SóProvas


ID
1819375
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A sociedade constituída no planalto da capitania de Martim Afonso mantém-se, por longo tempo ainda, numa situação de instabilidade ou imaturidade, que deixa margem ao maior intercurso dos adventícios com a população nativa. Sua vocação estaria no caminho, que convida ao movimento; não na grande propriedade rural que forma indivíduos sedentários.

(HOLANDA, S. B. de. Caminhos e Fronteiras. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.) 

A historiografia do século XX foi pródiga em valorizar o movimento das bandeiras e os bandeirantes como forma de justificar o estabelecimento da hegemonia paulista no contexto nacional, apesar disso a importância desse fenômeno não pode ser minimizada. Sobre as bandeiras, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Contribuíram para o alargamento do território da América portuguesa, ainda que ao preço da escravização indígena.

( ) Fortaleceram a presença jesuítica no espaço colonial, uma vez que a catequese das populações pré- cabralinas era um de seus objetivos centrais.

( ) Formaram um núcleo de poder bastante afinado com a metrópole, que se contrapôs aos interesses dos senhores de engenho.

( ) Descobriram importantes jazidas de metais e pedras preciosas em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • (F ) Fortaleceram a presença jesuítica no espaço colonial, uma vez que a catequese das populações pré- cabralinas era um de seus objetivos centrais. 
     

    O ataque, realizado pelos bandeirantes, às Imediações jesuíticas era bastante comum em períodos de escassez do comércio de escravos.

  • Justificativa das falsas:

    B) Os bandeirantes não tinham como objetivo catequizar os índios, mas sim aprisioná-los.

    C) Os bandeirantes não contrapuseram os interesses dos senhores. Por vezes aqueles eram contratados pelos senhores para recuperar escravos fugitivos.

  • Sobre A hipótese da letra C, os bandeirantes na maior parte das vezes tinham mais em mente interesses próprios e somente depois de negociação e conseguirem uma série de privilégios anunciaram a descoberta do ouro. O serviço à coroa se tornava difuso nos sertões do Brasil.
  • Letra D