.000 / 8.500.000 = 2,65%

    ROE = lucro líquido / PL = 225.000 / 3.500.000 = 6,43%


ID
3338005
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O ROI (Retorno sobre o Investimento Operacional) pode ser obtido multiplicando-se a margem operacional pelo giro do ativo operacional. NÃO contribui para o aumento do ROI:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A - ROI = Margem Operacional x Giro do Ativo. Uma diminuição no ativo proporcionalmente dará o mesmo valor para o retorno sobre esse investimento

    B - Mesma explicação que a letra A

    C - A redução da despesa administrativa não está ligado ao investimento realizado por meio da taxa de retorno, portanto não contribui para obtenção de aumento de resultados

    D - Aumento da provisão do Imposto de Renda está diretamente ligado ao indicador de investimento realizado. Se o imposto de renda pago for maior consequentemente será o Retorno sobre esse Investimento.


ID
3348226
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa comercial com capital social de $ 50.000,00 precisa restituir a um sócio que está deixando o negócio, o valor em espécie correspondente a 45% das cotas da entidade. O registro contábil dessa operação representa:

Alternativas
Comentários
  • Será realizado o lançamento:

    D - Patrimônio Líquido (pela diminuição das cotas)

    C - Ativo Circulante (pela saída de recurso)

    Logo afetará a fórmula do Capital Circulante Líquido (CCL = PC - AC)


ID
3348232
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa apresenta em seu balanço os seguintes saldos:

Ativo circulante $ 25.000,00.

Ativo realizável a longo prazo $ 19.000,00.

Imobilizado $ 11.000,00.

Passivo circulante $ 16.500,00.

Passivo exigível a longo prazo $ 14.000,00.

Patrimônio líquido $ 24.500,00.

          

De acordo com estes dados, é correto afirmar que o capital de giro da empresa totaliza

Alternativas
Comentários
  • CCL = AC - PC

    CCL = 25000 - 16500

    CCL = 8500

  • GABARITO: A

    POREM!

    O GABARITO CORRETO SERIA A LETRA "C".

    POIS, CAPITAL DE GIRO E CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO NÃO SE CONFUNDEM

    CAPITAL DE GIRO = AC (CAIXA, CONTAS, ESTOQUES)

    FONTES (DINHEIRAMA.COM), ESTRATÉGIA CONCURSOS.

    CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO= AC-PC

    FONTES (DINHEIRAMA.COM), ESTRATÉGIA CONCURSOS.

    ENTÃO CAROS AMIGOS, NÃO ESTUDEM, VÃO CHUTANDO AS QUESTÕES, POR QUE DEPENDER DAS BANCAS TÁ OSSO.


ID
3389872
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um indivíduo precisa fazer a análise econômica de um projeto e tem de considerar as vantagens e desvantagens do cálculo da Taxa Interna de Retorno (TIR) em sua análise. Levando em conta a teoria subjacente ao método, um ponto fraco da TIR é

Alternativas
Comentários
  • TIR – Taxa Interna de Retorno: é o segundo indicador mais importante para a seleção de um projeto de investimentos (depois do VPL). A TIR tem um pressuposto, de que os fluxos recebidos seriam reinvestidos à própria TIR, mas isso é uma aproximação e, normalmente, não ocorre. Projetos com fluxos não convencionais, ou seja, que apresentem fluxos negativos após o período zero, costumeiramente terão duas ou mais taxas internas de retorno. Isso muda radicalmente a análise do VPL.


ID
3389878
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Luana precisa fazer uma escolha dentre os critérios para a avaliação econômica de projetos para realizar uma tarefa no trabalho. Para isso, efetuou os cálculos de acordo com os fluxos de caixa anuais apresentados na tabela abaixo e a taxa de 10% ao ano.

