SóProvas


ID
1818055
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão por processos ou administração por processos é uma importante tendência organizacional cujo resultado é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Davenport, um conjunto de atividades inter-relacionadas que busca gerar valor ao cliente.

    Simples assim. 


    Fonte: Rodrigo Rennó

  • Processo Organizacional

    É um conjunto de atividades logicamente interligadas, maneiras pelas quais se realiza uma operação, envolvendo pessoas, equipamentos, procedimentos e informações e, quando executadas, transformam entradas em saídas, agregam valor e produzem resultados.

    Fonte: http://www.mpf.mp.br/conheca-o-mpf/gestao-estrategica-e-modernizacao-do-mpf/escritorio-de-processos/publicacoes/livros/manualdegestaoporprocessos.pdf

     

  • De acordo com Rebouças (2007, p.58), processo: é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.

  • LETRA D CORRETA

  •  processos ou administração por processos é uma importante tendência organizacional 

     

     d)

    uma cadeia horizontal de processos interligados.

     

    OS PROCESSOS SÃO INTERLIGADOS 

  • Letra (d)

     

    Segundo MAXIMIANO (2004), uma importante tendência do Terceiro Milênio é administrar as organizações como conjuntos de processos interligados e não como conjuntos de departamentos independentes. A Administração por processo (ou organização por processos) consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical. A adoção da organização por processo é também chamada horizontalização da empresa.

  • Gabarito D

    Importante destacar as diferenças entre gestão de processos e gestão por processos:

    "A gestão de processos significa que existem processos mapeados, sendo monitorados, mantidos sob controle e que estão funcionando conforme planejado;"

    "Quando se fala em gestão por processos, procura-se ver a organização de forma mais ampla, com as áreas se inter-relacionando. Vários processos estão interagindo e a gestão monitora isso como um todo, garantindo a satisfação do cliente. "

    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gestao-de-processos-ou-gestao-por-processos/70967

    Bons estudos

  • É uma cadeia horizontal, pois os processos estão intimamente ligados ao conceito de sistemas que é horizontalizado. Atentando para o brilhante comentário do Igor Brendo, vou adicionar um macete que fiz para ajudar no entendimento e acertar as questões entre Gestão de Processos e Gestão por Processos:

    de-> palavra menor (=específico para aquele determinado processo, gerenciamento dos processos)

    por-> palavra maior (=amplo, gerenciamento da organização com base nos seus processos, orientado com foco no cliente)

  • Conceitos relacionados a gerenciamento de processos:

    Modelo trans-funcional

    Horizontal, plana, achatada

    Arquitetura integrada

    Necessidades dos clientes = traduzem-se em requisitos

    Enfoque maior nas necessidades dos clientes

    Agregar valor para o cliente

  • D- Gestão de processos relaciona-se com estrutura/cadeia horizontal com forte interligação entre processos.

  • LETRA D CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.

  • Processo é algo contínuo...então pensei em algo já pronto acontecendo de maneira horizontal, sem muita hierarquia (vertical)... se é isso não sei, mas deu certo kkkkkkkk