-
"A" esta errada pois os pais não se restringem
-
"A" está errada... porque a tomada de decisões e ações referentes à unidade escolar não está centralizada na figura do diretor e seus assistentes.
-
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
-
Eu só não entendi pq na terceira assertiva está a palavra "dissenso", que quer dizer discordância, não devia ser consenso não?
"... A gestão democrática é a expressão de um aprendizado de participação pautado pelo dissenso, pela convivência e pelo respeito às diferenças... "
-
Estela, esse " dissenso" está no sentido de discussão/debate, conceitos típicos de uma gestão democrática.
Acho que é isso...
:)
-
a) Considerando esse processo e, ainda, entendendo que a gestão democrática não se decreta, mas se constrói coletiva e permanentemente, alguns desafios se colocam para sua efetivação nos sistemas de ensino. Nessa direção, os processos formativos escolares que acontecem em todos os espaços da escola revelam a construção de uma nova gestão pautada pela efetivação de canais de participação, de descentralização do poder e, portanto, de exercício de cidadania.
Na Lei n. 9.394/1996, a gestão democrática, enquanto princípio, o aparece no artigo 3 , inciso VIII: "Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino”. Sobre os princípios norteadores da gestão democrática nas escolas públicas de educação básica, a LDB dispõe: Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Questão extraída do: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11591-gestaodaeducacaoescolar-140912&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192
-
( ) A ideia básica é a da gestão como um processo de idas e vindas, construído por meio da articulação entre os diferentes atores, que vão tecendo a feição que esse processo vai assumindo. A gestão democrática é a expressão de um aprendizado de participação pautado pelo dissenso, pela convivência e pelo respeito às diferenças, em prol do estabelecimento de espaços de discussão e deliberação coletivos.
Eu também achei a colocação da palavra destacada acima estranha. Posso está errada, me corrijam se estiver e me explique direito se o emprego dela está correto, pois:
A palavra dissenso se refere ao desacordo, a discordância, entre duas ou mais pessoas sobre uma questão em particular. Isto é, o dissenso é a falta de acordo, de senso sobre algo.
O conceito oposto ao dissenso é o consenso, que é o contrário, o acordo de todas as pessoas que compõem uma organização, entidade, empresa, entre outros, em torno de um tema de interesse para o grupo.
Vale destacar que muitas vezes através do dissenso se pode chegar ao consenso sobre um determinado tema, e isso é possível justamente por causa das discussões e dos debates. Por exemplo, a solução de um problema que divide as opiniões de uma comunidade que causa dissenso pode ser superada a partir de uma discussão tranquila, e embora as diversas partes opostas não mudem suas posturas, o que se pode fazer é chegar a um consenso para resolver a questão da melhor maneira possível.
... Artigo http://queconceito.com.br/dissenso
A gestão democrática não seria então pautada pelo concenso, ou seja, acordo entre todos os envolvidos?Fiquei um pouco confusa.
-
Exatamente porque A está errada que a respostas certa é a letra B, mas concordo que erraram ao colocar dissenso....
-
Letra B
-
Esse dissenso da alternativa III me pegou. Ainda acho que o certo seria consenso
-
" A gestão democrática é a expressão de um aprendizado de participação pautado pelo dissenso, pela convivência e pelo respeito às diferenças, em prol do estabelecimento de espaços de discussão e deliberação coletivos"
entendo que a participação pautada pelo dissenso seria uma expressão dessa gestão democrática, justamente, pela possibilidade de coexistência pontos de vistas distintos, e não a uniformização, o consenso, que em muitos casos pode ser violento com a diferença.
-
"A ideia básica é a da gestão como um processo de idas e vindas, construído por meio da articulação entre os diferentes atores, que vão tecendo a feição que esse processo vai assumindo. A gestão democrática é a expressão de um aprendizado de participação pautado pelo dissenso, pela convivência e pelo respeito às diferenças, em prol do estabelecimento de espaços de discussão e deliberação coletivos."
Em relação ao "dissenso", eu interpretei como a frase seguinte: "convivência e pelo respeito às diferenças", ou seja, dentro do espaço de discussão TEM QUE EXISTIR as diferenças. O consenso só existe se houver o dissenso. O dissenso só não existe se houver uma gestão centralizada na figura de uma só pessoa - como se fosse uma ditadura.
-
A LDB trata da questão da gestão da educação, ao determinar os princípios que devem reger o ensino, indica que um deles é a gestão democrática. Mais adiante (Art. 14), a referida lei define que a construção da gestão democrática implica na garantia de tomada de decisões e ações referentes à unidade escolar centralizada na figura do diretor e seus assistentes. A tomada de decisões e participação dos docentes, discentes e pais se restringem às atividades pedagógicas
A a está errada esse final.
-
Democracia não significa consenso, mas sim a vitória de uma maioria sobre uma minoria.