Dados:

Tempo Fluxo de caixa
Ano 0 R$ 50.000,00
Ano 1 R$ 11.000,00
Ano 2 R$ 24.200,00
Ano 3 R$ 133.100,00

Considerando-se a possibilidade de alternância de escolha entre os critérios de avaliação econômica de projetos,

Alternativas
Comentários
  • Ano 0 R$ 50.000,00 Ano 1 R$ 11.000,00/(1,1) Ano 2 R$ 24.200,00/(1,1)² Ano 3 R$ 133.100,00/(1,1)³

    50.000 + 10.000 + 20.000 + 100.000 = 170.000

  • VPL:

    Ano 0 R$ 50.000,00 Ano 1 R$ 11.000,00/(1,1) Ano 2 R$ 24.200,00/(1,1)² Ano 3 R$ 133.100,00/(1,1)³

    -50.000 (INVESTIMENTO INICIAL) + 10.000 + 20.000 + 100.000 = 80.000

    INDICE DE LUCRATIVIDADE:

    TIR

  • Sobre as alternativas B e D: a questão trocou os valores. O payback será de 2,11 e o payback descontado será de 2,2.

    O Payback é um indicador financeiro que indica o tempo necessário para recuperar um investimento feito. Em outras palavras, ele indica o tempo que vai levar para o investimento "se pagar". Para calcular o Payback Simples, basta dividir o investimento inicial pelo fluxo anual: investimento inicial / fluxo anual.

    Na questão, o fluxo anual não é fixo, pois o investidor receberá 11.000 no primeiro ano, 24.200 no segundo e 133.100 no terceiro. O investimento inicial foi de 50.000.

    Dessa forma, ao final do segundo ano, ele terá recuperado 35.200 (11.000 + 24.200) dos 50.000 aplicados, restando 14.800 a recuperar. Para calcular quanto do próximo ano vai corresponder a esses 14.800, basta dividirmos o saldo negativo do fluxo (o valor faltante = 14.800) pelo fluxo que será gerado no terceiro ano ------> 14.800/133.100 = 0,11

    Assim, levará os 2 primeiros anos e mais 0,11 do terceiro para recuperar os 50.000 investidos, o que significa que o payback será de 2,11 anos. Lembrando que no payback simples não levamos em consideração o valor do dinheiro no tempo.

    Já para o payback descontado, levamos em consideração a taxa de juros, que na questão é de 10%.

    Assim, o fluxo descontado de recebimento será: 10.000 [11.000/1,1] no primeiro ano, 20.000 [24.200/(1,1)^2] no segundo ano e 100.000 [133.100/(1,1)^3] no terceiro ano.

    Então, ao final do segundo ano, o investidor terá recuperado 30.000 (10.000 + 20.000) dos 50.000 aplicados. Da mesma forma do cálculo anterior, para saber quanto do próximo ano vai levar pra recuperar os 20.000 restantes para completar os 50.000, basta dividirmos o saldo negativo do fluxo (o valor faltante = 20.000) pelo fluxo que será gerado no terceiro ano (100.000) -----> 20.000/100.000 = 0,2

    Concluímos assim que levará os 2 primeiros anos e mais 0,2 do terceiro para recuperar o investimento, o que significa que o payback descontado será de 2,2 anos.

  • Sobre a alternativa C (GABARITO):

    Calculamos o índice de lucratividade dividindo o valor presente dos fluxos de caixa esperados pelo investimento inicial: valor presente dos fluxos esperados / investimento inicial.

    O valor presente dos fluxos é de 10.000 [11.000/1,1] no primeiro ano + 20.000 [24.200/(1,1)^2] no segundo ano + 100.000 [133.100/(1,1)^3], totalizando 130.000.

    Então o índice de lucratividade será = valor presente dos fluxos/investimento inicial = 130.000/50.000 = 2,6.

  • O Valor presente nesse caso é - VPL = -50 +11/(1,1) +24,2/1,21 +133,1/(1,331) = 80

    O índice de lucratividade é dado por - IL = 1-VPL/Investimento Inicial = 1- 80/50 =2,6

    Dica:

    Decore que (1,1)=1,21 e (1,1)=1,331 cai em muitas questões


ID
3454906
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sobre a análise de fluxo de caixa de um projeto, podemos afirmar que, considerando o Valor Presente Líquido (VPL), Pay Back (PB) e Taxa Interna de Retorno (TIR), o melhor fluxo de caixa será aquele que tiver:

Alternativas
Comentários
  • Valor Presente Líquido (VPL) refere-se a valor (maior melhor)

    Pay Back (PB), refere-se ao tempo (menor melhor)

    Taxa Interna de Retorno (TIR), refere-se a valor (maior melhor)


ID
3552523
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Roma do Sul - RS
Ano
2012
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras tradicional apresenta indicadores que são considerados estáticos. Entretanto, uma abordagem nova e diferente da tradicional inclui um grupo de indicadores denominado de dinâmicos, voltados para analisar o capital de giro e a liquidez. Dentre as opções abaixo, qual modelo pode ser relacionado à análise financeira dinâmica?

