SóProvas


ID
182002
Banca
FCC
Órgão
PGE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei de licitações prevê a possibilidade de concessão de direito real de uso de bem imóvel sem necessidade de licitação quando ocorrer a ocupação mansa e pacífica e exploração direta de área situada na Amazônia Legal. Sem prejuízo de outros requisitos previstos na lei, a dispensa de licitação em questão é aplicável

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D:

    Art. 17. §2o A Administração também poderá conceder título de propriedade ou de direito real de uso de imóveis, dispensada licitação, quando o uso destinar-se:
    II - a pessoa natural que, nos termos da lei, regulamento ou ato normativo do órgão competente, haja implementado os requisitos mínimos de cultura, ocupação mansa e pacífica e exploração direta sobre área rural situada na Amazônia Legal, superior a 1 (um) módulo fiscal e limitada a 15 (quinze) módulos fiscais, desde que não exceda 1.500ha (mil e quinhentos hectares);
     

    Art. 17. §2º-A.  As hipóteses do inciso II do § 2o ficam dispensadas de autorização legislativa, porém submetem-se aos seguintes condicionamentos:
    I - aplicação exclusivamente às áreas em que a detenção por particular seja comprovadamente anterior a 1o de dezembro de 2004;

  • correto.

    só lembrar que esta redação foi modificada pela Lei nº11.952/09

  •  a) em favor das microempresas e empresas de pequeno porte que desenvolvam atividades econômicas sustentáveis.

    Errada: art. 17, §2º - Administração também poderá conceder título de propriedade ou de direito real de uso de imóveis, dispensada licitação, quando o uso destinar-se: inciso II - a pessoa natural que, nos termos da lei, regulamento ou ato normativo do órgão competente, haja implementado os requisitos mínimos de cultura, ocupação mansa e pacífica e exploração direta sobre área rural situada na Amazônia Legal, superior a 1 (um) módulo fiscal e limitada a 15 (quinze) módulos fiscais, desde que não exceda 1.500ha (mil e quinhentos hectares);

     b) às pessoas naturais e jurídicas que promoverem atividades de exploração que sejam compatíveis com a legislação agrária, de destinação de terras públicas e de zoneamento ecológico-econômico.

    Errada: A concessão destina-se somente à pessoas naturais, conforme art. 17, §2º, e não às pessoas jurídicas.

     c) às áreas rurais e urbanas, desde que não excedam 1.500 ha (mil e quinhentos hectares).

     Errada: Conforme art. 17, §2º : “ocupação mansa e pacífica e exploração direta sobre área rural situada na Amazônia Legal”

     d) somente às ocupações comprovadamente anteriores a 1o de dezembro de 2004.

    Correta: § 2º-A. I - aplicação exclusivamente às áreas em que a detenção por particular seja comprovadamente anterior a 1o de dezembro de 2004

     e) mediante prévia autorização legislativa.

    Errada: §As hipóteses do inciso II do § 2o ficam dispensadas de autorização legislativa, porém submetem-se aos seguintes condicionamentos: (Redação dada pela Lei nº 11.952, de 2009)

  • Questão de prova para procurador, acho que é muito específica... só para alguns mesmo...

  • Detalhe: olhem onde foi prestada a prova.

  • CORRETA: D

    O EXAMINADOR É PREGUIÇOSO E TERIA PREGUIÇA DE INVENTAR UMA DATA SEM QUALQUER NEXO. LOGO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE ELE SIMPLESMENTE COPIOU UMA DATA EXATADA DA LEI. PRONTO, ESSA É A QUESTÃO CORRETA.

     

  • Pareceres sobre desaforamento no meu estágio na AGU me ajudaram a acertar a questão!!!!

  • Acertei porque trabalhei com Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Questão dificílima!!

  • Art. 17. (...)

    §2º-A. As hipóteses do inciso II do § 2o ficam dispensadas de autorização legislativa, porém submetem-se aos seguintes condicionamentos:

    I - aplicação exclusivamente às áreas em que a detenção por particular seja comprovadamente anterior a 5 de maio de 2014.

    (Inciso I com redação determinada pela Medida Provisória n. 910, de 10-12-2019).