SóProvas


ID
1816576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma atividade que exige bastante tempo e dedicação é a definição de metas nos programas de bônus e participação nos resultados para altos executivos e gerentes de nível médio. Um dos desafios desse processo é desenvolver metas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras, viáveis e que promovam o alinhamento entre os interesses desses gestores e o dos acionistas.
Qual abordagem reconhece esse problema de alinhamento e busca tratá-lo por meio de políticas de redução de comportamento oportunista dos gestores?

Alternativas
Comentários
  • O texto a seguir, relaciona acionista (ou grupo de acionistas) como "principal" e os gerentes (ou gerente) como "agentes" que são contratados para a consecução dos objetivos do "principal".

    "Em ciência política e economia, o problema do principal–agente ou dilema da agência trata as dificuldades que podem surgir em condições de informação assimétrica e incompleta, quando um principal contrata um agente, tais como o problema de potencial conflito de interesses e risco moral, na medida em que o principal está, presumivelmente, contratando o agente para prosseguir os interesses do principal."

    Fonte: Wikipedia

  • Jensen e Meckling (1976 apud ESCUDER, 2006, p.32) apresentaram, pela primeira vez, estudos sobre a Teoria de Agência, ao citarem que problemas de agência decorrem de conflitos de interesses existentes em atividades de cooperação entre os indivíduos, quer ela ocorra ou não em situações de hierarquia entre o principal e o agente.


    Os problemas de agência têm origem na separação da propriedade e da gestão das organizações. O proprietário (principal), objetivando maximizar seus lucros, delega ao gestor (agente) o poder de comandar o empreendimento, estabelecendo metas de resultados esperados e limites de riscos admissíveis, responsabilidades e alçada. Para regular essa relação, a Teoria de Agência, também conhecida como Teoria da Firma, estabelece mecanismos eficientes (sistemas de monitoramento e incentivos) para garantir que o comportamento dos executivos esteja alinhado com o interesse dos acionistas. (EISENHARDT, 1988, p. 489).


    JACOBSON, 2009 (p.4) sintetiza o pensamento de Eisenhard, afirmando que a Teoria de Agência tem o foco em transações inter-organizacionais, ou contratos, entre o principal e o agente, assumindo a existência de racionalidade limitada e oportunismos dos indivíduos.

  • Teoria de Agência, também conhecida como Teoria da Firma,

     

    estabelece mecanismos eficientes (sistemas de monitoramento e incentivos) para garantir que o comportamento dos executivos esteja alinhado com o interesse dos acionistas. (EISENHARDT, 1988, p. 489).