Alternativas
Comentários
  • modelo Fleuriet para avaliação da liquidez e estrutura de financiamento é um importante instrumento de análise e/ou controle para tomada de decisões financeiras.


ID
3702166
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Nova Esperança - PR
Ano
2011
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Qual a taxa de retorno dos proprietários de uma clínica que investiu R$ 230.000,00 e obteve em seu primeiro ano de atividade um lucro líquido de R$ 19.550,00?

Alternativas
Comentários
  • Taxa de retorno

    (Lucro líquido /investimentos) ×100

    (19.500/230.000)×100= 8,5%


ID
3709582
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Viamão - RS
Ano
2016
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação ao Payback, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Payback Simples: estima o prazo necessário para se recuperar o investimento realizado. Quando o custo de capital não é considerado, denomina-se Payback Simples. 
( ) Payback Descontado: traz os fluxos de caixa ao valor presente, e o custo de capital é considerado na análise. 
( ) Como vantagem do método do payback descontado para a análise de investimento, está o fato deste ser considerado uma medida de rentabilidade, visto que mede o prazo necessário para a recuperação do capital investido, remunerado de acordo como o custo de capital. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Payback simples é um indicador financeiro que revela o tempo necessário para recuperar o custo de um investimento. Ou seja: equivale ao prazo de retorno do investimento, ou quanto tempo ele leva para “se pagar”, na linguagem popular.

    Payback Descontado estima o retorno de um investimento descontando o fluxo de caixa.


ID
3872803
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Tem a utilidade de demonstrar a geração operacional de caixa da empresa no período analisado, ou seja, o quanto ela consegue gerar de recursos lançando mão apenas de suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros, os impostos, a amortização de direitos e a depreciação de ativos. Estamos falando de qual índice?

Alternativas
Comentários
  • Um indicador bastante usado é o EBITDA ou LAJIDA (Lucro antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização). O LAJIDA procura captar o fluxo de caixa total da Companhia ANTES da destinação aos grupos de credores e acionistas. A partir do lucro líquido devemos “devolver” os gastos com juros (credores), impostos (governo) e depreciação e amortização.

    Gab: B

  • A)Retorno sobre o Investimento OU Retorno sobre o Ativo ou Retorno sobre o Capital Empregado (Obs.: “Retorno” pode ser substituído por “Rentabilidade”.) Também conhecido como “Índice Du-Pont”, trata-se de um dos mais importantes quocientes para análise de balanços:

    Retorno sobre Capital Empregado (RCE) = Margem Líquida x Giro do Ativo Total 

    B) Ebtida é a sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que traduzido para o português significa “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações” – LAJIDA. As Exaustões também devem ser consideradas, juntamente com as Depreciações e Amortizações. Quanto aos impostos, são excluídos apenas os impostos sobre o lucro. A finalidade do Ebitda é demonstrar o potencial de geração operacional de caixa que uma empresa é capaz de produzir, antes de considerar o custo de qualquer empréstimo ou financiamento. Não é o fluxo de caixa efetivamente gerado ou consumido no período, pois não considera as variações nas contas de ativo e passivo. Em outras palavras, parte das vendas pode não ter sido ainda recebida, e parte das compras ainda não ter sido paga. Se todas as operações fossem à vista, o Lajida representaria o valor do caixa produzido pelos ativos, antes das receitas e despesas financeiras (juros) e dos impostos sobre o lucro. 

    C) O conceito do Economic Value Added – EVA ( Valor Econômico Agregado) refere-se ao reconhecimento do custo de oportunidade do Capital Próprio para a apuração do resultado da empresa. O Custo de Oportunidade pode ser definido como a melhor alternativa disponível com o mesmo nível de risco. É o valor que a empresa ganharia se escolhesse outra alternativa para investimento. O Custo de Oportunidade deve ser considerado para a decisão de abrir ou não uma empresa, ou de prosseguir com a operação de uma empresa, de uma linha de produto etc. Se o retorno de um determinado investimento é menor que o Custo de Oportunidade, é melhor desistir do investimento e aplica na melhor alternativa disponível. Por exemplo, se uma fábrica consegue um retorno de 8% ao ano sobre o valor investido (ativo), e há aplicações no mercado financeiro, com o mesmo nível de risco ou menor, com taxas de 15% ao ano, então é melhor vender os ativos e investir no mercado financeiro. Em outras palavras: o retorno do investimento deve ser no mínimo igual ao custo de oportunidade, para que o investimento seja atraente.

    D) O conceito de alavancagem financeira consiste em aumentar o retorno para o acionista, nos casos em que a rentabilidade da empresa seja maior que o custo de empréstimos de terceiros. Quando a alavancagem ou o grau de alavancagem é maior que 1, o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro que sobra para o acionista.  

    Aulas do Estratégia


ID
4104625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao se elaborar o orçamento de determinada empresa, foi apresentada a proposta para a aquisição da máquina A, mediante as seguintes condições, em que os valores estão em reais.


custo da máquina A: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60.000

vida econômica útil com valor residual inexistente: . . . 10 anos receitas e custos estimados (anual):

lucro médio anual: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13.100

depreciação (quota constante): . . . . . . . . . . . . . . . (6.000)

lucros sujeitos ao imposto de renda: . . . . . . . . . . . . 7.100

imposto de renda: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (1.100)

lucro médio após o imposto de renda: . . . . . . . . . . . 6.000


Considerando o método payback, o retorno do investimento ocorreria em dez anos.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado (mas a questão está sem enunciado)

    Enunciado da questão:

    Ao se elaborar o orçamento de determinada empresa, foi apresentada a proposta para a aquisição da máquina A, mediante as seguintes condições, em que os valores estão em reais.

    custo da máquina A: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60.000

    vida econômica útil com valor residual inexistente: . . . 10 anos

    receitas e custos estimados (anual):

    lucro médio anual: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13.100

    depreciação (quota constante): . . . . . . . . . . . . . . . (6.000)

    lucros sujeitos ao imposto de renda: . . . . . . . . . . . . 7.100

    imposto de renda: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (1.100)

    lucro médio após o imposto de renda: . . . . . . . . . . . 6.000

    Considerando as informações apresentadas na situação acima e a utilização de distintos métodos de avaliação de investimentos na elaboração de orçamentos, julgue os itens a seguir

  • O payback em séries uniformes é calculado com a seguinte fórmula:

    investimento total/ receita líquida

    O investimento será de R$ 60.000 e a receita líquida será o lucro médio líquido + depreciação (6.000 + 6.000)

    payback = 60.000/12.000 = 5 anos

    Se tiver algum erro me avisem!


ID
4104628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao se elaborar o orçamento de determinada empresa, foi apresentada a proposta para a aquisição da máquina A, mediante as seguintes condições, em que os valores estão em reais.


custo da máquina A: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60.000

vida econômica útil com valor residual inexistente: . . . 10 anos

receitas e custos estimados (anual):

lucro médio anual: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13.100

depreciação (quota constante): . . . . . . . . . . . . . . . (6.000)

lucros sujeitos ao imposto de renda: . . . . . . . . . . . . 7.100

imposto de renda: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (1.100)

lucro médio após o imposto de renda: . . . . . . . . . . . 6.000

Considerando as informações apresentadas na situação acima e a utilização de distintos métodos de avaliação de investimentos na elaboração de orçamentos, julgue o item a seguir.

O método payback não considera o dinheiro ao longo do tempo. Por essa razão, alternativas de investimento com vidas úteis distintas poderiam apresentar o mesmo período de payback, o que não é verdade, uma vez que um investimento poderá gerar lucros por um período de tempo maior.

