-
Responder uma questão com fontes de difícil acesso se torna um pouco complicado. Pois até no site do Governo de Goiás cita apenas a atual cidade de Silvânia e a antiga Campinas.
-
Gabarito C
Silvânia e Ubatam, sendo que essa era reduto político de famílias proeminentes no tempo da escolha da nova capital,
-
dificil demais seloco!
-
GABARITO: "C"
OBS: Estou apenas ajudando quem utrapassou o limite de questões e por isso não conseguem ver qual a resposta correta.
-
FORAM FUNDADAS PELO CORONEL lINO SAMPAIO, ESPANHOL E RESPONSÁVEL PELA PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO EM GOIÁS.
-
C
"Após a realização de estudos das condições topográficas, hidrográficas e climáticas, a comissão apresentou quatro localidades que poderiam converter-se em capital: Bonfim (Silvânia), Pires do Rio, Batã (Orizona) e Campinas."
-
-
Ainda bem que existe o Q.Concursos para responder e tirar a duvida de quem rala estudando. Questão com fonte de dificio acesso.
-
O Coronel Antônio Pirineus de Souza, sugeriu a escolha de três técnicos: João Argenta e Jerônimo Fleury Curado, engenheiros, e de Laudelino Gomes de Almeida, médico, para realizarem estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de Bonfim, hoje Silvânia; Pires do Rio; Ubatan, atualmente município Orizona; e Campinas, hoje bairro goianiense, a fim de que, baseada no relatório dos técnicos, a comissão se manifestasse. Reunida em 4 de março de 1933, a comissão concluiu pela escolha da região de Campinas. A 24 de outubro do mesmo ano, houve o lançamento da pedra fundamental, no local onde está a sede do governo estadual.
-
Gol! Só no chute.
-
Criação da Capital de Goiás (GOIÂNIA)
Em 20 de dezembro de 1932, por força do decreto estadual número 2737, Pedro Ludovico criou uma comissão encarregada de escolher o local onde seria construída a nova capital, presidida por D. Emanuel Gomes de Oliveira, então bispo de Goiás. Os trabalhos da comissão foram instalados em 3 de janeiro de 1933, quando o coronel Antônio Pireneus de Souza, um de seus membros, sugeriu a escolha de três técnicos (os engenheiros João Argenta e Jerônimo Fleury Curado e o médico Laudelino Gomes de Almeida) para realizarem os estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de Bonfim (atual Silvânia), Pires do Rio Ubatan (atual vila de Egerineu Teixeira, em Orizona) e Campinas (atual bairro de Campinas).
O relatório final da comissão apontou uma fazendalocalizada nas proximidades do povoado de Campinas como local ideal para a edificação da futura capital. O relatório da comissão, após ser submetido ao parecer dos engenheiros Armando de Godoy, Benedito Neto de Velasco e Américo de Carvalho Ramos, foi encaminhado a Pedro Ludovico. Apesar da forte campanha antimudancista, o interventor decidiu que a capital seria construída na região de Campinas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A2nia#Hist.C3.B3ria
Força de vontade e perseverança para atingir a mudança
Skilo G.C.I.
-
Esse é o grande macete que existe em responder muitas e muitas questões!
A resposta para essa questão não está em nenhum dos cursos de Geo-História Goiana que vi (Gran Cursos, LFG e CERS).
Se não fosse essa questão, estaríamos lascados! Mas, como respondemos ela, não erramos jamais!
-
Resposta - c) Pires do Rio, Bonfim (atual Silvânia) e Ubatam (atual município de Orizona).
"Ninguém precisa acreditar em você além de você mesmo."
-
Gab: C
Obs.: Ubatan, atual vila de Egerineu Teixeira faz parte do município de Orizona. O município de Orizona existe desde 1850.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/efgoiaz/egerineu.htm
http://www.orizona.go.gov.br/pagina/144-historia-do-municipio
-
c) Pires do Rio, Bonfim (atual Silvânia) e Ubatam (atual município de Orizona).
-
Concurseiro goiano, só aprendo respondendo questoes
-
Concurseiro Goiano, para além desses cursos que você citou, há apenas um professor que ensina a responder essa questão: PH, do Tese Concursos.
-
Cidades/Arraiais que nasceram em função do Ouro em Goiás:
Na região SUL:
1726 - Sant'Anna (Vila Boa), hoje cidade de Goiás
1729 - Santa Cruz
1731 - Meia Ponte (Pirenópolis)
1734 - Crixás
1737 - Córrego de Jaraguá
1741 - Pilar
1746 - Santa Luzia (Luziania)
1774 - Bonfim (Silvânia)
Na região NORTE:
1730 - Maranhão
1732 - Águas Quentes
1734 - Natividade (hoje pertencente ao Tocantins)
1735 - Traíras
1735 - São José do Tocantins
1736 - Cachoeira
1736 - São Félix
1738 - Porto Real
1740 - Arraias (hoje pertencente ao Tocantins)
1740 - Cavalcante (no Nordeste do Estado, região do Quilombo dos Kalungas)
1746 - Carmo
1749 - Cocal
-
CONCURSEIRO GOIANO, conheça o professor Alaor e o professor PH do TESE concursos. Vai por mim, abraços.
-
Letra C
Em 1932, foi assinado o decreto nº 2.737, de 20 de dezembro,nomeando uma comissão que, sob a presidência de D. Emanuel Gomes de Oliveira, então bispo de Goiás, escolhesse o local onde seria edificada a nova capital do estado de Goiás.
O Coronel Antônio Pirineus de Souza, sugeriu a escolha de três técnicos: João Argenta e Jerônimo Fleury Curado, engenheiros, e de Laudelino Gomes de Almeida, médico, para realizarem estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de Bonfim, hoje Silvânia; Pires do Rio; Ubatan, atualmente município Orizona; e Campinas, hoje bairro goianiense, a fim de que, baseada no relatório dos técnicos, a comissão se manifestasse. Reunida em 4 de março de 1933, a comissão concluiu pela escolha da região de Campinas.
FONTE: Apostila de História de Goiás do Curso RedeJuris.
-
Santa Dica, Poderia rever sua lista de cidades goianas que surgiram durante o ciclo do ouro, Crixas fica no Norte(noroeste) e não no Sul. Coloque sua fonte por gentileza, ajudaria bastante.
-
(COSP)
Campininha
Orizona
Silvânia
Pires do rio
Os nomes proposto para a nova capital - (GAP)
Goiânia
Anhaguera - em homenagem aos desbravadores
Petrônia - em homenagem à Pedro ludovico(interventor 1930)
-
Letra c.
c) Certa. A escolha desses locais estava intimamente ligada as questões hídricas para abastecimento da nova capital do Estado.
Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos
-
Em janeiro de 1933, a comissão instituída por Pedro Ludovico procedeu a realização de estudos das condições topográficas, hidrológicas e climáticas das localidades de:
Bonfim (atual Silvânia);
Pires do Rio;
Ubatan (atual vila de Erigeneu Teixeira, em Orizona); e
Campinas (atual bairro de Campinas, em Goiânia).
O relatório final apresentado a Pedro Ludovico indicou uma fazenda localizada nas proximidades do povoado de Campinas como o local ideal para construção da nova capital.
Resposta: C