SóProvas


ID
1817320
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A NBC TA 530, que trata de Amostragem em Auditoria, preconiza que é importante o auditor selecionar uma amostra representativa, de modo a evitar tendenciosidade mediante a escolha de itens da amostra que tenham características

Alternativas
Comentários
  • NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

    NBC TA 530 - AMOSTRA EM AUDITORIA

    15.

    A12. Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. Pela amostragem não estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra. Como a finalidade da amostragem é a de favorecer base razoável para auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada, é importante que o auditor selecione uma amostra representativa, de modo a evitar tendenciosidade mediante a escolha de itens da amostra que tenham características típicas da população.

  • Gabarito B.

    Eu fiz confusão com a definição de estratificação e marquei letra a.

    Na NBC TA 530:

    "Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).

  • A) FALSO. A) Sobre o tamanho da amostra, quando as circunstâncias são semelhantes, o efeito de fatores no tamanho da amostra, é semelhante, independentemente da abordagem escolhida, estatística ou não estatística.

    B) A NBC TA 530 diz que é importante o auditor selecionar uma amostra representativa para evitar tendenciosidade ao escolher itens de amostra com características típicas da população. 

    Essa escolha é importante para evitar o surgimento de uma anomalia. Termo que também a norma traz:  Anomalia é a distorção ou o desvio que é comprovadamente não representativo de distorção ou desvio em uma população.

    C) FALSO. Na execução dos testes de detalhes, a população é geralmente estratificada por valor monetário. (APÊNDICE 1) Estratificação e seleção com base em valor

    D) FALSO. NADA COM NADA.

     A análise estatística multivariada ou simplesmente análise multivariada é o ramo da estatística direcionado ao estudo das amostras e distribuição multidimensionais, ou seja, são métodos estatísticos apropriados para estudos em que várias variáveis são consideradas simultaneamente. 

  • A amostra deve representar a população, caso contrário não teremos como concluir sobre o todo a partir da amostra. Deve ser “honesta”, “representativa”, “típica” e outros termos correlatos.

    NBC TA 530, A12

    Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. Pela amostragem não estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra. Como a finalidade da amostragem é a de fornecer base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada, é importante que o auditor selecione uma amostra representativa, de modo a evitar tendenciosidade mediante a escolha de itens da amostra que tenham características típicas da população.

    Resposta: B

  • AMOSTRA de quê ????? Claro, DA POPULAÇÃO.

    Bons estudos.

  • Essas NBC's peçam muitas vezes pela falta de pontuação. A falta de uma vírgula depois de "tendenciosidade" dá a entender que devemos evitar ser tendenciosos escolhendo amostra que tenha características típicas da população, porém, é exatamente o contrário. Devemos sim escolher amostras que trazem características típicas da população.