SóProvas


ID
1821214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da reforma do serviço civil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    B)No âmbito do setor público, o principal foco da gestão de recursos humanos deve ser a conduta dos servidores, a fim de garantir que eles tenham comportamento adequado na execução das atividades.

      c) O fato de as políticas de gestão de recursos humanos, inclusive as meritocráticas, não serem formalizadas nem explícitas não prejudica as práticas de pessoal no âmbito da administração pública.

      d) Os entes da administração pública não devem associar nem produzir políticas de recursos humanos que estimulem ou evitem determinados comportamentos dos servidores, tais como aprendizagem, colaboração, absenteísmo, rotatividade e conflito. 

      e) A flexibilidade salarial é uma tendência da gestão contemporânea de pessoas, sendo representada por estruturas de retribuição financeira que estimulam a competitividade e recompensam o esforço individual dos servidores, além de ser de fácil implementação no âmbito da administração pública.

  • Qual o erro da B?

  • A) GABARITO

    B) Não é o principal foco dos Recursos Humanos.

    C) São formalizadas, pensem no plano de carreira dos servidores públicos federais.

    D) Devem produzir atividades ligadas à RH

    E) Não é de fácil implementação.

  • Gabarito: " A " 

    -

    A orientação dos sistemas de gestão do emprego e dos recursos humanos para a flexibilidade não deve se dar à custa da perda de continuidade e coesão. Um excesso de flexibilidade pode produzir danos (Lundblad e outros, 1996), como um comportamento organizacional anárquico, uma liderança enfraquecida pela dificuldade de exercê-la sobre pessoas cujo vínculo com o posto é fraco ou por uma cultura organizacional dispersa, fragmentada e pouco comprometida com o propósito comum.

    Disponível em: http://docslide.com.br/documents/merito-e-flexibilidade-francisco-longo.html

    -

    -

    Nunca desista da vida 

    Tudo é possivel ao que crê
    Sempre existe uma saída
    Deus não se esqueceu de você

  • Não sou da área, mas vou tentar ajudar com a letra B.

     

    É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

    (...)

    A imagem da administração pública tem, ao longo dos anos, sido prejudicada pela perda de credibilidade e eficiência. A crítica ao setor é em muito direcionada ao servidor público, a quem se atribuem problemas de mau atendimento, falta de conhecimento e profissionalismo. Por outro lado, o servidor se depara, muitas vezes, com um sistema que tem apresentado poucas alternativas para mudança desse cenário. É preciso evidenciar a integração das estratégias de recursos humanos às competências, isto é, aos conhecimentos, habilidades e atitudes, requerida pela organização, com vistas a alcançar resultados eficazes, ou seja, é necessária uma gestão estratégica de pessoas. É importante, principalmente no setor público, ter uma Gestão Estratégica de Pessoas (GEP), pois este setor tem como objetivo o bem comum, a satisfação dos cidadãos frente aos serviços prestados, sendo necessários servidores públicos capacitados, motivados e integrados com as estratégias da organização. Desta forma, a Gestão de Pessoas deve estimular a formação do servidor público, tendo como consequência o oferecimento de melhores serviços, usuários satisfeitos, e servidores qualificados.[7]

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_de_Recursos_Humanos

  • Alternativa B

    Pela gestão por competências temos o Conhecimento (saber), a Habilidade (fazer) e a Atitude (querer fazer) como os principais focos de RH, por tanto a conduta não é o foco pois para conduta errada existe o poder disciplinar, por exemplo, previsto nas leis e normas, que pode derivar no Processo Administrativo Disciplinar, por tanto já é normatizado e formalmente bem definidas as punições em virtude da conduta.

     

     

     

  • a) Correto. Inicialmente. nas reformas administrativas, o objetivo era implantar ideias de controle por resultados (diferente do controle por processos na burocracia), e incentivar uma cultura de confiança limitada. Porém, o excesso de flexibilidade facilita os desvios. Além disso, o Estado vai perdendo a capacidade também de saber se os objetivos propostos estão sendo alcançados. Logo, aparecem as dificuldades de manter a coesão em um ambiente de cultura dispersa. 

     

    b) Errado. Não é foco da gestão de recursos humanos a conduta dos servidores. O principal objetivo da gestão de recursos é alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.

    TECCONCURSOS

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da gestão de recursos humanos na administração pública.

    Vejamos as alternativas:

    A) O enfraquecimento da liderança — decorrente de dificuldade de se manter a coesão em um ambiente de cultura dispersa — e o comportamento organizacional anárquico são algumas das possíveis consequências do excesso de flexibilidade na gestão de pessoas na administração pública.

    Correta. A gestão de pessoas na Administração Pública deve seguir as boas práticas sobre flexibilidade, fomentando a coesão da cultura organizacional e focando nos objetivos estratégicos da organização, respeitando as normas comportamentais vigentes.

    B) No âmbito do setor público, o principal foco da gestão de recursos humanos deve ser a conduta dos servidores, a fim de garantir que eles tenham comportamento adequado na execução das atividades.

    Incorreta. O foco da gestão de recursos humanos no setor público deve ser o de alocar os servidores nas funções específicas para que os objetivos organizacionais em prol da sociedade sejam atingidos.

    C) O fato de as políticas de gestão de recursos humanos, inclusive as meritocráticas, não serem formalizadas nem explícitas não prejudica as práticas de pessoal no âmbito da administração pública.

    Incorreta. Via de regra, as políticas de gestão de recursos humanos no setor público são formalizadas, desde a admissão no cargo, passando pela inserção em um plano de carreira e terminando com a aposentadoria. Caso não fossem formalizadas, prejudicariam as práticas de pessoal no âmbito da administração pública.

    D) Os entes da administração pública não devem associar nem produzir políticas de recursos humanos que estimulem ou evitem determinados comportamentos dos servidores, tais como aprendizagem, colaboração, absenteísmo, rotatividade e conflito.

    Incorreta. Devem existir normas e regulamentos para balizarem os comportamentos dos servidores públicos.

    E) A flexibilidade salarial é uma tendência da gestão contemporânea de pessoas, sendo representada por estruturas de retribuição financeira que estimulam a competitividade e recompensam o esforço individual dos servidores, além de ser de fácil implementação no âmbito da administração pública.

    Incorreta. A questão da flexibilidade salarial, além de possuir um consenso por parte dos servidores, não é de fácil implantação no setor público.


    Gabarito do Professor: Letra A.