SóProvas


ID
1819408
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A carta abaixo foi escrita por Osvaldo Aranha a Getúlio Vargas em fins dos anos 20 do século XX.

Nada se pode esperar das leis, que não são praticadas, nem dos homens, que são seus violadores. Onde a lei não é cumprida, o governo assenta no arbítrio e na força [...] não há duas situações para uma só realidade, como não há duas soluções verdadeiras para uma mesma hipótese. Assim, ou concordamos com a situação de anarquia moral e de miséria material que domina a república, ou animados de espírito de sacrifício, de altruísmo cívico, dentro de nossa missão social, resolvemos procurar os meios de corrigir essa situação.

(Apud FERREIRA, M.M. e PINTO, S.C.S. A crise dos anos 20 e a revolução de 30. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L. A. N. (orgs.) O tempo do liberalismo excludente: da proclamação da república à revolução de 1930. O Brasil Republicano; v.1. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2003.)

Sobre a revolução de 1930, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • D- sem dúvidas 

  • hehehehhehehehehehehehe GAB: D

  • Em 1930, teve a revolução dos Tenetista depois que João Pessoa da chapa de Getulio vargas Morre, logo depois quem assume o governo é Getulio Vargas

     

    Gabarito: D

  • O estopim é o assassinato de João Pessoa, mas é possível dizer que já antes a oposição (Aliança Liberal) estava cogitando tomar o poder pelas armas.

  • Achei estranha a resposta... a morte de João Pessoa serve como pretesto para justificar o golpe que já vinha sendo cogitado por meio de levante armado. O termo "somente" na letra "d" abre margem para a interpretação de que a ideia golpista veio a tona após o assassinato. Caberia recurso, inclusive. O que acham?

  • A conjuntura da época já não estava boa, a aliança liberal estava juntando forças, eles só estavam esperando algo maior para dar depor o Washington Luis que foi acusado da morte de João pessoa, vice de Getúlio, dado o estopim, Tinha-se a desculpa necessária para fazer tal revolução

  • Gabarito: D.

    discordo, já existiam mancomunações em minas gerais antes de calhar de dantas matar pessoa.

  • Então quer dizer que antes da morte de João Pessoal não existia o desejo de quebrar esse sistema? Essa conspiração já existia antes, sim! Esse gabarito está duvidoso.