a) Errada. No Marxismo, a visão do Homem é de ser produtor, transformador, criador, social e histórico. Dentro desta visão, são estabelecidas as premissas de uma ética marxista, dando especial valor às classes e destas, especialmente ao proletariado cujo destino histórico é abolir a si próprio dando origem a uma sociedade verdadeiramente humana.
b) Errado. Na psicanálise interliga a ética ao inconsciente que limita o poder soberano da razão e da consciência. A sexualidade é apreendida como força determinante de nossa existência, nosso pensamento e nossa conduta. Conflito id x superego. A psicanálise propõe uma nova moral sexual que harmonize, tanto quanto for possível, os desejos inconscientes com a vida social.
c) Errado. A ética platônica decorreria de um sistema essencialmente exemplarista, em virtude do qual nada se cria senão tendo as ideias reais separadas como arquétipos, por isso, a ação é um caminho previamente traçado o que implica em uma obrigação ética.
d) Certo. Na ética existencialista Sartre relaciona a angustia como um sentimento associado ao desamparo e ao desespero em que se encontra o homem no alto de decidir sua ação. Agir implica liberdade. Liberdade implica reponsabilidade. Responsabilidade implica angustia.