SóProvas


ID
1819396
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No exercício de conhecer, conquistar, procurar tesouros, catequizar ou mesmo escravizar os povos indígenas e transpor as duas muralhas que davam acesso aos sertões interiores da parte sul do continente americano demorou mais de um século até que os súditos portugueses e espanhóis começassem a se defrontar. Naquelas imensidões de terras e águas os ibero-americanos fundaram núcleos de povoamento. No rio Tietê, as vilas de São Paulo, Parnaíba, Itu e Sorocaba. No rio Paraguai, a cidade de Assunção. No rio Cuiabá, as minas e vila homônimas. Entre os rios Piray e Grande fixou-se Santa Cruz de la Sierra. Ainda no vale dos rios Mamoré e Guaporé, do lado hispânico, as missões de Mojos e Chiquitos e da banda lusitana, os arraiais das minas do Mato Grosso. Eram lugares muito distantes uns dos outros. Num continente povoado por centenas de nações ameríndias, os novos e adventícios moradores usaram os rios para garantir suas sobrevivências e, também, para interligar suas pequenas 'ilhas de civilidade'.

(LUCÍDIO, J. A. B. 'A Ocidente do Imenso Brasil': as conquistas dos rios Paraguai e Guaporé (1680-1750). Lisboa, 2013. Tese (Doutoramento em História dos descobrimentos e expansão portuguesa) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa.) 

A partir da leitura do texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D, pois a capitania foi criada em 1748 a partir das expedições bandeirantes que expulsaram jesuítas espanhois da região, escravizaram indígenas e descobriram ouro onde fora fundada Cuiba. 

  • Letra D) O processo de interiorização teve o consentimento do governo português, uma vez que este financiava as entradas. Os bandeirantes realizavam as entradas em busca de metais preciosos e índios. No Mato grosso os bandeirantes expulsaram os jesuítas espanhois, escravizaram os índios que sobreviveram e descobriram ouro.