SóProvas


ID
181771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Internacional Privado
Assuntos

No âmbito do direito internacional, cada vez mais são debatidos temas ligados ao domínio público internacional, conjunto de espaços cujo uso interessa a mais de um Estado ou à sociedade internacional como um todo. Nesse sentido, não é tema de domínio público internacional

Alternativas
Comentários
  • LETRA E: Domínio, na verdade, da Rússia. 

  • Complementando as explicações do colegas,
    domínio público internacional costuma ser definido como o conjunto dos espaços cujo uso interessa a mais de umEstado e, por vezes, à sociedade internacional como um todo, mesmo que, em certos casos, tais espaços estejam sujeitos à soberania de um Estado. São pois domínio público internacional, disciplinados pelo direito internacional, dentre outros, o mar (e suas subdivisões legais), os rios internacionais, o espaço aéreo, o espaço sideral e o continente antártico. Recentemente, surgiram argumentos a favor e contra considerar-se a internet como domínio público internacional.
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • Domínio público internacional são espaços que escapam a qualquer apropriação nacional e que, portanto, são objetos de regulamentação internacional. Nesse contexto, são tradicionalmente considerados espaços de domínio público internacional o mar, os canais e rios internacionais, o ar e o espaço extra-atmosférico, além do continente antártico. Modernamente, tem-se aventado a possibilidade de a internet ser considerada de domínio público internacional, uma vez que é um espaço que escapa a qualquer apropriação nacional, mas o tema ainda é muito novo, de modo que ainda há controvérsias. Uma vez que a Sibéria é território Russo, e não de domínio público internacional. 

    De qualquer forma, a alternativa (E) está incontroversamente errada.


  • Segundo PORTELA, "(...) cabe ressaltar que determinadas áreas que PERTENCEM AO TERRITÓRIO DE UM OU DE MAIS ESTADOS e que parecem muito importantes para boa parcela da humanidade, como a Amazônia, o Saara e a SIBÉRIA, ainda não são consideradas como parte do domínio público internacional, devendo os entes estatais que as ocupam, em todo caso, cuidar de utilizá-las sem prejudicar a terceiros Estados."

  • Em sentido contrário ao gabarito e à doutrina colacionada pelo colega Georgiano Magalhães, e admitindo domínio público internacional e território sujeito à soberania de um determinado país, confira-se:

     

    Q152176 (TRF5R, Juiz Federal, 2015, CESPE)

  • ANTÁRTIDA (continente terrestre): Junto com o Ártico (sem terra, só gelo; lúcio, ártico é mais curtinho pq não tem terra), é uma das duas zonas polares do mundo.

    Abraços

  • Aula de geografia