SóProvas


ID
1820212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As competências de uma organização são muito mais do que a soma dos conhecimentos gerais de cada empregado individualmente; outros aspectos estão incluídos no conceito de competência organizacional, inclusive no setor público. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    a) competências emergentes: são aquelas que, apesar de não serem relevantes no momento presente, serão enfatizadas no futuro, a partir da estratégia definida pela organização;


    b) transicionais ou transitórias: competências que, embora essenciais em alguns momentos, não estão diretamente relacionadas ao negócio, não são diretamente relevantes para o trabalho nem enfatizadas na estratégia da organização;


    c) competências declinantes: são aquelas que tiveram grande importância na vida organizacional em um passado recente, mas que estão se tornando cada vez menos relevantes, devido a uma mudança na estratégia da organização, na tecnologia ou na natureza do trabalho;


    d) Certo. Emergentes são competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas que, caso se considerem a estratégia e a visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente.


    e) competências estáveis: são aquelas que permanecerão tão importantes no futuro quanto o são no momento presente e devem ser mantidas para assegurar a continuidade da organização.


    Professor Ramon Patrese
  • Alguém poderia me dizer o conceito de competências perenes?? Obrigada!!!

  • Isso é Direito Administrativo mesmo? só pra saber.

  • isso nao é direito administrativo

  • De Dramático já basta eu ! hahaahah


  • Que matéria é essa coisa ?

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK li reli e ri mais alto ainda, WHAAAAAAAT FUUUCK???? lol

  • Não é Direito Administrativo, mas sim Administração Pública. Em vez de comentarem aqui, vão em "notificar erro". Mais eficaz.

  • isso provavelmente é matéria de Administração Geral, cobrada mais para cargos da área administrativa ou pra cargos de nível superior, como auditor.

  • Eu nunca tinha estudado tipos de competências, mas acabei acertando por uma analogia meio tosca.

    País emergente é aquele que, embora hoje seja fraco, está em crescimento, adquirindo relevância e importância.

    O mesmo, pensei, deve ocorrer com as competências. 

    GABARITO: D.

  • pode ser qualquer coisa, menos direito administrativo, muito menos poderes da administração. Acho que a equipe do site classificou errada.

  • Òtémá questaumm!

  • Sparrow e Bognanno (1997, apud Carvalho et al. 2009 ), propõem a seguinte classificação para as diversas competências organizacionais:

    - Emergentes – são competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas considerando a estratégia e visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente;

    - Declinantes – são aquelas que, durante um tempo, foram importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas no passado, mas que tendem a ser superadas;

    -Transitórias – são as competências que precisam ser mobilizadas durante processos de mudança, embora pontuais e menos enfatizadas na estratégia organizacional;

    - Perenes – formam um grupo fundamental de competências organizacionais, intimamente relacionadas à obtenção do desempenho desejado, permanecendo relevantes para as tarefas ao longo do tempo, seja qual for a direção estratégica da organização

  • Tiago Costa, as competências diferenciais são as competências estáveis?

  • Essa matéria é o que??? 

    poderes administrativos????

  • COMENTÁRIOS DO PROF. ADRIEL (tecconcursos.com.br):

     

    Há diversas classificações de diversos autores para as competências, sejam elas organizacionais ou individuais.  Vamos ver isso na análise das alternativas.

     

    a) Perenes são competências que têm o papel de distinguir um desempenho superior de um desempenho mediano.

     

    INCORRETA. As competências estáveis, essenciais ou perenes são aquelas competências fundamentais para o funcionamento da organização e permanecem relevantes ao longo do tempo. Portanto, em nada se relacionam com a descrição da alternativa.


    b) Transitórias são competências que, durante um tempo, são importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas, mas que tendem a ser superadas.

     

    INCORRETA. As competências transitórias são aquelas que, embora imprescindíveis em momentos críticos de transição, não estão diretamente relacionadas ao negócio da organização. A alternativa caracteriza as competências declinantes.


    c) Declinantes são competências que precisam ser mobilizadas durante processos de mudança, embora sejam pontuais e menos enfatizadas na estratégia organizacional.

     

    INCORRETA. As competências declinantes são aquelas importantes no passado, mas se tornam menos relevantes para a organização devido às mudanças na tecnologia ou na estratégia organizacional. A alternativa descreve as compet~encias transitórias.


    d) Emergentes são competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas que, caso se considerem a estratégia e a visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente.

     

    CORRETA. As competências emergentes são as que, mesmo não sendo muito relevantes no momento presente, seu grau de importância tende a crescer ao longo do tempo.


    e) Diferenciais são competências de um grupo fundamental de competências organizacionais intimamente relacionadas à obtenção do desempenho desejado, e que permanecem relevantes para as tarefas ao longo do tempo, independentemente da direção estratégica da organização.

     

    INCORRETA. A questão conceitua as competências estáveis, essenciais ou perenes. As competências diferenciais são consideradas as competências estratégicas, que estabelecem a vantagem competitiva da empresa. São identificadas no estabelecimento da missão empresarial e descritas de forma genérica, sendo constituídas por um conjunto de capacitações que auxiliam a empresa a alcançar seus resultados e fazer o diferencial no mercado.

    GABARITO: D.

     

    GRAMIGNA, M. R.. Modelo de competências e gestão de talentos. 2ª Ed.. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

     

    SPARROW, P. R.;  BOGNANNO, M.. Competency requirement forecasting: issues for international selection and assessment. In: Managing Learning. Edited by Christopher Mabey & Paul Iles. London: Routledge, 1994

  • Classificção das competências quanto à relevância no contexto organizacional:

     

    Emergentes: Serão necessárias no futuro. Surgem com mudanças significativas que ocorrem no mercado de trabalho.

    Declinantes: Estão relacionadas às mundancas de tecnologias ou do modo de operacionalização das atividades da organização. Perderão importância com o tempo.

    Estáveis: São aquelas que permanecem relavantes ao logo do tempo.

    Transitórias: Embora essenciais em momentos critícos de transição, podem ser necessárias por determinado momento.

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim.

     

  •    Competências podem ser:

    - Emergentes (as competências estão se tornando importantes para a organização)

    - Declinantes (as competências estão se tornando menos relevantes para a organização)

    - Estáveis (importância das competências para a organização é estável)

    - Transitórias (estas competências são importantes em alguns momento; resolução de crise - por exemplo)

     

    ----------

    At.te, CW.

     - Anotações pessoais.

  • Emergentes> Serão necessárias no futuro. Surgem com mudanças signi
    ficativas que ocorrem no mercado de trabalho.

    Declinantes> Estão relacionadas às mudanças de tecnologias ou do modo
    de operacionalização das atividades da organização.

    Estáveis> São aquelas que permanecem relevantes ao longo do
    tempo.

    Transitórias> Embora essenciais em momentos críticos de transição, po
    dem ser necessárias por determinado momento.


    #Ribas e Salim

  • classificação comum das competências organizacionais é em relação à importância de cada uma com o passar do tempo. Elas seriam classificadas como emergentes (que tendem a ser mais importantes no futuro), declinantes (que perderão importância com o tempo), estáveis (manteriam sua relevância atual) e transitórias (que seriam relevantes somente em um período, como em uma crise).

  • E eu achando que só no Direito havia tanta divergência... No meu material mesmo não tem nem de longe essas definições. 

  • Material do Estratégia Concursos de Adm Pública, indico pra ninguém :@@@@@@@

  • Qual o erro da B?

    Só na misericórdia para acertar essa Gestão de competências! 

    Força, foco e fé que dá certo!

  • Ta, ok, a letra d está certa. Mas pq a b nao? Pelos comentários do que eh competencia transitoria, o que a letra b afirma estaria correta. Boiei!

  • Quanto à relevância no tempo, Sparrow e Bognanno definem competências como:

     

    Perenes ou Estáveis – formam um grupo fundamental de competências organizacionais, intimamente relacionadas à obtenção do desempenho desejado, permanecendo relevantes para as tarefas ao longo do tempo, seja qual for a direção estratégica da organização

     

     Transitórias – são as competências que precisam ser mobilizadas durante processos de mudança, embora pontuais e menos enfatizadas na estratégia organizacional;

     

     Declinantes – são aquelas que, durante um tempo, foram importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas no passado, mas que tendem a ser superadas;

     

     Emergentessão competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas considerando a estratégia e visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente;

     

    A letra "C", gabarito dado ela banca, é a cópia da definição dada por eles.

     

     

     

    Quanto à letra B que deixou tanta dúvida, ela também é a cópia da definição dada por ele e se trata de Declinante e não transitória.

     

    Questão:  Transitórias são competências que, durante um tempo, são importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas, mas que tendem a ser superadas. (Seria Declinantes)

     

    O autor afirma que essas competências (transitórias) precisam ser mobilizadas durante os processos de mudanças e não superadas. SUPERADAS são as competências DECLINANTES que com as mudanças de tecnologia vão perdendo a sua importância e funcionalidade. 

    Exemplo de declinante: Usava-se a máquina de escrever até uns anos atrás, criaram o computador e a pobre máquina perdeu o seu espaço, tornou-se declinante e a competência de quem sabe usá-la, também. Hoje em dia de nada serve um empregado que saiba usar máquina de escrever, não conta como competência devido ser um conhecimento dispensável, desnecessário por não ter utilidade.

     

     

     

    BIZU:

     

    Declinante: aquilo que declina, cai em desuso, vence, mingua... (por isso deve ser superado)

     

    Ex.: a máquina de escrever substituída pelo computador.

    Se o cidadão ainda possui a competência de usar esse lindo dinossauro, mas não se adequou ainda ao computador, lhe faltará essa competência indispensável para ss organizações de hoje.

     

    Transitório: aquilo que transita, é passageiro, temporário, provisório... (por isso deve ser mobilizado)

     

    Ex.: a moda que vai e volta. O que é bonito hoje, amanhã passa a ser brega e o que foi moda na década de 80 volta a estar na moda hoje e segue sempre assim, um movimento cíclico e constante. Não se supera a moda, se mobiliza. Portanto, a competência de quem trabalha com isso, também é transitória. De nada adianta o estilista só entender de moda country e country não estar na moda.

  • Obrigada, Geovana Santana !

  • Se até a professora do vídeo, no coforto de sua sala, precisa dar um pesquinha em suas anotações para responder a questão, imagina eu, pobre mortal que não sou da área e estarei diante de uma prova com 60 questões das mais variadas disciplinas.

     

  • matéria ridicula

  • Competências Diferenciais são competências que têm o papel de distinguir um desempenho superior de um desempenho mediano.

    Competências declinantes são competências que, durante um tempo, são importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas, mas que tendem a ser superadas.

    Competências Transitórias são competências que precisam ser mobilizadas durante processos de mudança, embora sejam pontuais e menos enfatizadas na estratégia organizacional.

    Competências Emergentes são competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas que, caso se considerem a estratégia e a visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente.

    Competências Perenes  são competências de um grupo fundamental de competências organizacionais intimamente relacionadas à obtenção do desempenho desejado, e que permanecem relevantes para as tarefas ao longo do tempo,independentemente da direção estratégica da organização.

  • Nossa, essa definição de "declinante" tem muito a cara de "transitória". Não é à toa que a B foi quase tão marcada quanto a certa.
  • Aquele assunto desnecessário ao exercício do cargo

  • Competências:

     

    A) Diferenciais;

    B) Declinantes;

    C) Transitórias;

    D) Gabarito;

    E) Perenes.

  • LETRA D

    Segundo a professora Karen Estefan (vídeo do qconcursos)
    a)DIFERENCIAIS são competências que têm o papel de distinguir um desempenho superior de um desempenho mediano.
    b)DECLINANTES são competências que, durante um tempo, são importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas, mas que tendem a ser superadas.
    c)TRANSITÓRIAS são competências que precisam ser mobilizadas durante processos de mudança, embora sejam pontuais e menos enfatizadas na estratégia organizacional.
    d) Emergentes são competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas que, caso se considerem a estratégia e a visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente.
    e)PERENES são competências de um grupo fundamental de competências organizacionais intimamente relacionadas à obtenção do desempenho desejado, e que permanecem relevantes para as tarefas ao longo do tempo,independentemente da direção estratégica da organização.

  • Carammbaaa... q muído desse prof. Naaaammm!! N sei qm tá com mais preguiça, ele ou eu!

    20 min moendo um assunto na velocidade -30.

    QC, agiliza a configuração de velocidade dos vídeos, concurseiro não tem 20min p perder assim n. 

     

    Obrigada! De nada!!  

  • A banca cesp gosta de ir nos detalhes, fiquem ligados!!!

  • Marquei a B, mas nem havia lido a E, que, sejamos sinceros, está bem coerente.

  • GABARITO: D.

    _______________________________________

    Comentário: (...) Outra classificação comum das competências organizacionais é em relação à importância de cada uma com o passar do tempo. Elas seriam classificadas como emergentes (que tendem a ser mais importantes no futuro), declinantes (que perderão importância com o tempo), estáveis (manteriam sua relevância atual) e transitórias (que seriam relevantes somente em um período, como em uma crise).

    _______________________________________

    Prof. Rodrigo Rennó.

  • ESSA MATÉRIA NÃO TEM FIM! Estudei todo o conteúdo por vídeo aulas excelenr3s mas em nenhum momento vi essa classificação... :'(
  • Vc pode ler uns 30 livros e sempre vai aparecer novidades..

  • Quanto mais estudo "Gestão de Pessoas" mais amo "Bichos"!!!

  • ODEIO ESSA MATÉRIA!!!!!!!

  • Estou errando bastante, mas tenho certeza que a prática constante irá me fazer mudar esse jogo. A resposta correta é letra "D"

  • Classificação de Competências da Empresa:

    Quanto ao nível -> macro, meso e micro

    Quanto ao papel ocupacional -> técnicas ou gerenciais.

    Quanto a singularidade -> básicas ou essenciais

    Quanto a abrangência -> gerais ou específicas

    Quanto a relevância no tempo:

    -> Emergente = serão necessárias no futuro

    -> Declinantes = perderá a importância com o tempo, obsolescência

    -> Estáveis = perene, permanece relevante ao longo do tempo

    -> Transitórias = necessárias em um momento crítico de transição


    Fonte: aula Andrea Ribas IMP ON LINE

  • Para quem vai tentar AGU creio que o estudo de caso possa envolver conhecimentos específico de GP pois é o maior conteúdo dentro do conteúdo de Administração. Se é para ser um administrador não creio que irão focar na área de Direito, pois há especialistas para isso no órgão. Só uma suposição.   

  • Competências quanto à relevância

    Emergentes- Tendem a ser importantes no futuro

    Declinantes- Perderão importância com o tempo

    Estáveis- Manterão sua importância

    Transitórias- Serão relevantes em alguns períodos somente

    Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó

  • a) Errada, as competências perenes são aquelas estáveis, que tendem a se manter presentes e importantes com o passar do tempo.

    b) Errada, pois as competências transitórias são aquelas requeridas apenas em um dado lapso de tempo. São importantes em momentos críticos de transição (Ribas). As competências que vão perdendo sua importância ao longo do tempo são as competências declinantes.

    c) Errada, pois o enunciado descreve as competências transitórias. As competências declinantes são as que, aos poucos, estão deixando de ser importantes.

    d) Correta. As competências emergentes são aquelas que tendem a ser cada vez mais importantes e a crescerem com o passar do tempo. Podem até não ser importantes agora, mas com o passar do tempo vão crescendo na organização.

    e) Errada. As competências diferenciais ou distintivas dependem sempre da estratégia organizacional e, não necessariamente vão permanecer importantes para sempre, já que as tecnologias mudam e o mercado está em constante transformação.

    Gabarito: D

  • LETRA D

  • a) DIFERENCIAIS

    b) DECLINANTES

    c) TRANSITÓRIAS

    e) PERENES

    GAB. LETRA D

  • Os conhecimentos integrados são os conhecimentos, habilidades e Atitudes (CHA), ou seja, as competências existentes na organização (e funcionários).

    Habilidade é a forma de executar uma atividade.

    Atitude é um fator pessoal, componente pessoal de cada funcionário.

    Conhecimentos organizacionais é de toda a organização. Mas, por si só, não gerar valor para o cliente ou cidadão, pois deve ser integrado às habilidades para saber fazer o que se conhece e à atitude para pôr em prática.

    Capacidades dinâmicas é a capacidade da organização de se adaptar às mudanças do ambiente externo.

    @daniel.almeidaprof

    O gabarito B

  • Competências Emergentes x Competências Declinantes x Competências Estáveis x Competências Transitórias

    Essa classificação leva em consideração a relevância (“importância”) que as competências possuem para a organização ao longo do tempo. Vejamos:

    Competências Emergentes: Tratam-se das competências que tendem a ser mais relevantes para a organização com o passar do tempo. Ou seja, essas competências vão “emergindo” e se tornando cada vez mais importantes com o passar do tempo. As competências tendem a ser mais importantes no “futuro”. Em outras palavras, “são competências que podem não ser relevantes para as atividades atuais da organização, mas considerando a estratégia e visão de futuro, serão enfatizadas posteriormente”.

    Competências Declinantes: É exatamente o inverso das competências emergentes. As competências declinantes tendem a ser menos relevantes para a organização com o passar do tempo. Ou seja, essas competências vão “declinando” e se tornando cada vez menos importantes com o passar do tempo. As competências vão perdendo sua importância e tendem a ser menos importantes no “futuro”. Em outras palavras, “são aquelas que, durante um tempo, foram importantes para a organização e para as atividades desenvolvidas no passado, mas que tendem a ser superadas.

    Competências Estáveis (Competências Perenes): Tratam-se das competências que têm uma relevância “estável” para a organização. Ou seja, a importância dessas competências tende a ser estável para a organização com o passar do tempo. As competências tendem a manter o mesmo grau de importância para a organização ao longo do tempo. Em outras palavras, essas competências “formam um grupo fundamental de competências organizacionais, intimamente relacionadas à obtenção do desempenho desejado, permanecendo relevantes para as tarefas ao longo do tempo, seja qual for a direção estratégica da organização”.

    Competências Transitórias: Tratam-se das competências que são relevantes para a organização apenas em determinados períodos. Ou seja, a importância dessas competências ocorre apenas em determinados momentos específicos. Por exemplo: em momentos de crises, mudanças ou transições. Em outras palavras, “são as competências que precisam ser mobilizadas durante processos de mudança, embora pontuais e menos enfatizadas na estratégia organizacional”

    Escolas de Governo e Gestão por Competências. Mesa-redonda de Pesquisa-Ação. Brasília, ENAP: 2009 (citado em cursos do Estratégia sobre Adm. Geral)