-
. O que é a Sarcoidose?
A sarcoidose é uma doença multisistémica- que pode atingir vários órgãos - e que se caracteriza por uma alteração nas biópsias chamada granuloma. A presença destes granulomas, aliada a um quadro clínico, radiológico e laboratorial compatível permite fazer o diagnóstico de Sarcoidose. Para um doente ter o diagnóstico de Sarcoidose o médico tem de excluir algumas outras doenças tais como a tuberculose ou outro tipo de infecções.
Qual é a causa da Sarcoidose?
Tal como na maioria das doenças, exceptuando as de causa infecciosa, a causa da Sarcoidose não é conhecida. No entanto a doença está perfeitamente definida, sabe-se os órgãos que são atingidos, qual a sua evolução e qual o seu tratamento. À luz do conhecimento actual no entanto, pensa-se que ela seja a resposta do organismo não a um mas provavelmente a vários antigénios. Para que uma pessoa desenvolva Sarcoidose é necessário que seja susceptível ou seja que o seu sistema imunológico tenha determinadas alterações a nível dos genes de histocompatibilidade HLA e dos receptores T dos Linfocitos T. Só quem tenha estas alterações e conctacte com os tais antigénios desenvolverá Sarcoidose.
http://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/sarcoidose.html
-
Gabarito letra B
Sarcoidose é uma doença caracterizada pela formação de agregados anormais de células inflamatórias denominados granulomas.[2] A doença tem geralmente início nos pulmões, pele ou gânglios linfáticos.[2] Ainda que menos comum, pode afetar os olhos, fígado, coração e cérebro.[2] No entanto, é possível afetar qualquer órgão.[2] Os sinais e sintomas dependem do órgão envolvido. Na maior parte dos casos não se manifestam sintomas ou os sintomas são apenas ligeiros.[2] Quando afeta os pulmões podem ocorrer sibilos, tosse, falta de ar ou dor no peito.[3] Em alguns casos verifica-se síndrome de Löfgren, caracterizado por febre, aumento de volume dos gânglios linfático, artrite e uma mancha na pele denominada eritema nodoso.[2]
Desconhecem-se as causas da doença.[2] Acredita-se que possa ser causada, em pessoas predispostas, por uma reação imunitária a um fator desencadeante, como uma infeção ou substâncias químicas.[12][13] O risco é maior em pessoas com casos da doença na família.[4] O diagnóstico baseia-se, em parte, nos sinais e sintomas, podendo ser complementado por uma biópsia.[6] Entre os achados clínicos que tornam o diagnóstico provável estão o aumento de volume dos gânglios linfáticos no hilo pulmonar, níveis elevados de cálcio com níveis normais de hormona paratiroide, ou níveis elevados de enzima conversora da angiotensina no sangue.[6] O diagnóstico só deve ser realizado após excluir outras causas possíveis que produzem sintomas semelhantes, como a tuberculose.[6]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sarcoidose
-
A questão versa sobre as doenças categorizadas como pneumoconioses. A questão quer alternativa que traga uma doença que não se enquadre como pneumoconiose.
De acordo com Manual de Pneumoconioses do Ministério da Saúde, a lista (não exaustiva) das pneumoconioses e o seu respectivo agente etiológico é a seguinte:
- Silicose - Sílica Livre.
- Asbestose - Todas as fibras de asbesto ou amianto.
- Pneumoconiose do trabalhador do carvão (PTC) - Poeiras contendo carvão mineral e vegetal.
- Silicatose - Silicatos variados.
- Talcose - Talco mineral (silicato).
- Pneumoconiose por poeira mista - Poeiras variadas contendo menos que 7,5% de sílica livre.
- Siderose - Óxidos de ferro.
- Estanose - Óxido de estanho.
- Baritose - Sulfato de bário (barita).
- Pneumoconiose por rocha fosfática - Poeira de rocha fosfática.
- Antimoniose - Óxidos de antimônio ou Sb metálico.
- Pneumoconiose por abrasivos - Carbeto de silício (SiC) Óxido de Alumínio (Al2O3).
- Beriliose - Berílio.
- Pneumopatia por metais duros - Poeiras de metais duros (ligas de W, Ti, Ta contendo Co).
- Pneumonites por hipersensibilidade (alveolite alérgica extrínseca) - Poeiras orgânicas contendo fungos, proteínas de penas, pelos e fezes de animais.
Analisando as alternativas:
A- Incorreta. Siderose - óxido de ferro.
B- Correta. Sarcoidose não é uma pneumoconioses relacionado ao trabalho. É uma doença auto-imune, de causa desconhecida e considerada, ainda, incurável.
C- Incorreta. Berilose - berílio
D- Incorreta. Estanose- estanho
E- Incorreta. Asbestose -amianto
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Pneumoconioses. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.
GABARITO: LETRA B