SóProvas


ID
1816519
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um profissional de uma empresa precisa decidir em qual de dois projetos mutuamente excludentes, X ou Y, deve ser investido o valor orçado de R$ 1 milhão. Os fluxos de caixa líquidos futuros previstos a serem gerados para a empresa pelos dois projetos são todos diferentes entre si e sempre positivos. Ao calcular a Taxa Interna de Retorno (TIR) de cada projeto, encontrou-se TIR de X > TIR de Y.
Sabendo-se que VPL significa Valor Presente Líquido do projeto e Payback significa tempo de retorno exato, nominal ou descontado, do capital investido no projeto, o profissional concluiu corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Será preciso calcular o VPL antes de tomar a decisão, e não se basear apenas no TIR. TIR de X é maior quanto? e esse retorno se dará em quanto tempo (payback). Lembrando que maior o tempo, maior o risco. Logo, é preciso considerar exatamente o valor dos VPLs antes de tomar a decisão.

  • Nunca tomar decisões de investimento pela TIR, porque o seu resultado é apresentado em módulo, quanto ao VPL permite saber se a TIR é + ou -. Todavia ao calcular o VPL nunca usar a TIR como Taxa de desconto e sim usá-la como WACC.

    Quanto ao exercício, como não é possível calcular a VPL, pois o exercício não fornece dados para o cálculo, assim não nos resta outra altertiva. Resposta letra C.

     

  • A questão não fornece dados para saber se o VPL valerá a pena ainda, pois o projeto é viável se o VPL for maior do que o investimento. Logo, não importa se VPL Y > VPL X, payback x > payback de y, etc...O indicador mais importante é o VPL, seguido da TIR (comparando com TMA).