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal

    Gabarito C

    A questão afirma o que Ross(2016) ja observara, quando identificara 3 problemas no método Payback, um deles é o PADRÃO ARBITRÁRIO DO PERÍODO DE PAYBACK, segundo o autor:

    Os mercados de capitais nos ajudam a estimar a taxa de desconto utilizada no método de VPL. A taxa sem risco, talvez representada pelo rendimento de um instrumento do Tesouro, seria a taxa adequada para um investimento sem riscos. Capítulos posteriores deste livro mostram como utilizar os retornos históricos nos mercados de capitais para estimar a taxa de desconto de um projeto arriscado. Contudo, não existe um guia comparativo para escolher o prazo de corte do payback, portanto a escolha é um tanto arbitrária. 

    Assim, a escolha arbitrária leva a desconsideração do dinheiro ao longo do tempo, desaguando na equiparação de distintos investimentos.

    Bons Estudos.

  • marquei errado porque o payback descontado leva em consideração o fator tempo no valor do dinheiro.
  • Certa.

    A questão trata do payback simples, não do descontado. Nesse caso, não considera o valor ao longo do tempo.

  • Entre as desvantagens do PayBack, estão:

    • O indicador valoriza de modo diferente os fluxos recebidos em períodos diversos (isso conforme o pensamento dualista, antes ou depois do payback, desconsiderando os valores recebidos dentro de cada um desses intervalos);
    • Para projetos de duração mais longa, o recurso não é muito recomendado, pois não considera os fluxos de caixa produzidos depois do ano de recuperação.


ID
5099467
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca da taxa interna de retorno, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5542129
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma sociedade empresária está avaliando a implantação de um novo projeto. O investimento inicial é de R$ 300.000.
As seguintes receitas e despesas são estimadas para os primeiros oito anos do projeto: 
 Ano          Receitas (R$)           Despesas (R$)
   1             120.000                       80.000
   2             180.000                      120.000
   3             300.000                      230.000
   4             410.000                      280.000
   5             500.000                      200.000
   6             550.000                      250.000
   7             600.000                      320.000
   8             640.000                      400.000
Assinale a opção que indica o período que ocorre o payback simples do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Payback é o tempo de retorno do investimento inicial até o momento no qual o ganho acumulado se iguala ao valor deste investimento. Normalmente este período é medido em meses ou anos.

    Na questão:

    Investimento Inicial = 300.000

    Lucro/Prejuízo = Receita - Despesa

    Ano 1 = 120.000 - 80.000 = 40.000

    Ano 2 = 180.000 - 120.000 = 60.000 -> Lucro acumulado = 100.000

    Ano 3 = 300.000 - 230.00 = 70.000 -> Lucro acumulado = 170.000

    Ano 4 = 410.000 - 280.000 = 130.000 -> Lucro acumulado = 300.000

    Logo o payback do projeto ocorre no 4º ano.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
5560960
Banca
IADES
Órgão
CAU - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O Return on Equity (ROE) é um indicador de avaliação de desempenho dos mais observados pelos analistas internos ou externos da organização, pois ele mede o grau de eficiência da gestão, evidenciando o rendimento do empresário para determinado período e, portanto, serve de parâmetro para qualificação da rentabilidade como boa ou ruim. Se uma empresa projeta um lucro de R$ 5 milhões, com um índice dívida/PL de 0,65 e um Return on Assets (ROA) de 12,0%, então significa que seus proprietários podem esperar por uma taxa de retorno sobre o patrimônio líquido (TRPL) igual a 

Alternativas
Comentários
  • ROA = LL / AT

    ID = PE / PL

    PT = AT

    PL = PT - PE

    ROE = LL / PL

    ROA -> 0,12 = 5.000.000,00 / AT - > AT = 5.000.000,00 / 0,12 -> AT = 41.666.666.66

    ID -> 0,65 = PE / 41.666.666,66 - PE -> PE = 27.083.333,33 - 0,65PE -> PE + 0,65PE = 27.083.333,33

    PE = 27.083.333,33 / 1,65 -> PE= 16.414.141,41

    PL = 41.666.666,66 - 16.414.141,41 -> PL = 25.252.525,24

    ROE = 5.000.000,00 / 25.252.525,24 -> ROE = 0,198 ou 19,8%

    GAB. D