SóProvas


ID
1817647
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para a elaboração de um relatório de gestão a fim de identificar as principais deficiências de infraestrutura do subsistema de transportes complementares, o agente de administração adotou um instrumento de levantamento de informações que possui, entre suas vantagens, a possibilidade de obter informações ao mesmo tempo que exerce outras atribuições inerentes ao seu cargo; e, entre as desvantagens, a lentidão na tomada de informações. Esse instrumento de levantamento de informações é:

Alternativas
Comentários
  • Questionário => O método de questionário é o mais usual, usado em todos os setores de uma organização, os questionários são elaborados anteriormente padronizados dentro de cada grupo de ocupacional, pois cada cargo grupo demanda uma peculiaridade.

    O emprego do questionário como instrumento de levantamento de dados garante maior uniformidade na mensuração, além de possibilitar o anonimato.   Consiste em uma série de questões ou perguntas formuladas previamente, podendo ser utilizado com ou sem presença de pessoas envolvidas no processo, quando há necessidade de obter respostas quantitativas; quando é preciso obter informações de diferentes pontos geográficos e quando é necessária uma análise estatística.

    Concluímos que o questionário não estimula a participação dos “entrevistados”.

    Também chamados de survey (pesquisa ampla), o questionário é um dos procedimentos mais utilizados para obter informações. É uma técnica de custo razoável, apresenta as mesmas questões para todas as pessoas, garante o anonimato e pode conter questões para atender a finalidades específicas de uma pesquisa.

    Aplicada criteriosamente, esta técnica apresenta elevada confiabilidade. Podem ser desenvolvidos para medir atitudes, opiniões, comportamento, circunstâncias da vida do cidadão, e outras questões. Quanto à aplicação, os questionários fazem uso de materiais simples como lápis, papel, formulários, etc. Podem ser aplicados individualmente ou em grupos, por telefone, ou mesmo pelo correio.

    Pode incluir questões abertas, fechadas, de múltipla escolha, de resposta numérica, ou do tipo sim ou não.

    As etapas necessárias para o desenvolvimento de um questionário são: (i) Justificativa; (ii) Definição dos objetivos; (iii) Redação das questões e afirmações; (iv) Revisão; (v) Definição do formato; (vi) Pré-teste e (vii)


  • Questão formulada a partir da obra do professor Djalma de Oliveira.

    Segundo esse autor, dentre as vantagens do questionário temos:

    -Possibilidade de coleta simultânea de dados. Permite que o gerente responsável pelo estudo obtenha informações, ao mesmo tempo que exerce outras atribuições de seu cargo.

    Acerca das desvantagens quanto ao uso do questionário, Oliveira descreve:

    - Lentidão no processo de tomada de informações. Se considerarmos o tempo despendido com preparação, redação, testes, distribuição, preenchimento e retorno, verificaremos que o processo é demorado, e o tempo gasto com a distribuição não traz maiores benefícios.

    A questão pode suscitar dúvidas ao candidato, pois a observação direta também é um instrumento de pesquisa que permite a coleta simultânea de dados. Afinal, durante uma entrevista, por exemplo, o administrador realiza a observação sobre a rotina de trabalho dos entrevistados. No entanto, não temos lentidão na toma de informações da observação direta, posto que a coleta de dados é feita de maneira informal e visual, por isso a melhora resposta é mesmo a alternativa “B”, questionário.

    Por fim, vale destacar que o uso do questionário, apesar de lento, ainda é mais célere do que outros instrumentos de pesquisa como, por exemplo, a entrevista.

    Gabarito: B