- ID
- 1819459
- Banca
- BIO-RIO
- Órgão
- IF-RJ
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
No cotidiano da clínica nos deparamos com inúmeras possibilidades de exposição dos trabalhadores a substâncias químicas. Estas diferentes substâncias, quando administradas juntas, podem interferir nos seus efeitos, havendo, com isso, aumento ou diminuição do efeito de uma ou de outra, pelo processo de interação. Sobre as interações químicas, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I. A interação do tipo adição se caracteriza quando o efeito induzido por duas ou mais substâncias juntas, é igual à soma dos efeitos de cada agente em separado.
II. Quando se administra o tetracloreto de carbono e o isopropanol juntos, obtêm-se um aumento da hepatotoxicidade desencadeada pelo tetracloreto de carbono, porque o isopropanol aumenta esse efeito, apesar dele mesmo não ser hepatotóxico. Nesse caso, tem-se um exemplo de interação de potenciação.
III. Um trabalhador tabagista exposto a asbesto produz um risco de desenvolvimento de câncer de pulmão muito maior do que a soma dos riscos de cada composto em separado. Isto ocorre porque as substâncias envolvidas são sinérgicas.
As afirmativas são respectivamente: